13/11/2017
 Vestibular 2018: conheša a UESB
por Juliana Silva

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), há mais de 36 anos, é uma das grandes responsáveis pela formação de profissionais do interior da Bahia e também do Norte de Minas Gerais. A Uesb é uma instituição multicampi situada em três importantes cidades da região. A sede administrativa fica em Vitória da Conquista, terceiro maior município do Estado. Já os seus dois outros campi ficam em Itapetinga, que se destaca pela pecuária e laticínio, e em Jequié, importante polo comercial e de serviços.

Na Uesb, o estudante tem a possibilidade de formação acadêmica completa, pois além das 47 graduações presenciais, a Instituição disponibiliza o ingresso a cursos de Educação a Distância e de pós-graduação stricto sensu e lato sensu – são 21 cursos de Mestrado, seis de Doutorado e diversas especializações.

A qualidade da estrutura educacional da Universidade, como qualificação dos corpos docente e técnico-administrativo infraestrutura, é comprovada por números que a coloca entre as melhores universidades do país, como Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), avaliação do Ministério da Educação (MEC). A Universidade, desde 2014, mantém conceito 4 no IGC, posição que foi alcançada apenas por 16,6% das Instituições de Ensino Superior do (IES).

No que se refere ao ensino de graduação, a Uesb oferece, em seus três campi, cursos que visam atender às demandas sociais. As licenciaturas abrangem quase todas as áreas para formação de professores da Educação Básica e há opções de bacharelados para todas as áreas: Humanidades e Artes, Ciências Sociais, Negócios e Direito, Ciências, Matemática e Computação, Engenharia, Produção e Construção, Agricultura e Veterinária e Saúde e Bem-Estar Social.

O campus de Itapetinga conta com nove opções de cursos de graduação. Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Química e Zootecnia são disponibilizados na modalidade bacharelado. Já as licenciaturas ofertadas no campus são: Física, Pedagogia e Química com Atribuições Tecnológicas e também Ciências Biológicas.

Em Jequié, são oferecidas 16 graduações. Desse total, oito são bacharelados: Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Química e Sistemas de Informação. As oito licenciaturas são Ciências Biológicas, Educação Física, Dança, Letras, Matemática com Enfoque em Informática, Pedagogia, Química e Teatro.

Já em Vitória da Conquista, a Uesb disponibiliza nove opções de cursos de licenciatura, em diferentes áreas: Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Modernas, Letras Vernáculas, Matemática, Pedagogia e Ciências Biológicas. Os cursos de Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia Florestal, Medicina, Psicologia e Ciências Biológicas são as 12 opções disponíveis para as carreiras de bacharelado, totalizando 21 cursos de graduação disponíveis.

Agora que você já sabe mais sobre a Uesb e as possibilidades que ela oferece, não deixe de se insvrever no Vestibular 2018. As inscrições seguem até o dia 23 de novembro. Para mais informações, acesse o site do Vestibular.