14/11/2017
 1º Colóquio Discurso, Cultura e Sujeito acontece em Jequié
por Carlos Santos

Numa ação do Grupo de Estudos em Teoria dos Discursos (Geted), junto ao Coletivo Feminista Margarida Alves, acontece nos dias 13 e 14 de novembro, no campus de Jequié, o 1º Colóquio Discurso, Cultura e Sujeito.

Coordenado pelas professoras da Uesb, Adriana Barbosa, Rosely Gomes e Sirlândia Santana, o Colóquio tem o objetivo de apresentar as linhas de pesquisa que compõem o Geted, intituladas “Discursos, Cultura e Crítica Feminista”, “Discurso, História e Literatura” e “Cultura, Etnia, Gênero e Práxis Pedagógica”. Fazem parte da programação palestras, sessões de comunicação, performance, debates e atividades culturais.

Na noite do dessa segunda-feira, 13, foi realizada a conferência de abertura do evento, com o tema “Pedagogias do gênero e da sexualidade no centro do debate político contemporâneo: o reconhecimento do direito à diversidade”. Um dos componentes da mesa, o professor da Uesb, Marcos Salviano, destacou que “é de suma importância se discutir cada vez mais questões de gênero e sexualidade, num momento em que se vive manifestações de discursos de ódio. Esse colóquio é bastante oportuno porque por meio do Geted podemos desvelar estes discursos que estão pairando sob o nosso país”.

A estudante do terceiro semestre de Pedagogia e coordenadora de Assistência Estudantil do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Rose Nascimento Silva, disse que a partir desse 1º Colóquio se discute alguns temas que “são muito caros pra sociedade por conta do conservadorismo”. “A partir desse Colóquio a gente consegue construir uma Uesb um pouco melhor, mais inclusiva, melhor pra se viver mesmo”, frisou Nascimento.

O evento continua nesta terça-feira, 14, e termina no final da tarde com sessões de comunicação e cine debate. Os participantes são alunos de graduação, pós-graduação, professores da Uesb, convidados de outras Universidades, professores do ensino fundamental, gestores escolares, pesquisadores e demais interessados no tema proposto enquanto objeto científico e cultural.