14/11/2017
 3 Mostra Cine em Cena acontece na UESB
por Thanize Borges

Em sua terceira edição, a Mostra Cine em Cena reuniu na noite desta última segunda-feira, 13 de novembro, amantes das artes no Teatro Glauber Rocha, campus de Vitória da Conquista, para prestigiarem as cenas dirigidas pelos alunos do sexto semestre do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb.

Promovido pelo Colegiado do Curso, sob a coordenação da professora Adriana Amorim, a Mostra faz parte da disciplina Direção de Atores. A atividade culminou na montagem de cenas de dez minutos a partir de textos clássicos ou contemporâneos, nacionais ou de outras culturas, em que os estudantes puderam exercitar a prática de adaptação e montagem, com foco específico na preparação de elenco e direção de cada ator e atriz.

“A mostra tem como objetivo maior fazer com que os estudantes experimentem a realidade do universo teatral. São alunos de Cinema e como todo mundo sabe, o cinema é um filho direto do teatro. É muito melhor estudar direção de atores para cinema passando pela radicalidade do teatro. Queremos que eles experimentem esse exercício de montar uma cena e levem a público. O segundo objetivo tem a ver com um projeto de extensão que eu ainda não escrevi, que é o de fomentar o teatro e formar plateia em Conquista”, afirmou a professora Adriana Amorim.

Além das apresentações no Teatro Glauber Rocha, a mostra também aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro no Teatro Municipal Carlos Jehovah. “Faço questão de fazer no Teatro Carlos Jehovah para que a comunidade externa veja e de fazer na Uesb para que a comunidade acadêmica tenha acesso”, salientou Amorim.

Para o estudante Nathan Pena Soares, diretor da cena “Apenas tua mente me condena”, uma adaptação da obra “Mulher sem Pecado”, de Nelson Rodrigues, dirigir um espetáculo é uma emoção diferenciada. “É todo um processo. Começamos achando que teatro não tem nada a ver com cinema, que a gente não pode fazer nada que se relacione, mas o processo vai nos animando. É muito legal e emocionante chagarmos finalmente no dia. Dá um frio na barriga, pois ao mesmo tempo que temos a obra, temos também o retorno direto do público. Valeu muito a experiência”, ressaltou o estudante.

Uma experiência inovadora, foi como a estudante Mariane Vieira categorizou o evento. “É um experiência totalmente diferente, nunca tínhamos feito nada nesse sentido. Aprendemos muita coisa nova, foi uma experiência muito boa e agradeço a Adriana por ter dado essa oportunidade para a gente”, disse.

Os interessados ainda podem participar da exibição que acontecerá nesta quarta-feira, 14, no Teatro Grauber Rocha. O espetáculo tem entrada franca e acontecerá às 19h30.