Sexta-feira, dia 21 de setembro de 2018
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Apresentação

PDI 2019-2023

O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, elaborado para um período de 5 (cinco) anos, de acordo com o Sistema de Acompanhamento de Processos das Instituições de Ensino Superior, é o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver (BRASIL, 2007).

Ainda de acordo com o SAPIEnS, a elaboração do PDI deverá explicitar o modo pelo qual o documento foi construído e a interferência que exercerá sobre a dinâmica da Instituição, tendo como pressuposto o atendimento ao conjunto de normas vigentes. Deve ainda considerar como princípios, a clareza e a objetividade do texto, bem como a coerência, de forma a expressar a adequação entre todos os seus elementos, e a factibilidade, de forma a demonstrar a viabilidade do seu cumprimento integral (BRASIL, 2007).

De acordo com a Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, a avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, dentre elas obrigatoriamente a missão e o plano de desenvolvimento institucional. Logo, a elaboração do PDI, é um dos principais eixos do Sistema de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do país.

A metodologia proposta para a elaboração do PDI UESB 2019-2023 está dividida em 13 (treze) fases que vai desde a apresentação da proposta de metodologia ao CONSU, a realização de atividades preliminares, designação da Comissão Executiva e dos Grupos de Trabalhos Temáticos, passando pela fase de análises e diagnósticos dos documentos institucionais, do marco legal, das melhores práticas de elaboração de PDIs e levantamento do contexto atual da Universidade, sensibilização da comunidade acadêmica e participação pública da comunidade acadêmica e da sociedade civil até a aprovação pelo CONSU e a avaliação dos resultados alcançados com a implantação do Plano.

Para a elaboração do PDI estão previstas ainda reuniões entre a Comissão Executiva e os Grupos de Trabalhos Temáticos para compatibilização e sistematização das minutas por eixos temáticos e construção do documento final.

REFERÊNCIA
BRASIL. Instruções para elaboração de Plano de Desenvolvimento Institucional. Sistema de Acompanhamento de Processos das Instituições de Ensino Superior. SAPIEnS/MEC, 2007. Disponível em: < http://www2.mec.gov.br/sapiens/pdi.html >. Acesso em: 07.jul.2018.

PDI 2013-2017

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que identifica a universidade no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, missão a que se propõe, diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, estrutura organizacional e atividades acadêmicas que desenvolve e/ou pretende desenvolver. A Uesb acaba de iniciar a elaboração do seu PDI, fato de extrema relevância para a Instituição, tendo em vista que a medida é um dos principais eixos do Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do país.

Para o reitor da Uesb, professor Paulo Roberto Pinto Santos, “a elaboração do PDI significará um momento importante para implantação de uma cultura voltada para o planejamento estratégico da Universidade”. O PDI deverá ser elaborado com a participação de toda a comunidade acadêmica, de modo que os corpos discente, docente e técnico, que compõem a Universidade, possam discutir e colaborar com a sua construção.

Uma comissão executiva e três comissões consultivas já foram designadas para dar início aos estudos, organização e elaboração do PDI. Após a elaboração das propostas, serão realizados seminários nos três campi para discussão e, depois de sistematizadas, serão encaminhadas às representações do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Uesb.

Ao final dos trabalhos, uma reunião do Consepe deverá discutir e aprovar o texto final do PDI.

A participação de todos é fundamental para a elaboração de um PDI que diagnostique e reflita as expectativas e projetos de toda a comunidade da UESB para os próximos anos.

Todos os alunos, servidores e professores estão convidados a participar da construção da nossa Universidade!