14/12/2017
 Começa o 3º Encontro com Ciências em Jequié
por Carlos Santos

Começou na manhã desta quinta-feira, 14, o 3º Encontro com Ciências, no Pavilhão Manoel Sarmento, no campus da Uesb, em Jequié. O coordenador evento, professor Juan Félix Pari Huiza, do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCT), abriu o 3º Encontro dando boas-vindas aos aproximadamente 125 inscritos e agradecendo aos 19 graduandos da Comissão Organizadora.

“Tentamos fazer um evento interdisciplinar com alunos de graduação que são pesquisadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) dos vários cursos de licenciatura. Eles vão apresentar seus resultados de pesquisas desenvolvidos na Uesb. Teremos também palestrantes e convidados”, disse o professor Huiza.

O interesse dos organizadores é vincular as áreas de Física, Química, Matemática, Biologia e Farmácia, para resolver problemáticas, tanto na teoria quanto na prática, de algumas doenças que envolvem a sociedade, buscando conexões entre as especialidades de conhecimentos geridos pela pesquisa entre as ciências. A área de Química, por exemplo, está preocupada com doenças como a diabetes.

Vinícius Mascarenhas dos Passos, do 6º semestre de Ciências Biológicas, está participante pela primeira vez da atividade, e tem as melhores expectativas para o Encontro. “É muito bom ver um evento que engloba todas as disciplinas do campo das exatas. Isso amplia nosso conhecimento”, destacou.

A discente do 8º semestre de Licenciatura em Química, Mayara Marques, frisou que o 3º Encontro já começou com sucesso. “Estamos vendo estudantes de Conquista e Itapetinga. Está sendo muito bom e deverá ser bastante proveitoso até amanhã”, disse Marques.

Ao todo, só no primeiro dia de evento, ocorrerão 14 palestras dos graduandos/pesquisadores. Na sexta-feira, 15, acontecerão mais nove palestras. Os temas das pesquisas científicas apresentados são interdisciplinares, tais como “Estudo do Pêndulo Mediante Sensor LDR - Materiais de Fácil Uso”; “Uma Abordagem Sobre Ondas Gravitacionais”; “Pluralismo das Identidades e Imagens da Química: Problema ou Solução para o Ensino e Pesquisa em Química?”, entre outros.

É possível encontrar mais informações sobre o 3º Encontro, bem como a programação do mesmo, no site do evento.