11/12/2017
 Uesb sedia encontro dos grupos de PETīs da Bahia
por Thanize Borges

A Uesb sediou no último fim de semana o Encontro Baiano do Programa de Educação Tutorial (Ebapet). O evento é uma reunião anual dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), o qual busca promover atividades acadêmicas que integram as áreas de ensino, pesquisa e extensão de forma interdisciplinar, com base no trabalho coletivo e no protagonismo dos alunos.

Nessa perspectiva, o encontro buscou integrar PEt´s de instituições da toda a Bahia para discutirem temas relevantes à manutenção e ao desenvolvimento do programa, além de apresentar a produção acadêmica e de colaborar com o desenvolvimento social através do pensar coletivo.

Para o Coordenador o Colegiado de Economia, o professor José Antônio Gonçalves, um dos representantes na mesa de abertura do encontro, foi gratificante ter o PET Economia da Uesb encabeçando o encontro, que atualmente contempla 11 estudantes bolsistas, contando com a tutoria do professor Rondinaldo Silva das Almas. "Esse evento é interessante no sentido que ocorre troca de experiência e integração entre os participantes dos PET´s da Bahia, onde se discute melhor o programa. Não só sobre o conhecimento do ponto de vista técnico-científico, mas do ponto de vista de organização e consolidação do mesmo, o qual é importantíssimo e ajuda no desenvolvimento acadêmico de muitos alunos. O PET é um passo para aqueles que querem seguir a carreira acadêmica e como pesquisadores”, afirmou o coordenador.

O evento, que iniciou na sexta-feira, 8, e finalizou no domingo, 10, contou com a participação de mais de 180 inscritos, distribuídos entre as delegações dos PET´s da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Escola Bahia de Medicina, ambas de Salvador, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (Ufrb), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e dos PET´s de Vitória da Conquista, representados pelo Instituto Federal da Bahia (Ifba), o pelo PET Engenharia da Ufba e o PET Economia da Uesb.

“O encontro baiano dos grupos PET´s vem com a proposta de rearticulação dos grupos e unificação. O tema desse ano é “Aprender fazendo e refletindo sobre”, no sentido que o petiano assume suas próprias responsabilidades. Tem o protagonismo estudantil, que, aliás, é o que baseia o PET”, afirmou o estudante, integrante do PET Economia da Uesb e organizador do evento, Vitor Hugo Santos Pinto.

Quem também destacou o protagonismo dos alunos participantes dos PEt´s foi a pró-reitora de Graduação da Uesb, a professora Talamira Taita Rodrigues Brito, que esteve na mesa de abertura do evento. “Para a nossa Instituição é uma honra recebê-los porque o movimento Pet tem como uma das metas fazer com que haja esse ambiente de troca entre as instituições. Esse encontro é o desaguar de um trabalho de meses e um coroamento dos meninos. O evento é todo organizado pelos monitores e eles colocaram tudo que estava na programação na ordem do dia, então a gente só pode ter orgulho da capacidade e da potencialidade que os estudantes têm de reivindicar esse expediente de organização e realizar com tanto cuidado o encontro”, destacou a pró-reitora.

A programação do evento contou com palestras, mesas-redondas, atividades culturais, plenárias, além de apresentação de 41 trabalhos científicos. Para o participante do encontro e aluno do curso de Agronomia da Ufrb, Fabrício Chagas Sobrinho, o evento é uma grande oportunidade de aprender sobre os PET´s. “É muito bom estar aqui. Uma oportunidade excelente de estar conhecendo mais do PET, e das discursões relevantes do programa, para fortalecimento do mesmo”, concluiu o aluno petiano.