12/12/2017
 Semana de Integração do curso de História tem início
por Caleb Lima

O ingresso na Universidade é um momento muito especial para os novos alunos. Pensando nisso, começou nessa segunda-feira, 11, a Semana de Integração promovida pelo curso de História, juntamente  ao Departamento, ao Colegiado e ao Centro Acadêmico de História (Cahis).

Com o objetivo de incluir os novos graduandos ao ambiente acadêmico, a ideia da Semana surgiu a partir da constatação de que os trabalhos elaborados pelos estudantes do Curso, juntamente com os professores responsáveis pelos laboratórios, poderiam ser apresentados na Semana, mostrando as inúmeras possibilidades dentro da graduação em História da Uesb.

Para o professor e Diretor do Departamento de História, Ricardo Gama, as atividades desenvolvidas tornam-se fundamentais para a quebra de estereótipos quanto ao momento de entrada na universidade. “Há alguns anos, o Departamento de História já tem uma política de ser totalmente fora dos padrões convencionais de receber os novos alunos. Então, o que precisamos é ir contra a essa ótica social, hierárquica e opressora, em detrimento de uma ótica de inclusão, em que exista o acolhimento dessas pessoas”, afirma Gama. O professor ainda conta que o nome “Inclusive” foi pensado após uma reflexão sobre o momento atual da sociedade. “Nós estamos vivendo em um tempo em que excluir é a palavra mais forte, inclusive no próprio mercado. Então, o tema “Inclusive” quer dizer que existe uma série de coisas para se fazer, para se incluir, uma reflexão crítica, que cabe à história realizar e que não podemos perder essa oportunidade. Por isso a escolha desse nome”, explica.

Nesse primeiro dia, a programação contou com a apresentação do Centro Acadêmico, do colegiado do Curso, do Departamento de História e dos laboratórios vinculados ao curso, bem como um momento de bate-papo entre os alunos novos e antigos e professores. “Além da visita ao campus, chamada de visita guiada, em que mostraremos os módulos, setores, departamentos da Uesb, faremos também, na quinta-feira, 14, uma roda de conversa, no espaço do Centro Acadêmico, em que debateremos a relação entre estudante e universidade e para que conheçam as atividades desenvolvidas pelo Centro Acadêmico”, destaca Wesley Dantas, aluno do sexto semestre e representante do Cahis.

Quem aprovou a iniciativa foi o estudante Thales Malta, que espera conhecer um pouco mais sobre o curso durante a Semana. “Eu achei muito interessante a proposta, porque a gente chega na Universidade e fica um pouco perdido, e com essa Semana eu espero conhecer mais sobre o Curso, os professores e os caminhos que poderemos trilhar no futuro”, finaliza Malta.

O evento vai até a próxima sexta-feira, dia 15, e as atividades são gratuitas e abertas ao público. A programação pode ser conferida aqui.