assessoria de
  comunicação

21/2/2018
 4ª Jornada de Alfabetização explorará a Neurociência
por Gisele Almeida


No dia 2 de março, no auditório da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Vitória da Conquista, a Uesb promoverá a 4ª Jornada de Alfabetização, com o tema “Neurociência Aplicada ao Ensino Inicial da Leitura e da Escrita”. O evento é coordenado pelos professores Ronei Guaresi, do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell), e Claudionor Alves da Silva, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), e conta com o apoio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

O objetivo é explorar descobertas neurocientíficas sobre o processamento da leitura e do aprendizado de elementos novos, entre os quais está a escrita, aspecto cultural de nossa espécie para o qual nosso cérebro não evoluiu historicamente.

A programação iniciará às 8 horas, com a apresentação do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizado Típico e Atípico da Leitura e da Escrita, que fará um histórico da Jornada e abordará a proposta dessa 4ª edição. Logo em seguida, às 10 horas, o neurocientista Antônio Pereira Junior ministrará a palestra “Leitura e Desenvolvimento de Funções Executivas”. No período da tarde, a partir das 14 horas, haverá a palestra “Entendendo as Bases Neurais da Leitura”, a ser proferida pela psicolinguista e neurocientista Janaina Weissheimer, ligada ao Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Por fim, todos os neurocientistas participarão da mesa-redonda intitulada “Neurociência na Prática de Sala de Aula”.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail jornadadealfabetizacao@yahoo.com.br, até o limite de vagas disponíveis. Em caso de dúvidas, entre em contato por meio do endereço eletrônico citado ou pelo telefone (77) 99930-5065.



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão