assessoria de
  comunicação

27/2/2018
 Representações da morte são discutidas em mostra cinetemática
por Thanize Borges


O Núcleo de Estudos sobre Imaginário & Linguagem (Neil) começou na noite desta última segunda-feira, 26, mais uma edição da Mostra Cinetemática. Dessa vez, o evento aborda as “Representações da Morte no Cinema”, com exibições de cinco filmes que dialogam com a temática, seguidos pelos comentários realizados por professores, discentes do curso de Filosofia e Psicologia.

A proposta do evento é discutir a morte em diferentes perspectivas, como um fenômeno universal entre os seres vivos, em especial nos seres humanos. O primeiro filme a ser exibido foi Mar adentro, do diretor Alejandro Amenábar, e teve o comentário realizado pelo professor José Carlos Simplício, vinculado ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH).

“Essa mostra se insere nos conteúdos gerais do Núcleo que coordenamos aqui na Uesb, que discute os discursos do imaginário e linguagem. Temos como base as teorias da complexidade. No nosso caso, sempre representações. Nossa intensão é tratar a morte em seu sentido simbólico, antropológico, filosófico e jurídico”, afirmou o professor.

Para o estudante do terceiro semestre de Psicologia, Walace Sousa Cruz, foi a curiosidade sobre o tema, tão comum e muitas vezes pouco debatido, que o estimulou a participar da Mostra. "A morte é um tema que afeta a todos e eu fiquei curioso quando vi a divulgação do evento, para saber o que o cinema tem a nos dizer a respeito dessa temática”, disse o aluno.

A Mostra acontecerá até a próxima sexta-feira, 2 de março, no auditório do Módulo 4, das 19 às 22 horas. Toda programação do evento pode ser conferida aqui.

Os interessados em participar ainda podem se inscrever na secretaria do DFCH, apresentando uma cópia do RG. Vale ressaltar, que a carga horária é de 15 horas e a certificação será disponibilizada somente aos participantes que obtiverem uma frequência mínima de 70%.



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão