Normas para Publicação

PERÍODO DE SUBMISSÃO:

04 de julho a 24 de julho de 2018

INSCRIÇÃO:

Os trabalhos deverão ser enviados para o endereço de e-mail: semecon.comissaocientifica@uesb.edu.br.

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:

- Validação dos artigos submetidos: 25 a 27 de julho de 2018
- Avaliação dos artigos pela Comissão de Científica: 27 de julho a 27 de agosto de 2018
- Divulgação dos artigos aprovados por Grupos de Trabalho: 10 de setembro de 2018
- Divulgação da programação dos Grupos de Trabalho: 20 de setembro de 2018

I – DISPOSIÇÕES GERAIS:

A Semana de Economia busca oferecer oportunidades a graduandos e graduados de todos os cursos, docentes e pesquisadores que desenvolvam estudos relacionados às áreas indicadas nos grupos de trabalho, a fim de apresentar publicamente o andamento ou os resultados finais de suas pesquisas. Leia com atenção todo o texto aqui apresentado, pois ao enviar seu artigo o autor declara ter pleno conhecimento de todas as regras que regem a submissão e seleção de artigos para o evento, bem como as regras para apresentação dos artigos selecionados.

II - INFORMAÇÕES GERAIS

2.1 - A submissão aceitará duas modalidades de trabalhos: relatos de pesquisa em andamento e artigos completos;

2.2 - Os trabalhos serão recebidos pelo Comitê Científico, que observará o cumprimento das regras, a seguir apresentadas. A não observância dos critérios estabelecidos impedirá a aceitação do artigo para avaliação:

2.2.1 - cada trabalho deverá ter, no máximo, 03 (três) autores.
2.2.2 - o artigo completo deverá ter entre 10 (dez) e 20 (vinte) páginas;
2.2.3 - os relatos de pesquisa em andamento devem ter entre 5 (cinco) e 10 (dez) páginas;
2.2.4 - os trabalhos devem ser enviados no modelo de arquivo disponibilizado no item 3.1;
2.2.5 - no processo de submissão devem ser enviados 2 (dois) arquivos como prevê o item 3.2;

2.3 - Os artigos deverão ser inéditos (não apresentados em outros eventos), sendo que o ineditismo é de inteira responsabilidade do autor;

2.4 - O Sistema de Seleção dos trabalhos será Blind Review (anonimato). Os artigos serão avaliados, pelos pareceristas, nos seguintes aspectos:

a) relevância do tema;
b) resumo;
c) linguagem;
d) estrutura do texto (introdução, metodologia, desenvolvimento, conclusão) quanto à forma e ao conteúdo exigido e adequação às normas da ABNT;

2.5 - No ato da submissão do(s) artigo(s), o autor(a) deverá indicar o Grupo de Trabalho no qual seu trabalho se encaixa, apresentados a seguir:

GT 1 – Estado, Economia do Setor Público, Políticas Públicas, Tecnologias Sociais;
GT 2 – Economia Brasileira, Macroeconomia, Desenvolvimento Econômico e Economia Internacional;
GT 3 – Economia Baiana e Desenvolvimento Regional;
GT 4 – Economia Política e História do Pensamento Econômico;
GT 5 – Economia do trabalho, Economia Solidária, Cooperativismo;
GT 6 – Economia Rural, Meio Ambiente e Sustentabilidade;
GT 7 – Economia Industrial, Microeconomia, Inovação;
GT 8 – Sindicalismo, Movimento Estudantil e Movimentos Sociais;
GT 9 – Gestão e Finanças;
GT 10 – Ensino de Economia: experiências, metodologias, avaliações, etc.

