assessoria de
  comunicação

6/12/2017
 Livro organizado por docente da UESB vence premiação nacional
por Gisele Almeida


O livro “Teorias Administrativas Contemporâneas: diálogos e convivência”, organizado pelo professor Elinaldo Leal Santos, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), venceu a categoria “Livros” do Prêmio “Belmiro Siqueira” de Administração 2017, promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA).

A coletânea, publicada pela Edições UESB e Hucitec Editora no ano de 2016, é fruto do conhecimento científico e da experiência acadêmica de autores brasileiros e portugueses, e engloba um conjunto abrangente de teorias tradicionais, organizacionais e críticas da Administração. Além disso, destaca a importância de uma formação mais consistente do profissional dessa área.

De acordo com o organizador do livro, essa vitória é um mérito coletivo, pois, apesar de ter sido pensado por ele, a obra recebeu a colaboração de professores e pesquisadores de várias universidades brasileiras e portuguesas. Como explica o docente, o Prêmio representou uma oportunidade de apresentar à comunidade científica de Administração e áreas correlatas de que é possível compreender o campo da gestão para além das abordagens tradicionais do pensamento administrativo. “Há um desejo de ressignificar o ensino da gestão para superar a visão restrita da ortodoxia do pensamento econômico-administrativo que apenas o vê como um conjunto de técnicas gerenciais, quando na verdade ele é um fenômeno sociohistórico”, afirma.

Ainda segundo o professor, a premiação ajuda a dar notoriedade aos estudos que vêm sendo realizados pelos grupos de pesquisa do DCSA, de forma especial, para o Grupo de Pesquisa em Administração Política do Desenvolvimento (GPAP), do qual é um dos coordenadores. “Assim, acredito que essa premiação amplia, ainda mais, o horizonte de implantar na Uesb um Programa de Mestrado em Administração”, completa.

O Prêmio “Belmiro Siqueira” de Administração foi criado pelo CFA em 1988. A proposta é divulgar e valorizar os estudos realizados por Administradores e estudantes dos cursos de bacharelado em Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil. Na tarde do dia 27 de novembro, o Comitê de Julgamento do Prêmio se reuniu para avaliar os trabalhos inscritos nas categorias “Artigo Acadêmico”, “Livros” e “Empresa Cidadã”. Todos os vencedores receberão certificado, troféu e uma premiação em dinheiro.   

 



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão