Quarta-feira, dia 12 de dezembro de 2018
imagem do topo logo

O EVENTO / EVENT

O Simpósio de Mirmecologia é um evento bienal que tem como meta fundamental incentivar e divulgar a pesquisa sobre a fauna de formigas, em particular da Região Neotropical. Ele reúne especialistas do Brasil e do exterior, e de um modo geral, profissionais e estudantes, que usam as formigas como modelos de investigação em importantes áreas da biologia, tais como a taxonomia, a sistemática e a biogeografia, o comportamento animal e a ecologia comportamental, as interações plantas/animais, a ecologia de populações e de comunidades, a bioindicação, a bioinvasão e a biologia evolutiva.

Ao longo dos seus mais de 30 anos de existência, o Simpósio de Mirmecologia, incialmente denominado Encontro de Mirmecologia, evoluiu de um evento com caráter puramente regional (Estado de São Paulo) para um evento do qual participam pesquisadores e estudantes de todas as regiões do Brasil. Nas suas últimas edições, o evento adquiriu um caráter resolutamente internacional, com uma importante participação de pesquisadores, e até estudantes, de outros países e continentes. A 22ª edição do Simpósio de Mirmecologia pretende manter e consolidar essas características.

A programação científica do evento será composta por conferências plenárias e mesas-redondas, além de sessões de apresentação de trabalhos sob a forma de comunicações orais ou de painéis. As conferências e mesas-redondas contemplarão todas as principais áreas da mirmecologia, e contarão com a participação de palestrantes do Brasil e de outros países, todos especialistas de destaque das diversas temáticas que serão abordadas.

O XXII Simpósio de Mirmecologia será realizado entre os dias 18 e 22 de outubro de 2015 na cidade de Ilhéus, no Estado da Bahia, um dos principais pólos de turismo do Brasil.

---------

The “Simpósio de Mirmecologia” is a biennial event that aims to encourage and disseminate biological research on ants, especially those found in the Neotropical Region. It brings together experts from Brazil and abroad, and, more generally, professionals and students that use ants as research model in important areas of biology such as taxonomy, systematics and biogeography, animal behavior and behavioral ecology, plant-animal interactions, population and community ecology, bioindication, bioinvasion and evolutionary biology.

Throughout its more than years of existence, the “Simpósio de Mirmecologia”, initially named “Encontro de Mirmecologia”, evolved from a regional meeting (gathering scientists from São Paulo State) to a national event involving professionals and students from all over Brazil. In its latest editions, the event took on an international character, with an important participation of foreign ant experts, as well as foreign students. The 22nd edition of the “Simpósio de Mirmecologia” intends to maintain and strengthen these characteristics.

The scientific program consists of invited plenary lectures and round-tables, as well as oral and poster presentations. Conferences and round-tables will address all major areas of myrmecology, with an emphasis on the diversity of the Neotropical ant fauna and will have the participation of prominent experts from Brazil and other countries.

The “XXII Simpósio de Mirmecologia” will be held from 18 to 22 October, 2015, in the city of Ilhéus, State of Bahia, one of the major centers of tourism in Brazil.