30/11/2017
 Pelo 3º ano consecutivo, UESB mantém conceito 4 no IGC
por Juliana Silva

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda, 27, o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), referente a 2016. Segundo os dados divulgados, a Uesb permanece entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil.

A Universidade, pelo terceiro ano consecutivo, recebeu conceito 4 no IGC, índice que demonstra a qualidade do ensino ofertado pela Uesb, tanto na graduação como na pós-graduação. Com o resultado, a Instituição está no rol das cinco melhores universidades da Bahia, - juntamente à Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A Uesb figura também entre as melhores Instituições de Ensino Superior do Nordeste.

Para o professor Paulo Roberto Pinto Santos, reitor da Universidade, o resultado do IGC demonstra que a Uesb vem cumprindo o seu papel como universidade pública, ao oferecer aos seus estudantes formação completa e de qualidade. "Nesses últimos anos, trabalhamos na consolidação dos nossos cursos de graduação e ampliamos e fortalecemos os nossos programas de pós-graduação stricto sensu, o que está comprovado com mais esse resultado positivo no IGC", afirmou o reitor.

IGC

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior no país. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta a média do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

O índice máximo do IGC é 5, conceito que, nesta última edição, foi alcançado por apenas 12 Instituições de Ensino Superior do Brasil.