22/12/2017
 Workshop apresenta Sistema Eletrônico de Informações
por Gisele Almeida

Com o objetivo de apresentar aos servidores da Uesb a proposta do Sistema Eletrônico de Informações (SEI - Bahia), projeto de transformação digital desenvolvido pela Secretaria de Administração do Estado (Saeb), foi realizado na manhã desta quinta-feira, 21, no campus de Vitória da Conquista, o “Workshop SEI”.

O Sistema foi escolhido pelo Governo do Estado como solução corporativa para a gestão eletrônica de seus processos e documentos no âmbito dos órgãos e das entidades do Poder Executivo Estadual. O SEI já é utilizado por mais de 150 órgãos e instituições espalhadas por todo o país, como a Universidade de Brasília (UnB), a Polícia Rodoviária Federal e a Prefeitura de São Paulo.

De acordo com Anderson Vasconcelos, coordenador da implantação do projeto no Estado e ministrante do Workshop, a principal característica do Sistema é a transformação digital, ou seja, a troca do grande volume de documentos e informações registradas em papel por um suporte eletrônico. “Desde uma simples solicitação de diárias ou aquisição de passagens, bem como um processo mais complexo como uma aquisição de computadores, como uma licitação, todos esses processos podem e devem estar registrados no SEI. O SEI-Bahia veio tornar isso realidade. É o papel zero, ou seja, tudo isso saindo do papel e indo para o eletrônico”, declarou.

São diversas as vantagens que o Sistema trará para a administração dos órgãos contemplados, como o fato de manter os processos sempre disponíveis, sem que corram o risco de desaparecer; oferecer uma maior transparência e celeridade para os procedimentos; permitir o acesso aos documentos de qualquer lugar que os servidores estejam e, principalmente, assegurar um melhor gasto dos recursos públicos advindos dos contribuintes. O coordenador do projeto explica a importância desse último ponto: “eu espero que o SEI venha melhorar a gestão desse dinheiro, que o dinheiro possa chegar realmente em todos os locais onde exista a necessidade de se modificar a vida das pessoas e que se possa criar uma realidade melhor para elas viverem, para crescerem. Isso acho que é o fundamental, é você utilizar melhor o recurso público”.

O Pró-Reitor de Administração da Uesb, Adriano Brandão Correia, também esteve presente no Worshop e falou sobre a expectativa para o processo de implantação do Sistema na Universidade. Segundo ele, a apresentação do projeto foi bastante didática e sensibilizou muitos servidores no que diz respeito ao avanço que representará para a administração da Uesb. “A gente entende que esse primeiro momento é um momento de esclarecimento, de orientação, onde todos puderam tirar suas dúvidas e no dia a dia, na prática do Sistema, é que as pessoas vão estar de fato aprendendo e podendo movimentar e conhecer melhor. Mas, foi um momento muito importante, até por conta da participação, com o salão cheio”, completou.