O I Fórum dos Cursos de Graduação da Uesb teve início na noite dessa quarta-feira, 25, com a conferência “A Política Educacional de Ensino Superior no Cenário do PNE 2011 – 2020”, proferida pela professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Nadia Hage Fialho (foto 1). A escolha do tema para a discussão de abertura, não por acaso, aborda um dos pilares para a estruturação do próprio Fórum, que reuniu docentes, discentes e servidores da Universidade.
A palestrante destacou a importância do momento em que a comunidade acadêmica como um todo se debruça sobre o Plano, tornando-o objeto, já que a universidade é um espaço de discussão e de educação e se faz necessária a sua relação com a educação básica. “A Uesb deu um passo importantíssimo ao convocar esse primeiro momento de discussão e enraizá-la para as salas de aula, continuando o trabalho dentro da Universidade e fora também. Os professores da educação básica são formados em nossas universidades, então nós precisamos fazer sempre esse movimento de articulação entre educação superior e educação básica”, fundamenta.
Com a proposta de articular unidade para discutir a questão, o Fórum foi idealizado pelo Pró-reitor de Graduação da Universidade, Luiz Arthur Cestari (foto 2). Ele pontua que a criação de um espaço para discussão e significação é fruto da necessidade de se compreender melhor os cursos e a própria gestão. Para isso, é importante a participação de toda a comunidade acadêmica. “Convidamos todos os representantes de curso, diretores de departamentos, discentes. A intenção é criar um espaço onde a gente possa discutir ideias, debater sobre as políticas que estamos executando no presente momento e de que modo isso pode ser reorientado na prática educacional da Universidade”, explica o pró-reitor.
O Fórum conta com três momentos: a discussão do Plano Nacional de Educação realizada em sua abertura, a avaliação de um conjunto de ações acadêmicas em implantação na Universidade e um momento final, cujas discussões fundamentarão o encaminhamento de propostas para a Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Além da participação dos membros da Uesb na noite de abertura, foi possível encontrar também representantes de outras universidades baianas, como o pró-reitor de graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Elias Lins. Ele define que é “por demais oportuno que essas experiências sejam vivenciadas, porque elas trazem elementos pra repensar nossa própria realidade. Tem que se louvar a iniciativa da Uesb nesse sentido”.
Para o reitor da Uesb, professor Paulo Roberto Pinto Santos (foto 3), é fundamental que haja o compartilhamento de experiências com colegas, professores e pesquisadores de outras universidades do estado da Bahia e com os membros da Uesb. “Estamos fazendo uma avaliação do projeto pedagógico dos nossos cursos, colocando toda a comunidade universitária para falar, trocar ideias e ver possibilidades, pra que a gente possa aprimorar a qualidade do ensino que é fornecido e produzido dentro da Uesb”, completa o reitor. Segundo ele, o Fórum é mais uma ação que esboça uma Universidade preparada, aberta e atualizada para corresponder às expectativas da sociedade.
Assessoria de Comunicação |