assessoria de
  comunicação

27/3/2013
 UESB regulariza pendências em pagamentos
Asplan tem monitorado processos inconsistentes
por Ascom


Após a implantação do novo Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan) da Bahia, todos os órgãos e autarquias do Estado tiveram de se adaptar e implantar novas práticas para o equacionamento de despesas. A principal mudança em relação ao sistema anterior foi a integração do sistema de finanças e planejamento. Os atrasos ocorreram devido às inconsistências surgidas, situação que, inevitavelmente, tem que ser repassada à Secretaria da Fazenda, cujo equacionamento se deu durante o processo de pagamento. Vale ressaltar que esse é o mesmo processo usado em todas as esferas de atuação do Estado.

Diante dessas ocorrências, a Administração Central da Universidade demonstrou preocupação imediata. “Determinamos que se estabelecesse ação conjunta permanente com as secretarias do Governo, no sentido de solucionar tal situação o mais rapidamente possível”, afirma o reitor da Uesb, professor Paulo Roberto Pinto Santos. Após esforços conjuntos da Assessoria de Planejamento (Asplan) e da Gerência Financeira (Gefin) da Instituição, com frequentes deslocamentos de servidores a Salvador, a situação está sendo resolvida, junto à Secretaria da Fazenda e de Planejamento e à Secretaria de Administração.

As despesas pendentes do exercício anterior estão sendo liquidadas e, quanto ao exercício 2013, os pagamentos de fornecedores, bolsistas, prestadores de serviço da Uesb, entre outros, correspondentes aos meses de janeiro e fevereiro, já foram liquidados em sua totalidade.

Porém, em alguns ocorreram inconsistências que impedem o depósito bancário imediato. Nesses casos, a Asplan tem monitorado e buscado soluções o mais urgente possível. “Esperamos que já no início do mês de abril não haja mais nenhuma pendência. Seguramente, o equacionamento das despesas da Uesb volta à normalidade, o que vai determinar a não repetição dos atrasos”, assegura Fernanda Keila Ximenes, assessora técnica de Finanças e Planejamento da Uesb.  Portanto, a situação que foi vivenciada pelos colaboradores da Instituição nos últimos dois meses não se repetirá.



Assessoria de Comunicação
indique essa matéria para um amigo
Versão para impressão