Com o objetivo de criar momentos de discussões entre estudantes de graduação e pós-graduação acerca do ambiente acadêmico sobre a perspectiva da pesquisa e do pesquisador, tiveram início, na manhã da última terça, 3, no Auditório Waly Salomão, campus de Jequié, o 8º Colóquio da Pós-Graduação e o 1º Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP). Mesas-redondas, palestras e apresentações de trabalhos do Programa compõem a programação que segue até a próxima sexta, 5.
Segundo a coordenadora do Programa, professora Ana Cristina Duarte, a edição atual do Colóquio ampliou as discussões ao abrir o evento para toda comunidade acadêmica e para outras instituições. “De fato, os colóquios anteriores eram internos, porque o objetivo seria a apresentação das atividades que os alunos da pós estariam desenvolvendo e, também, o relato de experiência deles. Mas a gente vai passando o tempo e vai sentindo a necessidade de estabelecer mais interelações com outras instituições e com outros cursos”, contou.
Duarte completa ainda destacando a importância de estreitar os laços com possíveis futuros mestrandos. “Acho que este Colóquio, com a participação dos alunos da graduação, de alunos dos outros cursos de pós-graduação, é muito importante para a própria divulgação do nosso trabalho, dos trabalhos dos nossos alunos que estão sendo devolvidos no Mestrado. Essa relação com os alunos da graduação é importantíssima, porque provavelmente esse é o público que vai entrar no Mestrado”, declarou.
Para a professora do Programa, Janice Cássia Lanto, os eventos são muito importantes. “É um momento que os alunos do Programa podem divulgar os seus trabalhos, mas também participar de outras atividades, como palestras e conferências em que são convidados professores de fora para tratar de temas importantes relativos à educação”, analisou a professora.
Tainá Silva de Almeida, mestranda do Programa, gostou da programação dos eventos. “Eu acredito muito na formação continuada e esse Colóquio é interessante porque é quando a gente tem a oportunidade de participar com pessoas que já estão há mais tempo no Programa e na questão mesmo de enriquecer conhecimento”, disse Almeida.
O pedagogo e também mestrando do PPG-ECFP, Luís Carlos Marinho de Araújo, concordou: “tivemos um ano de estudo, de discussão. Agora, o Colóquio vem proporcionar para gente exatamente essa reflexão, essa discussão de políticas públicas, de formação de professor, pensando na nova educação e, politicamente, no governo que temos. Então, qual a educação que nós temos? Enquanto professor, qual a educação que nós queremos? Num Seminário desse, acho que abre espaço para a gente promover essa discussão entre nós educadores, alunos, pesquisadores da área”, concluiu Araújo.