2.6 - Os trabalhos aprovados serão apresentados oralmente, em data e horário posteriormente divulgados pelo Comitê Científico;

2.7 - É importante ressaltar que os Grupos de Trabalho em que os trabalhos aprovados serão apresentados ocorrerão simultaneamente. Em virtude disso, cada autor(a) só poderá fazer a apresentação oral de 1 (um) trabalho, mesmo que seja autor em outro(s) trabalho(s);

2.8 - O Comitê científico da Semana de Economia/UESB reserva-se no direito de readequar a categoria temática do trabalho, se aprovado, se for o caso;

2.9 - O conteúdo científico e ético dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores;

2.10 - Orientações e dúvidas sobre este edital podem ser dirimidas através do seguinte e-mail: semecon.comissaocientifica@uesb.edu.br;

2.11 - Os casos omissos serão decididos pelo Comitê Científico.

III – DA NORMATIZAÇÃO DOS TRABALHOS SUBMETIDOS

3.1 - Os artigos completos ou relatos de pesquisa em andamento deverão ser submetidos em ARQUIVOS ESPECÍFICOS discriminados a seguir:

TEMPLATE ARTIGO COMPLETO
TEMPLATE RELATO DE PESQUISA EM ANDAMENTO

3.2 - Os trabalhos devem ser enviados em dois arquivos:

ARQUIVO 1 - artigo completo ou relato de pesquisa em andamento, livre de qualquer identificação do autor no texto, em formato PDF;
ARQUIVO 2 - artigo completo ou relato de pesquisa em andamento com a identificação dos(as) autores(as). Incluir nota de rodapé identificada, após o nome completo dos autores: titulação, filiação institucional do(s) autor (es) e endereço eletrônico, em formato DOC (ou DOCX);

3.3 - Formatação do artigo completo:

3.3.1 - O artigo completo deverá contar com resumo de até 200 palavras e três palavras-chave; ter entre 10 (dez) e 20 (vinte) páginas (incluindo resumo, apêndices, anexos e referências, bem como tabelas, gráficos, quadros e demais ilustrações, se for o caso); fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. É de inteira responsabilidade dos autores a correção ortográfica e gramatical;
3.3.2 - As notas explicativas devem ser inseridas em nota de rodapé (em corpo 10, espaço simples), se for o caso. As referências devem ser apresentadas ao final do texto. Na citação, a chamada pelo sobrenome do autor ou pela instituição responsável deve ser grafada em letras minúsculas (exceto as siglas) e, quando a chamada ocorrer entre parênteses, deve ser grafada em letras maiúsculas. Especificar, no texto, o ano e a(s) página(s), da fonte de consulta, nas citações diretas. Nas citações indiretas, é obrigatório especificar o ano da fonte de consulta, mas a indicação da(s) página(s) é opcional;
3.3.3 - A citação direta, no texto, de até três linhas deve estar contida entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. A citação direta, no texto, com mais de três linhas deve ser destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda, em espaço simples, com letra menor (tamanho 11) e sem as aspas.

3.4 - Formatação dos relatos de pesquisa em andamento:

3.4.1. - O relato de pesquisa em andamento deverá contar com resumo de até 200 palavras e três palavras-chave; ter entre 5 (cinco) e 10 (dez) páginas (incluindo resumo, abstract (opcional), apêndices, anexos e referências, bem como tabelas, gráficos, quadros e demais ilustrações, se for o caso); fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. É de inteira responsabilidade dos autores a correção ortográfica e gramatical;
3.4.2 - As notas explicativas devem ser inseridas em nota de rodapé (em corpo 10, espaço simples), se for o caso. As referências devem ser apresentadas ao final do texto. Na citação, a chamada pelo sobrenome do autor ou pela instituição responsável deve ser grafada em letras minúsculas (exceto as siglas) e, quando a chamada ocorrer entre parênteses, deve ser grafada em letras maiúsculas. Especificar, no texto, o ano e a(s) página(s), da fonte de consulta, nas citações diretas. Nas citações indiretas, é obrigatório especificar o ano da fonte de consulta, mas a indicação da(s) página(s) é opcional;
3.4.3 - A citação direta, no texto, de até três linhas deve estar contida entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. A citação direta, no texto, com mais de três linhas deve ser destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda, em espaço simples, com letra menor (tamanho 11) e sem as aspas.

