20/11/2017
 Alunos participam de Maratona de Programação
por Thanize Borges

No dia 17 de novembro, última sexta-feira, aconteceu na Uesb, campus de Vitória da Conquista, uma Maratona de Programação, evento realizado pelo projeto de extensão Maratona Conquistense de Programação, vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), e pelo Colegiado do Curso de Ciências da Computação.

A professora e uma das coordenadoras do evento, Cátia Khouri, enfatizou que entre os objetivos estão o de incentivar os alunos a gostarem da área de programação e o de divulgar o curso. “A Maratona é uma competição voltada para estudantes do ensino superior de qualquer curso, mas normalmente participam estudante de Computação, Sistema da Informação e Engenharia da Computação. O objetivo primeiro é fomentar o gosto e a vontade dos estudantes de aprenderem a programar. Sabemos que a programação é uma atividade crucial para a área de computação e está presente nas disciplinas do curso e na vida profissional do aluno. A Maratona também visa divulgar a profissão e as atividades que são desenvolvidas pelo profissional da área”, afirmou Khouri.

A Maratona, que foi aberta aos alunos de Vitória da Conquista e Jequié, de qualquer instituição de ensino, reuniu 33 estudantes, distribuídos em 11 equipes. O evento iniciou às 10 horas, começando com um warm-up (aquecimento), e das 15 às 20 horas aconteceu a competição. As equipes que levaram o 1º, 2º e 3º lugares receberam uma premiação de incentivo.

Para o estudante do curso de Ciências da Computação, Igor Quadros Silva, participar da Maratona, auxiliando na coordenação do evento, é uma experiência enriquecedora. “Está sendo muito bom. A gente costuma participar e, agora, ter a chance de organizar pela segunda vez a Maratona aqui é divertido, porque a gente passa um bom tempo escrevendo as questões e vê o pessoal acertando dá uma emoção”, disse o aluno.

Além da Maratona, vale destacar que o projeto de extensão Maratona Conquistense de Programação realiza diversas atividades durante todo o ano, como cursos e treinamentos. Para saber mais informações sobre o projeto, entre em contato com o Colegiado do curso pelo telefone (77) 3424-8665.