Terça-feira, dia 23 de abril de 2019
imagem do topo logo

SOBRE A CIDADE DO EVENTO E COMO CHEGAR

A cidade de Vitória da Conquista

Terceira maior cidade da Bahia, está localizada no sudoeste baiano, mais precisamente, na microrregião do Planalto de Conquista. O município fica a 509 km de Salvador e é limitado politicamente, ao norte, por Anagé e Planalto; ao sul, por Encruzilhada e Cândido Sales; ao leste, por Barra do Choça e Itambé; ao oeste, por Anagé e Belo Campo.

Vitória da Conquista está em uma altitude aproximada de 923 metros e possui o clima subúmido e seco. Com uma temperatura média de 20 graus, é comum nessa região um frio inverno e um ameno verão. Assim como é comum, ao final da tarde, a temperatura cair levemente.

A cidade possui aproximadamente 315 mil habitantes, distribuídos na sede da cidade e nos onze distritos rurais. Devido a localização geográfica e a diversidade de sua economia, Vitória da Conquista, hoje, polariza cerca de 80 municípios da região e do norte de Minas Gerais, consolidando-a como um importante polo educacional, comercial e social.

Rodovias de acesso:
BR 116
BR 415
BR 407

Como chegar a Vitória da Conquista

• Via Aérea
    - Empresa Azul (www.voeazul.com.br/)
    - Empresa Passaredo (www.voepassaredo.com.br)
    - Empresa Tam (www.tam.com.br)
  • Via Aérea terrestre (carro)
    - De qualquer lugar do país a Salvador, via aérea; e de Salvador a Vitória da Conquista, via terrestre, BR 116 ou aérea.
    - De qualquer lugar do país a Ilhéus, via aérea; e de Ilhéus a Vitória da Conquista, via terrestre, BR 415
  • Via terrestre (Ônibus intermunicipais)
    - Viação Camurugipe, Viação Salutares, Viação São Geraldo, Viação Itapemirim, Viação Novo Horizonte (Salvador- Feira de Santana- Jequié-Poções-Vitória da Conquista)
    - Viação Novo Horizonte (São Paulo/Vitória da Conquista) / (Caetité-Brumado/Vitória da Conquista)
    - Viação Rota, Águia Branca (Ilhéus-Itabuna-Itapetinga/Vitória da Conquista)
    - Cidade Sol (Jequié/Vitória da Conquista)
    - Gontijo (Belo Horizonte/Vitória da Conquista)

A Universidade Estadual Sudoeste da Bahia

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia tem sua sede na cidade de Vitória da Conquista, situada no Sudoeste da Bahia, e possui mais dois campi, um na cidade de Jequié (importante polo comercial e de serviços, com uma população de 145.964 habitantes) e em Itapetinga (cidade que se destaca como polo pastoril do Estado, com população de 63.243 habitantes). O surgimento da UESB ocorreu a partir da política de interiorização do Ensino Superior, contida no Plano Integral de Educação do Governo do Estado, de 1969, com a instalação das Faculdades de Formação de Professores, nos municípios de Vitória da Conquista. Atualmente, a UESB conta com 47 cursos de graduação e 13 cursos de pós-graduação stricto sensu.

Em Vitória da Conquista, além dos Cursos de Letras Vernáculas e de Letras Modernas, há três Mestrados vinculados ao Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, a saber: um profissional em Letras (ProfLetras) e dois acadêmicos (Mestrado em Letras e Mestrado em Linguística).

Como chegar à UESB

A Uesb fica localizada na estrada do Bem Querer, km 04. Todos os participantes poderão dispor de ônibus urbano para se dirigir à Universidade. As empresas de ônibus urbanos Vitória e Cidade Verde fazem o percurso para a Uesb.