assessoria de
  comunicação

10/1/2007
 Dia do Controle à Poluição por Agrotóxicos
por Mônica Lacerda


No Brasil, o termo agrotóxico, ao invés de significar defensor agrícola, passou a ser utilizado para denominar os venenos agrícolas. Mais do que uma simples mudança de terminologia, essa palavra coloca em evidência a toxicidade de produtos ao meio ambiente e à saúde humana. No calendário civil, 11 de janeiro é o Dia do Controle à Poluição por Agrotóxicos.

O tema vem sendo discutido e pesquisado constantemente pela sociedade, haja vista a importância de acabar com o uso desses praguicidas ou pesticidas, como são conhecidos genericamente. Na Uesb, desde 2004, com a inauguração da Biofábrica – um laboratório de tecnologia avançada – são desenvolvidos trabalhos com a produção de microorganismos que podem ser utilizados no controle de pragas e doenças de plantas e animais.

O objetivo da Biofábrica da Uesb é tornar a agropecuária regional e estadual menos dependentes de produtos químicos. O laboratório gera a produção de microorganismos, envolvendo as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por meio desse trabalho, busca contribuir para o manejo integrado de pragas, com a redução do uso de defensivos agrícolas de origem química, o que gera vantagens no âmbito ecológico e na saúde alimentar, além de tornar os produtos mais competitivos na agricultura moderna.



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão