8/12/2017
 Minicurso aborda regras da ABNT e ferramentas Office
por Emanuela Lisboa

Com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCel), foi realizado, esta semana, no campus de Vitória da Conquista, o minicurso "ABNT e ferramentas Office para acadêmicos: um guia didático-prático", ministrado por João Henrique Silva Pinto. A atividade, direcionada a mestrandos e também graduandos da Universidade e da comunidade externa, aconteceu no Laboratório de Geoprocessamento, nos dias 4 e 6 de dezembro, e foi organizada por discentes do Programa.

A mestranda Suzana Cruz, da organização do minicurso, falou sobre a motivação para realizar uma atividade voltada às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ao uso de alguns softwares. “Percebemos que ao longo do curso algumas questões e dúvidas eram levantadas e sentimos a necessidade de buscar uma capacitação nesse sentido”, explicou. Ela destacou a relevância dos instrumentos abordados: “Como acadêmicos, sabemos da importância da correta utilização das normas da ABNT na produção científica e a necessidade de saber dominar os recursos das ferramentas mais utilizadas, como Word, Excel e PowerPoint”.

Segundo Cruz, a intenção foi munir os participantes com as habilidades requeridas nessa área, visto que os trabalhos acadêmicos são redigidos em editores de textos, as análises de dados e elaboração de gráficos são processados em editores de planilhas e os resultados de pesquisas podem ser configurados em slides para uma apresentação mais moderna e interativa. “Conhecer bem as ferramentas permite que o usuário possa utilizá-las para adequar qualquer texto ou apresentação a normas de congressos, universidades, etc. Assim, achamos fundamental promover um conhecimento dessa esfera”, disse.

A mestranda relatou ainda sobre as expectativas e o resultado da atividade: “Acreditamos que nossas expectativas foram não apenas atingidas, como até mesmo superadas, tendo em vista que os participantes se interessaram tanto e tinham tantas questões e perguntas em relação ao uso da ABNT que pediram aumento da carga horária do curso para que eles pudessem aprender mais. Avaliamos, portanto, de forma positiva as atividades realizadas e já estamos pensando em uma próxima organização”, destacou.

A estudante do curso de Jornalismo da Uesb, Julie Hevellyn, que está produzindo o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), viu no minicurso uma oportunidade de aperfeiçoar e facilitar a construção do seu trabalho. “Como a ABNT rege a elaboração de trabalhos acadêmicos, para aqueles que ocupam o meio acadêmico, é fundamental conhecer as normas, já que elas estarão presentes nas produções científicas que serão realizadas. Conhecer as normas facilita muito na hora de realizar os trabalhos”, ressaltou a discente.

Com o prolongamento do minicurso, a carga horária foi ampliada de 16 para 20 horas, e será concluída na próxima semana. Para obter mais informações, contate o Mestrado em Letras pelo telefone (77) 3424-8695.