20/11/2017
 Mesa sobre prevenção de acidentes em instituições de saúde
por Wellington Nery

Acadêmicos do 5º semestre do Curso de Fisioterapia, da Uesb, campus de Jequié, realizaram na tarde desta segunda-feira, 20 de novembro, no Seminário 2, do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) Dalva de Oliveira Santos, a mesa-redonda denominada “prevenção de acidentes em instituições de saúde”.

Na oportunidade, estudantes, professores e profissionais de saúde debateram o tema sob o comando dos palestrantes, os professores Sílvio Arcanjo, do Departamento de Saúde 2, Domingos Ailton, do Departamento de Ciências Humanas e Letras, e da enfermeira Carina Santana. A mesa-redonda foi mediada pela professora Ninalva Andrade, também do Departamento de Saúde 2.

Para Caroline Almeida do Amaral (foto 2), acadêmica do 7º semestre do curso de Odontologia, o evento foi um momento de aprendizado. “Nós alunos sabemos muito pouco dessa questão de segurança relacionado às instituições de saúde, então é muito importante ter essa noção básica porque a área de saúde está diretamente relacionada a biossegurança”, avalia Amaral.

Já o acadêmico do 5º semestre do curso de Fisioterapia, Artur Souza dos Santos, destacou a relevância para sua formação ao participar do evento como um dos organizadores. “O evento foi enriquecedor porque agora que está sendo a culminância da disciplina de Biossegurança. Estamos podendo ver na boca de outros profissionais como é a atuação nas diversas áreas, incluindo Enfermagem e a vigilância sanitária. Está sendo muito bom para nossa formação porque estamos podendo absorver mais os assuntos que vimos em sala de aula”, revela Santos.

A assistente social da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jequié, Vaneila Queiroz da Silva, ao participar do evento aprovou as discussões nele realizadas. “Atualmente estou atuando no serviço social da UPA e tive necessidade de estar me atualizando na área de saúde. Como o evento falou sobre prevenção neste campo, acredito que temos que estar atualizados sobre o assunto. É a primeira vez que estou trabalhando na área, tinha a visão mais de assistência, então estou buscando novos horizontes, para ter uma informação melhor”, discorreu Silva