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NORMAS DE PUBLICAÇÃO

O APRENDER é uma publicação que pretende divulgar trabalhos sobre o processo educacional em suas variáveis filosóficas e psicológicas, ou contribuições de outras áreas do conhecimento, de acordo com o enfoque da publicação.
Dada a abrangência das áreas de conhecimento alcançadas pelo caderno, o APRENDER define alguns enfoques temáticos para melhor orientar o conteúdo dos trabalhos candidatos à publicação.

Filosofia da Educação:
· A aprendizagem como problema filosófico: como e em que condições se dão a transmissão, construção ou apropriação do conhecimento.
· A Filosofia e a instituição escolar.
· Abordagem teórica das diferentes escolas pedagógicas.
· Diferentes conceitos e concepções de educação.
· Educação e Filosofia: as correntes filosóficas e sua relação com a idéia de formação e os processos educacionais.
· Ética e Educação: a ética como fundamento para a formação e a aprendizagem, a ética profissional do educador, entre outros.
· Teorias da Pesquisa em Educação.
· Educação e Política: o caráter formador e transformador da educação em seus aspectos político e filosófico.
· O papel da Filosofia nas transformações da educação contemporânea.
· Novas tendências e tecnologias de ensino: aspectos filosóficos.

Psicologia da Educação:
· A aprendizagem como problema psicológico: como e em que condições se dão a transmissão, construção ou apropriação do conhecimento.
· Aspectos psicológicos voltados para o estudo do campo das necessidades educativas especiais: dificuldades de aprendizagem, educação especial, preparo e formação de professores, entre outros.
· As escolas psicológicas e sua relação com os processos educacionais.
· Novas tendências e tecnologias de ensino: aspectos psicopedagógicos.
· Psicanálise e Educação.
· Psicologia Escolar/Educacional: trabalho docente, processo ensino-aprendizagem, aquisição da leitura e da escrita, interação professor-aluno, cultura escolar, atuação do psicólogo na escola, entre outros.
· Psicologia do Desenvolvimento e Educação: aspectos psicomotores, afetivos, cognitivos, lingüísticos, sociais, culturais e familiares.
· Relações humanas na escola.
· Sociedade e Educação: fatores psicossociais e de formação do sujeito.
· Trabalho e educação.

Obs.: Somente serão aceitos trabalhos que se enquadrem em um ou mais dos enfoques temáticos citados acima.

Envio dos Trabalhos
São aceitos para publicação artigos, ensaios, debates, resenhas, traduções, entrevistas, relatos de caso, etc. Os textos enviados para análise devem vir escritos em português, espanhol, inglês ou francês.
Os trabalhos candidatos à publicação deverão ser enviados por e-mail, com o texto anexo, para os seguintes endereços eletrônicos: leomaiabm@gmail.com  e  zamaraa@hotmail.com; ou pelo correio, contendo uma cópia impressa e uma cópia em disquete, para o endereço abaixo:
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH)
APRENDER – Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Estrada do Bem-Querer, km 4.
45083-900 – Vitória da Conquista – Bahia
Tanto no envio por endereço eletrônico como pelo correio, os trabalhos deverão vir acompanhados por uma folha à parte, contendo os seguintes dados de identificação:
· Título do trabalho acompanhado de resumo e palavras-chave no idioma de redação do artigo.
· Nome completo do(a)(s) autor(a)(es).
· Maior titulação (com indicação da área de conhecimento e nome da instituição).
· Instituição de origem e função que está exercendo.
· Endereço eletrônico e telefone.

Formato dos Trabalhos:
Os trabalhos candidatos à publicação deverão ser apresentados da seguinte forma:
1. Os trabalhos deverão ser digitados em Word for Windows.
2. Os trabalhos deverão observar as seguintes especificações quanto ao número máximo de páginas:
Artigos –  20 (vinte) páginas, não incluídas as referências bibliográficas;
      Resenhas – 05 (cinco páginas);
   Entrevistas e debates – 10 (dez) páginas;
   Traduções –  20 (vinte) páginas.
3. A configuração do texto deverá observar as seguintes especificações: papel tamanho A4 (21 X 29,7), margens superior, inferior e laterais de 2 cm, espaçamento entre as linhas de 1,5 e alinhamento justificado.
4. O título do trabalho deverá vir em fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito e caixa alta, centralizado no alto da página inicial.
5. Dois espaços abaixo do título do trabalho deverá vir o nome do(s) autor(es) em fonte Times New Roman, tamanho 12, em itálico, alinhado à direita da página, seguido de asterisco, indicando, em nota de rodapé, a maior titulação (com a área de conhecimento e a instituição onde foi obtida), a instituição a que o(s) autor(es) se encontra(m) vinculado(s) e endereço eletrônico.
6. Dois espaços abaixo da indicação do(s) autor(es), deverá vir o Resumo do trabalho, na língua de redação do artigo, acompanhado das palavras-chave (máximo de 5) e das versões correspondentes em inglês (Abstract e Key Words) ou francês (Résumé e Mots-clés).
7. O Resumo (bem como o respectivo Abstract ou Résumé) deverá ter no mínimo 40 e no máximo 100 (cem) palavras e ser redigido em um só parágrafo.
8. Títulos e subtítulos dividindo as partes internas do trabalho devem vir em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, somente com as primeiras letras maiúsculas e alinhados à esquerda da página (não devem ser numerados).
9. As citações e referências bibliográficas deverão seguir as normas mais recentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
10.  Figuras e fotos deverão vir no corpo do texto, no local desejado pelo autor, somente em preto e branco.
11.  Gráficos deverão vir no final do trabalho, somente em preto e branco, apresentados de maneira legível e com indicações e/ou legendas por extenso.

Avaliação dos trabalhos
  Os trabalhos candidatos à publicação serão avaliados quanto a sua qualidade e originalidade por especialistas do assunto abordado. Os pareceristas são escolhidos, preferencialmente, dentre os membros que compõem o Conselho Editorial do caderno.

Revisão

Os artigos aceitos para publicação serão submetidos à revisão de linguagem. O APRENDER reserva-se o direito de realizar alterações sugeridas pela revisão, que não impliquem alterações no conteúdo do artigo. Os casos especiais serão comunicados ao(s) autor(es), para sua avaliação.

Direitos autorais
O APRENDER – Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação detém os direitos autorais dos trabalhos publicados que, a partir da data de sua publicação, não poderão ser reproduzidos sem autorização expressa dos editores.

Responsabilidade
O conteúdo expresso nos textos publicados é de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Exemplares de autor:
Cada autor de trabalho publicado no APRENDER terá direito a três exemplares do número correspondente à publicação do seu texto.

Aquisição de exemplares
Exemplares do APRENDER podem ser adquiridos das seguintes formas:
·  Site: www.uesb.br/editora 
·  E-mail editora@uesb.br ou livraria@uesb.br

Permutas
Aceitamos permutas com periódicos nacionais e estrangeiros, preferencialmente nas áreas de Educação, Filosofia e Psicologia.

Os contatos para esse fim podem ser feitos através dos endereços eletrônicos: leomaiabm@gmail.com e zamaraa@hotmail.com.