18/7/2004
 Vestibular de Medicina e Odontologia da Uesb reúne candidatos de todo o Brasil

Dos 4.756 candidatos inscritos para o primeiro vestibular de Medicina e Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), 3.993 fizeram provas nesse domingo, primeiro dos três dias do processo seletivo. Esse número representa um percentual de abstenção de cerca de 16%. Sem as abstenções, a concorrência é de 133,3 candidatos por vaga no curso de Medicina, uma vez que foram 4.000 inscritos para 30 vagas; e 18,9 candidatos por vaga em Odontologia, que oferece 40 vagas e para o qual se inscreveram 756 pessoas.

Os candidatos provêm de diversas cidades da Bahia e de outros Estados do País, tendo de algumas delas partido excursões, como, por exemplo, de Montes Claros, Minas Gerais, de onde saíram quatro ônibus. Para receber os vestibulandos, a Universidade, por meio da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), está contando com uma equipe de apoio composta por 399 pessoas, entre fiscais, coordenadores, auxiliares de coordenação, enfermeiros, porteiros e auxiliares de limpeza. Também estão trabalhando profissionais de segurança pública, para manter a ordem nesses três dias, e peritos, para resolver possíveis problemas com documentação.

Graças ao esquema montado nas três cidades-sede da Instituição, Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, onde estão sendo realizadas as provas, o processo tem transcorrido com normalidade, não tendo sido registrado nenhum incidente grave. Quanto aos atendimentos médicos, a média foi baixa, como considera a enfermeira de um dos postos, Maria da Paixão Rocha Luz: "Pouquíssimos candidatos precisaram ser atendidos, normalmente com sintomas sem gravidade, como dor de cabeça e alteração da pressão arterial”.

O vestibulando opina

O candidato ao curso de Odontologia, Jeferson Cardoso, de Jequié, ressalta: “A organização está nota dez; tudo muito tranqüilo”. A candidata ao curso de Medicina, Samara Rodrigues Martins, do município baiano de Irecê, concorda: “Todo o processo está muito bem organizado”. E acrescenta: “Também estou satisfeita com o nível das provas, que nem estavam muito fáceis, nem muito difíceis de serem resolvidas”. A também candidata a Medicina, Taciana Borges Andrade, de Vitória da Conquista, considera: “A prova de Português foi a que eu achei mais difícil, mas, no geral, gostei, o nível está bom”.

Em meio a uma maioria de jovens, o candidato a Medicina, Antônio Alves Meira, de 82 anos, do município de Livramento, diz: “É uma satisfação muito grande está prestando esse vestibular; a minha expectativa é que eu venha participar do grupo da juventude de futuros médicos”.

Os cursos

Para o reitor da Uesb, professor Abel Rebouças, este vestibular é um momento ímpar de atuação da Universidade, pois representa um dos mais importantes passos para a implantação dos dois cursos, que são antigos pleitos da comunidade regional. O professor Abel diz ainda que a implantação deverá fortalecer os serviços de saúde prestados à comunidade, além de promover geração de emprego e renda e proporcionar condições de criação de novos cursos.

A pró-reitora de Graduação e presidente da Copeve, professora Jerusa Almeida, diz que a Universidade tem trabalhado muito e cotidianamente para receber os novos alunos. Ela lembra a realização recente do concurso para professores que ofereceu 29 vagas para compor o quadro docente demandado inicialmente, e a implementação de infra-estrutura. As aulas dos dois cursos devem ser iniciadas no dia 16 de agosto, quando começa o semestre letivo dos demais cursos da Universidade. Mais informações sobre os cursos de Medicina e Odontologia podem ser obtidas em outras matérias disponíveis neste site, link Notícias.

Gabaritos

No site também estarão disponíveis os gabaritos, no dia posterior à realização de cada prova. Nesse primeiro dia, os candidatos responderam às provas de Português (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira), Língua Estrangeira e Redação; amanhã, será História, Geografia e Matemática; e no terceiro dia, Física, Química e Biologia. Mais informações podem ser adquiridas pelo Disque-Vestibular 0800-734321 ou pelo telefone da Copeve, (77) 424-8607.