imagem do topo

Submissão de Trabalhos

PERÍODO DE SUBMISSÃO:

18 de julho a 30 de setembro de 2016

INSCRIÇÃO:

Formulário de Submissão

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO:

- Validação dos trabalhos submetidos: 01 a 05 de outubro de 2016
- Avaliação dos trabalhos pela Comissão de Científica: 05 de outubro a 05 de novembro de 2016
- Divulgação dos trabalhos aprovados por Grupos de Trabalho: 20 de novembro de 2016
- Divulgação da programação dos Grupos de Trabalho: 25 de novembro de 2016




I – DISPOSIÇÕES GERAIS:

A Semana de Economia busca oferecer oportunidades a graduandos e graduados de todos os cursos relacionados às temáticas do evento para apresentar publicamente os resultados parciais ou conclusivos de seus trabalhos.

Poderão submeter propostas: graduandos, graduados e estudantes de pós-graduação das áreas de Ciências Econômicas e de outras Ciências Sociais e Humanas, além de participantes de projetos financiados ou de práticas investigativas institucionais ou não institucionais.

Leia com atenção todo o texto aqui apresentado, pois ao enviar seu trabalho o autor declara ter pleno conhecimento de todas as regras que regem a submissão e seleção de artigos para o encontro, bem como as regras para apresentação dos trabalhos selecionados.


II - INFORMAÇÕES GERAIS

2.1 - Os trabalhos serão analisados quanto à adequação à proposta do evento e ao cumprimento das normas de apresentação definidas por este documento;
2.2 – Os trabalhos deverão ser inéditos, sendo que o ineditismo é de inteira responsabilidade do autor;
2.3 – A não observância dos critérios estabelecidos impedirá a aceitação do trabalho;
2.4 – Cada participante poderá enviar apenas 01 (um) trabalho como autor apresentador;
2.5 – Cada trabalho deverá ter, no máximo, 03 (três) autores;
2.6 – Os trabalhos serão avaliados nos seguintes aspectos:

  • relevância do tema;
  • adequação às áreas temáticas indicadas nos Grupos de Trabalho;
  • linguagem;
  • originalidade;
  • adequação às normas da ABNT;
  • resumo;
  • estrutura do texto (introdução, metodologia, desenvolvimento, conclusão);

2.7 – Não serão aceitos trabalhos de autores diferentes que sejam versões modificadas do mesmo trabalho;
2.8 – Todos os trabalhos inscritos, aceitos e devidamente apresentados serão publicados nos anais do evento;
2.9 – Os trabalhos poderão ser inscritos nas seguintes categorias:

2.9.1 Artigos completos: serão aceitos trabalhos resultantes apenas de pesquisas concluídas. A apresentação desse tipo de trabalho será sob a forma oral, nas seguintes áreas organizadas em cinco Grupos de Trabalho:

GT 1 – Economia, Estado e Políticas Públicas
GT 2 – Economia Internacional, Economia Brasileira, Economia Regional e Baiana
GT 3 – Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Sustentabilidade
GT 4 – Microeconomia e Macroeconomia Aplicadas
GT 5 – Economia e Movimentos Sociais

2.9.2 Comunicação de pesquisa em andamento: objetiva apresentar pesquisas que estejam sendo desenvolvidas nas áreas temáticas dos Grupos de Trabalho de inscrição dos artigos completos para a Semana de Economia, sob o mesmo formato de artigo completo e com apresentação oral. No caso específico dessa área, é necessária a participação do coordenador(a)/orientador(a) da pesquisa como autor(a) ou coautor(a) do trabalho a ser submetido.

2.9.3 Resumo Expandido: objetiva apresentar pesquisas em andamento, sob o formato de resumo, desde que possuam resultados parciais e devem estar relacionadas às áreas temáticas dos Grupos de Trabalho descritos no item 2.9.1 deste edital. A apresentação será realizada sob a forma de pôster.

2.10 – O Sistema de Seleção dos trabalhos será Blind Review (anonimato);
2.11 – A Comissão Científica da Semana de Economia/UESB reserva-se o direito de readequar a categoria temática do trabalho, se aprovado;
2.12 – O conteúdo científico e ético dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores;
2.13 – Orientações e dúvidas sobre este edital podem ser dirigidas através do seguinte e-mail: semecon@uesb.edu.br
2.14 - Os casos omissos serão decididos pela Comissão Científica.