IV – DO ENVIO DO TRABALHO

4.1 – Os trabalhos deverão ser enviados pelo site do evento até o dia 24 de julho de 2018, devendo constar no formulário de submissão o(s) nome(s) do(s) autor(es), filiação(ões) institucional(is); título, resumo, palavras-chave e Grupo de Trabalho escolhido;

4.2 – Os trabalhos deverão ser submetidos apenas pelo site do evento em dois arquivos (com e sem identificação):

4.2.1 – ARQUIVO 1 (SEM IDENTIFICAÇÃO - para a avaliação em sistema de Blind Review). Em formato PDF, contendo apenas o artigo completo ou relato de pesquisa em andamento, sem os nomes dos autores, sem a filiação institucional ou qualquer informação que permita aos avaliadores identificarem os autores;
4.2.2 – ARQUIVO 2 (COM IDENTIFICAÇÃO - para compor os Anais do evento). Em formato DOC, contendo o trabalho completo, os nomes dos autores e suas filiações institucionais.

4.3 – Após o envio do trabalho, em até 05 (cinco) dias o Comitê Científico enviará notificação de confirmação de recebimento e encaminhamento para avaliação, caso atenda aos requisitos estabelecidos;

4.4 – Caso o autor não receba notificação no tempo acima mencionado, este deverá entrar em contato pelo e-mail semecon.comissaocientifica@uesb.edu.br o mais rápido possível para solucionar o problema;

4.5 – Os trabalhos serão analisados por uma Comissão Científica designada pelo Comitê Científico e será composta por professores do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) bem como de outras instituições;

4.6 – Os trabalhos selecionados pelo Comitê Científico serão divulgados no mesmo e-mail utilizado pelo autor para a submissão (o e-mail do autor) e posteriormente no site do evento;

4.7 – Os resultados finais da seleção dos trabalhos não serão passíveis de recursos.

V – DAS APRESENTAÇÕES

5.1 – Os Artigos Completos e relatos de pesquisa em andamento serão apresentados na forma oral;

5.2 – Os (as) autores(as) dos trabalhos serão comunicados quanto à data e local da apresentação;

5.3 – Para proporcionar um amplo debate nos grupos de trabalho, cada autor(a) responsável pela apresentação dos seus trabalhos aprovados, receberá antecipadamente outro trabalho para debatê-lo no dia da apresentação;

5.4 – Todos os trabalhos selecionados serão apresentados nas dependências do Campus de Vitória da Conquista da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB;

5.5 – As apresentações deverão ser realizadas nas datas e horários estabelecidos, não sendo permitidas mudanças sem o consentimento prévio do Comissão Organizadora;

5.6 – APRESENTAÇÃO ORAL: a apresentação de cada trabalho terá a duração de até 30 minutos, distribuídos da seguinte maneira:

• 15 minutos para a exposição do autor responsável pela apresentação de cada trabalho;
• 05 minutos para os comentários do debatedor;
• 05 minutos para a réplica do autor;
• Até 5 minutos para intervenção do público.

5.6.1 – No dia da apresentação, o autor/coautor deverá comparecer à secretaria do evento com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munido de CD ou pendrive contendo o arquivo da sua apresentação. O apresentador deverá estar presente à sala ou local indicado no programa com antecedência de pelo menos 15 (quinze) minutos;
5.6.2 – Necessitando de algum outro equipamento, o autor/coautor deverá entrar em contato com a Comissão Organizadora no prazo mínimo de 72 horas de antecedência da apresentação para que possa ser providenciado, se possível;

VI – DOS ANAIS DO EVENTO

6.1 – Os trabalhos aprovados, e que forem apresentados, serão publicados nos anais do evento;

6.2 – A previsão de publicação dos anais na página do evento será de até 3 (três) meses após a sua realização;

VII – DA PUBLICAÇÃO DOS MELHORES TRABALHOS

7.1 - Farão jus à publicação nos Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas os dois artigos, aprovados e apresentados na categoria de “Artigo Completo”, com maior nota de avaliação e, em caso de empate, com maior aderência à temática geral do evento;

7.2 - Informações sobre a Revista Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (NEPAAD), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) da UESB, podem ser acessadas através do site da revista: http://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa