assessoria de
  comunicação

22/11/2017
 Câncer de próstata é tema de palestra em Itapetinga
por Valcelene Amorim


Falar sobre o câncer de próstata ainda é um tabu entre os homens e até motivo de zombaria, pois para o diagnóstico eficaz da doença é necessário a realização do exame de toque retal. No entanto, é muito importante o conhecimento e debate sobre esse assunto, uma vez que, esse tipo de câncer é o segundo maior em incidência dentre a população masculina, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Assim, como ação da campanha “Novembro Azul”, que acontece em todo o mundo com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de próstata, a Uesb, campus Juvino Oliveira, por meio do Núcleo de Saúde e Bem-Estar (Nusbe), promoveu, na manhã dessa terça-feira, 21, uma palestra onde o tema foi abordado.

“Essas palestras são importantes como esclarecimento acerca do câncer de próstata. Caso detectado no início, a possibilidade de cura é de 95%, então, a gente faz essa palestra como forma de enfatizar para os funcionários da Uesb a importância da prevenção”, explicou Fernanda Trocoli, enfermeira do Nusbe.

Aos 43 anos de idade, Jesulino Barbosa Santos Junior, auxiliar de serviços gerais, que, até o momento, não tinha feito o exame de próstata, afirmou que após ouvir a palestra vai buscar cuidar melhor da saúde. “Eu vou fazer meu primeiro exame, porque eu preciso saber como está minha saúde”. Junior também garante que todos os preconceitos foram desfeitos depois das informações obtidas durante a palestra. “O preconceito já acabou, o que eu quero mesmo é cuidar da minha saúde, isso é o que importa”, disse.

João Ribeiro de Queiroz Neto, também auxiliar de serviços gerais, destacou a importância de fazer os exames. “A gente às vezes fica tão ocupado com o trabalho que se esquece de cuidar da saúde, mas tem que ficar atento. Desde que completei 40 anos que sempre faço os exames” declarou Neto.

Além da palestra, os presentes participaram de atividade física com o professor de Zumba Fábio X, como forma de incentivo à pratica de exercícios, e também foram presenteados com exames laboratoriais de Antígeno Prostático Específico (PSA) total e livre.



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão