Pensando nos desafios de começar o calendário acadêmico em meio a uma crise sanitária e humanitária, bem como facilitar a vida dos estudantes no retorno das aulas, por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), a Uesb oferece alguns serviços remotos para seus discentes. Confira abaixo, algumas dicas que podem facilitar o ingresso à rotina universitária de calouros e veteranos.
O primeiro espaço que, possivelmente, será muito utilizado na trajetória acadêmica é a Biblioteca. Disponível nos três campi da Uesb, elas continuam funcionando de forma virtual. Para que os alunos ingressantes tenham acesso a todos os serviços, é necessário ser feito um cadastro por meio do formulário de cadastro de novos usuários.
Os atendimentos, assim como o serviço de empréstimo, devolução e renovação das obras do acervo das bibliotecas, devem ser realizados por e-mail ou via WhatsApp, de acordo com cada campus: bibliotecait@uesb.edu.br e (77) 3261-8607, em Itapetinga; bibliotecajq@uesb.edu.br, em Jequié e (73) 3528-9636; e bibliotecavc@uesb.edu.br e (77) 3424-8636, em Conquista. Para mais informações, acesse o site do Sistema de Bibliotecas da Uesb.
Psicologia em Link – Outro serviço que pode ser acessado pelos novos discentes da Uesb é o projeto “Psicologia em Link – Valorize o Cuidar de Si”. As sessões de atendimento psicológico são realizadas de modo individualizado e por meio de grupo terapêutico.
Para participação nos grupos terapêuticos, os interessados devem preencher o formulário on-line. Já para os atendimentos individuais, o agendamento é feito pelo WhatsApp do Núcleo de Práticas Psicológicas (Nuppsi): (77) 3424-1045, entre 7 e 10 horas. A marcação é feita para o mesmo dia, conforme disponibilidade de vagas, e o atendimento é realizado pelo Google Meet.
No momento, há um Grupo Terapêutico em andamento todas as quintas-feiras, às 16h30. As temáticas são livres, assim como a entrada e a saída dos estudantes. Colegiados de Curso, Centros Acadêmicos, Diretórios Acadêmicos e outras entidades ligadas aos discentes podem entrar em contato com a equipe do “Psicologia em Link” para solicitarem a criação de novos grupos, com tema livre ou com temas específicos de interesse dos estudantes. Para mais informações, acesse o perfil do projeto no Instagram.
A iniciativa é uma promoção da Assessoria de Acesso, Permanência Estudantil e Ações Afirmativas (Aapa) que também auxilia o aluno ingressante com esclarecimentos de dúvidas sobre os Editais de inclusão digital e, em caso de necessidade, oferece suporte, por meio de monitores de apoio a tecnologias digitais, para pessoas com deficiência.
Acessibilidade – Também pode ser solicitado atendimento educacional especializado a pessoas com deficiência pelos profissionais do Núcleo de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência (Naipd), localizado nos três campi da Universidade. Entre suas principais ações, estão o atendimento ao aluno em atividades síncronas e assíncronas por profissional tradutor intérprete (mediação da comunicação entre o discente e os professores, bem como com os colegas em sala de aula); a produção e adaptação de materiais didáticos, caracterizada pela conversão de textos impressos e imagens em áudio; a produção de recursos em 3D ou em alto relevo; e a conversão de material em Braille.
Os alunos têm ainda suporte pedagógico e acompanhamento de discentes durante provas, em estágio supervisionado, estudo do Português escrito como segunda língua para surdos, além da oferta de acessibilidade comunicacional e de sinalização em atividades de pesquisa, extensão, acadêmicas e administrativas. O Naipd também promove formação permanente aos professores e Colegiados, por meio do suporte e orientações sobre as especificidades dos discentes e para construção da acessibilidade nas práticas pedagógicas
Para outras informações, entre em contato com a Aapa pelo e-mail aapa@uesb.edu.br ou pelo WhatsApp (77) 3424-8699.