23/11/2017
 “Uesbrincando” reúne centena de crianças em Jequié
por Carlos Santos

O projeto de extensão “Uesbrincado” reuniu na tarde desta quinta-feira, 23, no Ginásio de Esportes da Uesb, em Jequié, professores e crianças de escolas públicas da cidade e região. Coordenado pelo professor Alan de Aquino Rocha, o “Uesbrincando” é uma atividade do Núcleo de Prática Pedagógica em Educação Infantil, que encerra o semestre letivo das disciplinas Ginástica 1 e Educação Física Escolar 1.

O curso de Educação Física da Uesb possui alguns núcleos, entre eles, o de Educação Infantil que trabalha na extensão da Universidade. É a Uesb indo até as escolas, aproximando-se da comunidade externa, devolvendo conhecimentos e saberes à sociedade.

“Trabalhamos neste semestre com três escolas, em classes de educação infantil. Agora, culminamos nosso trabalho trazendo eles para a Uesb e apresentamos grupos de danças, ginástica, judô e brincadeiras. Finalizamos com oito oficinas, com jogos populares para as crianças”, explicou Alan Rocha.

Para Mateus Ribeiro Campos, 3º semestre de Educação Física, essa atividade é de suma importância, não só para a Universidade, mas também para a comunidade externa. “Isso é bom para nós que estamos trabalhando a teoria na prática. É importante também para os alunos, que vivenciam outros espaços escolares, podendo ser criança aqui na Uesb”, lembrou Campos.

Embalados com músicas infantis, brincadeiras de cordas, lanches e algodão doce, cerca de 160 crianças, acompanhas por professores, interagiram e aplaudiram todas as apresentações.

A egressa do curso de Educação Física da Uesb, Nágila Barros Santos, hoje professora da rede estadual e municipal em Itiruçu, trouxe uma turma de 20 alunos do primeiro ano do Ensino Médio para conhecer a Uesb e assistir as apresentações. “Para nós, está sendo muito proveitoso vivenciar essa ligação entre a Universidade, comunidade e o esporte”, comemorou Santos.