III – DA NORMATIZAÇÃO DOS TRABALHOS SUBMETIDOS

3.1 - As informações sobre o(s) autor(es) deverão constar apenas no ARQUIVO 2 destinado à identificação dos autores, ficando o texto do ARQUIVO 1 livre de qualquer indicação que permita o reconhecimento do seu autor. Incluir em nota de rodapé identificada após o nome completo dos autores, no ARQUIVO 2: titulação, filiação institucional do(s) autor (es) e endereço eletrônico e; além destas informações o endereço postal e telefone do autor que apresentará o trabalho.

3.2 - Formatação do artigo completo

3.2.1 - O trabalho completo deverá contar com resumo de até 200 palavras e três palavras-chave; ter entre dez e vinte páginas (incluindo resumo, abstract (opcional), apêndices, anexos e referências, bem como figuras, tabelas, gráficas e quadros); fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, em formato PDF e DOC (ou DOCX) (não serão aceitos trabalhos em formato ODT, RTF, ZIP ou qualquer outro que não seja os anteriormente mencionados). É de inteira responsabilidade dos autores a correção ortográfica e gramatical.

3.2.2 - As notas explicativas devem vir no rodapé. As referências bibliográficas devem vir no final do texto. Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas. Especificar no texto a(s) página(s), tomo (s), ou seção (ões) da fonte de consulta, nas citações diretas. Este(s) deve(m) seguir a data, separado(s) por vírgula e precedido(s) pelo termo que o(s) caracteriza, de forma abreviada. Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) é opcional.

3.2.3 - As citações diretas, no texto, de até três linhas devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.

3.2.4 - Imagens e mapas devem vir nas extensões JPG, com resolução mínima de 300 dpi. Tabelas, feitas em Word, devem vir em arquivos originais abertos em Excel ou Word. Gráficos e quadros, sempre em Excel. Tabelas, gráficos e quadros poderão ser convertidos, a critério da redação, em preto, branco e cinza.

3.3 – Formatação da Comunicação de Pesquisa em Andamento

3.3.1 - A comunicação de pesquisa em andamento deverá contar com resumo de até 200 palavras e três palavras-chave; ter entre quinze e vinte páginas (incluindo resumo, abstract (opcional), apêndices, anexos e referências, bem como figuras, tabelas, gráficas e quadros); fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, em formato PDF e DOC (ou DOCX) (não serão aceitos trabalhos em formato ODT, RTF, ZIP ou qualquer outro que não seja os anteriormente mencionados).

3.3.2 - A comunicação de pesquisa em andamento será avaliada com base nos seguintes itens: introdução, problematização, hipótese, objetivos, justificativa, referencial teórico, metodologia, resultados já alcançados e principais dificuldades enfrentadas. É de inteira responsabilidade dos autores a correção ortográfica e gramatical.

3.4 - Formatação do Resumo Expandido

3.4.1 - O resumo expandido deverá ter até (cinco) páginas e sua estrutura, obrigatoriamente, a seguinte estrutura textual:

  • Resumo;
  • Introdução (problematização da pesquisa) e objetivos;
  • Fundamentação teórica (aporte teórico);
  • Metodologia (procedimentos metodológicos);
  • Resultados Parciais;
  • Considerações Finais e,
  • Referências.

3.4.2 - Os resumos expandidos deverão estar formatados de acordo com as seguintes normas técnicas:

Margens: superior e esquerda de 3 cm; direita e inferior de 2 cm;
Espaçamento: 1,5 entre linhas sem espaços entre os parágrafos;
Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
Parágrafo: recuo de 1,25 cm em primeira linha;
Título: centralizado, em negrito e com TODAS AS LETRAS MAÍUSCULAS;
Abaixo do título: nome do Grupo de Trabalho (centralizado, em negrito,);
Inserir, no máximo três palavras-chave, separadas, entre si, por ponto (ex: Economia. Encontro. 2016).

IV – DO ENVIO DO TRABALHO

4.1 – Os trabalhos deverão ser enviados pelo site do evento até o dia 04 de setembro de 2016, devendo constar no formulário de submissão o(s) nome(s) do(s) autor(es), filiação(ões) institucional(is); título, resumo, palavras-chave e modalidade do trabalho e Grupo de Trabalho escolhido;
4.2 – Os trabalhos deverão ser submetidos apenas em meio eletrônico em dois arquivos:

4.2.1– Arquivo 1 (para a avaliação em sistema de Blind Review). Contendo apenas o trabalho completo, sem os nomes dos autores, sem a filiação institucional ou qualquer informação que permita aos avaliadores identificarem os autores.

4.2.2 – Arquivo 2 (para compor os Anais do evento). Contendo o trabalho completo, os nomes dos autores e suas filiações institucionais.

4.2.3 – ATENÇÃO: o formulário para submissão de trabalhos disponível no site do evento não aceita submissão de mais de um arquivo, por isso os dois arquivos deverão ser colocados em uma pasta nomeada com o título ou parte do título do trabalho e em seguida a pasta deverá ser COMPACTADA e depois anexada ao formulário.

4.3 – Após o envio do trabalho, em até 07 (sete) dias a Comissão Organizadora enviará notificação de confirmação de recebimento e encaminhamento para avaliação;
4.4 – Caso o autor não receba notificação determinado a confirmação da Comissão Organizadora, este deverá entrar em contato pelo e-mail semecon@uesb.edu.br o mais rápido possível para solucionar o problema;
4.5 – Os trabalhos serão analisados por uma Comissão Avaliadora designada pela Comissão Organizadora e será composta por professores do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e convidados;
4.6 – Os trabalhos selecionados pela Comissão Avaliadora serão divulgados no mesmo e-mail utilizado pelo autor para a submissão (o e-mail do autor) e posteriormente no site do evento;
4.7 – Os resultados finais da seleção dos trabalhos não serão passíveis de recursos;


V – DAS APRESENTAÇÕES

5.1 – Os Artigos Completos e Comunicações de Pesquisas em Andamento serão apresentados na forma oral e os Resumos Expandidos na forma de pôster;
5.2 – Os (as) autores(as) dos trabalhos serão comunicados quanto à data e local da apresentação, bem como de exposição;
5.3 – Todos os trabalhos selecionados serão apresentados nas dependências do Campus de Vitória da Conquista da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB;
5.4 – As apresentações deverão ser realizadas nas datas e horários estabelecidos, não sendo permitidas mudanças sem o consentimento prévio da Comissão Organizadora;
5.5 – APRESENTAÇÃO ORAL: para apresentação oral deverá ser utilizado o modelo de slides disponibilizado no item 4.2 deste edital. A apresentação de cada trabalho terá a duração de até 30 minutos, distribuídos da seguinte maneira:

15 minutos para a exposição do autor responsável pela apresentação de cada trabalho.
05 minutos para os comentários do debatedor.
05 minutos para a réplica do autor.
Até 5 minutos para intervenção do público.

5.5.1 – No dia da apresentação, o autor/coautor deverá comparecer à secretaria do evento com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munido de CD ou pendrive contendo o arquivo da sua apresentação. O apresentador deverá estar presente à sala ou local indicado no programa com antecedência de pelo menos 15 (quinze) minutos;

5.5.2 – Necessitando de algum outro equipamento, o autor/coautor deverá entrar em contato com a Comissão Organizadora no prazo mínimo de 72 horas de antecedência da apresentação para que possa ser providenciado, se possível;

5.6 – APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES: os pôsteres deverão ser confeccionados de acordo com modelo disponibilizado no item 4.2 deste edital. A programação será divulgada no site, bem como o dia, horário e local da apresentação, conforme cronograma estabelecido.

5.6.1 – O autor/apresentador deverá comparecer ao local da apresentação do trabalho 30 (trinta) minutos antes do início da sessão para fixar o pôster, permanecendo no local durante todo o período de exposição dos trabalhos.

5.6.2 – O pôster deve ser confeccionado no tamanho 90 cm de largura x 120 cm de altura, conforme modelo disponibilizado na página oficial do evento.

5.7 – Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora.


VI – DOS ANAIS DO EVENTO

6.1 - Farão jus à publicação nos Anais Eletrônicos do evento todos os trabalhos APRESENTADOS em seus respectivos Grupos de Trabalho. Trabalhos aprovados, mas que não foram apresentados, não serão incluídos nos Anais do evento.

6.2 - Caso haja indicação de correções ortográficas e gramaticais bem como de normas ABNT pelos avaliadores, os trabalhos serão devolvidos aos autores no prazo de divulgação dos trabalhos aprovados (05 de novembro de 2016) e somente serão incluídos nos Anais Eletrônicos do evento após a efetivação de tais correções. O arquivo corrigido deverá ser enviado à Comissão Organizadora antes da divulgação da programação dos Grupos de Trabalho (20 de novembro de 2016).


VII – DA PUBLICAÇÃO DOS MELHORES TRABALHOS

7.1 - Farão jus à publicação nos Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas os dois trabalhos, inscritos e apresentados na categoria de “Artigo Completo”, com maior nota de avaliação e, em caso de empate, com maior aderência à temática geral do evento.

7.2 - Informações sobre os Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (NEPAAD), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) da UESB, podem ser acessadas através deste link.