assessoria de
  comunicação

20/2/2018
 Conquista: curso de Psicologia realiza Semana de Integração
por Gisele Almeida


Com o objetivo de atender às demandas de integração e de construção de espaços para o diálogo, identificadas pela turma do quarto semestre durante a disciplina de Tutoria 4, o curso de Psicologia promove, até esta sexta-feira, 23, sua Semana de Integração.

O evento, que acontece no campus de Vitória da Conquista, abriu suas atividades na manhã desta segunda-feira, 19, com a apresentação de representantes do Colegiado do curso, do Centro Acadêmico (CA) e do Conselho Regional de Psicologia (CRP03). Nessa mesa de abertura, as discussões foram pautadas na associação “Psicologia, Universidade e Sociedade”. Logo em seguida, foi a vez da temática “Psicologia, exclusão social e infância” ser colocada em debate, com a presença de alguns professores de disciplinas que fazem relação com o tema.

De acordo com a professora Regiane Lacerda, que participou da mesa de abertura e coordena a Semana, além da integração entre todos que estão envolvidos na construção da graduação, o evento também oferece um momento importante para olhar e analisar o curso de Psicologia da Uesb, desde sua estrutura curricular até as questões políticas que envolvem a profissão. “A proposta é justamente pensar o curso, como ele tem se estruturado, como podemos alcançar os objetivos propostos, o que já temos concretizado, ou também repensar todo o projeto, o programa político do curso. Além disso, mostrar como os alunos têm contribuído para essa construção do curso de Psicologia da Uesb, que é recente”, explicou Lacerda.

Durante sua fala, a representante do Conselho Regional de Psicologia, Monaliza Cirino, enfatizou a importância da relação entre o CRP e os estudantes, mesmo que o primeiro se trate de um órgão voltado para profissionais da área, que já concluíram a graduação. Para ela, o aluno precisa estar atualizado e ficar por dentro do que o espera quando for, de fato, exercer a profissão. “É importante que desde a formação o estudante se aproxime não só do Conselho Regional, mas de todo o Sistema Conselhos, para ele conhecer um pouco mais sobre a prática profissional, suas regulamentações, seu papel político e sua relação com a sociedade”, afirmou.

Já Fernanda Lima, coordenadora geral do CA do curso, ressaltou a importância da presença da representação estudantil em eventos como esse, para que os recém-chegados à Universidade se sintam acolhidos e saibam onde encontrar os serviços que vão precisar durante todo o período da graduação. Além disso, a discente chamou a atenção para a importância de vivenciar a Universidade de uma forma mais completa, além da sala de aula. “Eu percebo que muitos colegas meus tem um discurso muito fechado pro diálogo e é importante que nós que vamos ser psicólogos sejamos abertos a escutar o que as pessoas têm a falar, para que possamos exercer a nossa profissão de uma maneira melhor e possamos nos tornar pessoas melhores também. Viver o curso de Psicologia e tudo que ele pode oferecer é um crescimento muito grande”, disse Lima.

O evento segue nestas quarta, quinta e sexta-feira, dias 21, 22 e 23, com mesas de discussão com a presença de professores do curso, apresentação de pesquisas desenvolvidas pelos alunos, exibição e discussão de filmes e apresentação de projetos de extensão. Os detalhes da programação podem ser conferidos aqui.

 



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão