As apresentações dos resultados foram realizadas em diversos espaços dos três campi, como no foyer da Biblioteca Jorge Amado
Ciência para reduzir as desigualdades. Socializar conhecimento. Difundir as pesquisas realizadas no Sudoeste da Bahia. Esses foram os principais resultados do 22º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica e do 7º Seminário de Extensão, realizados entre os dias 15 e 19 de outubro nos três campi da Uesb. O objetivo foi proporcionar momentos de socialização das experiências vivenciadas pelos extensionistas – docentes, discentes e servidores – durante o ano de 2017.
Segundo a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Gleide Pinheiro, os seminários realizados em Jequié, Vitória da Conquista e Itapetinga foram importantes para ouvir os relatos na perspectiva das pessoas que executaram e vivenciaram as experiências no locus de realização das ações: “os pesquisadores nos apresentam espaços sociais nos quais a Universidade se insere por meio da extensão, provocando mudanças nos contextos de educação, saúde, econômico, social e cultural das populações-alvo de cada projeto”, afirmou a pró-reitora. Ela lembra ainda que esses eventos aproximam a comunidade acadêmica e “permite identificar programas e projetos de extensão que podem ser executados/replicados nos outros campi, por meio de parcerias entre docentes, discentes e técnicos”.
As temáticas pesquisas são inúmeras, como a análise do leite feita pela estudante Ilana Souza
Uma das pesquisas apresentadas foi do estudante de Engenharia de Alimentos, Juarez Júnior, no campus de Itapetinga, sobre a criação de polpas da fruta jabuticaba e análise das capacidades antifúngicas e antimicrobianas presente na casca da fruta. Andrea Gomes, sua orientadora de iniciação científica e docente da Uesb vinculada ao Departamento de Tecnologia Rural e Animal (DTRA), lembra que, em Itororó, pequenos produtores já estão com pomares de jabuticaba que demoram menos tempo para frutificar – cerca de 5 anos –, o que favorece a obtenção das polpas, já que a fruta in natura costuma durar, em média, apenas três dias nas prateleiras do supermercado. “A polpa de jabuticaba tornaria o produto mais rentável para os produtores e mais acessível aos consumidores”, complementa o discente.
O docente Cézar Augusto Casotti, vinculado ao Departamento de Saúde 1, no campus Jequié, destaca que o momento de apresentação das pesquisas é também importante para a Instituição: “com o evento, observamos o desenvolvimento da Universidade. O aluno precisa de apoio para a iniciação científica, é o seu contato com a pesquisa e com uma perspectiva de, no futuro, se tornar um novo pesquisador”, salienta o professor. Foi com esse viés que a parceria entre Sérgio Fernandes, docente vinculado ao Departamento de Tecnologia Rural e Animal (DTRA), campus de Itapetinga, e Ilana Souza, discente de Zootecnia, começou. “Pesquisamos, há um ano, sobre os resíduos presentes no leite relacionados à saúde humana”, destaca a estudante. Como resultado de pesquisa, eles propõem um novo parâmetro de análise do leite, barateando os custos atuais.
A estudante Romana Mascarenhas apresentou os resultados do seu primeiro ano de Iniciação Científica
Ingressando na pesquisa – Romana Mascarenhas, discente do curso de Agronomia, campus de Vitória da Conquista, avalia que a iniciação científica é a porta de entrada para a pesquisa: “nos aproximamos mais da busca pelo conhecimento e as oportunidades se tornam mais amplas quando estamos inseridos nesses espaços”, afirmou a aluna, que pretende seguir carreira acadêmica com o mestrado e, posteriormente, o doutorado. Sua pesquisa discorre sobre sementes de pupunha, como sua germinação não é uniforme, compromete o cultivo e o manejo da lavoura. Por meio dessa investigação, ela e outros pesquisadores estão desenvolvendo condicionamentos fisiológicos na semente para padronizá-la.
Os eventos foram realizados dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu em mais de 1.200 municípios e envolveu institutos de pesquisa, universidades, escolas e empresas de diversos ramos da economia com o objetivo de estimular o interesse de estudantes em inovação e pesquisa.