Apresentação

Como uma das metas estabelecidas desde 1998 para o fortalecimento dos cursos da graduação pela pesquisa e para a criação de curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística, a área de Linguística do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Uesb empreendeu esforços para qualificar e ampliar seu quadro docente e, consequentemente, para constituir e consolidar grupos de pesquisa. Dessa forma, em decorrência e como prolongamento das atividades acadêmicas e dos projetos de pesquisa dos pesquisadores qualificados e inseridos no quadro docente da área, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Linguística, com uma área de concentração em Linguística e com três linhas de pesquisa, quais sejam: a) Descrição e Análise de Línguas Naturais; b) Aquisição e Patologias da Linguagem; c) Sentido e Discurso, como campos de investigação e problematização dos estudos da Linguística em seus diferentes domínios, privilegiando a perspectiva teórico-epistemológica e a análise crítica. A proposta do Curso foi avaliada, aprovada e recomendada pelo Comitê Técnico Científico – CTC- da CAPES, que lhe atribui a nota 3, em novembro de 2010.

O programa conta, inicialmente, com um quadro de docentes permanentes constituído por doze (12) professores doutores da Uesb, linguistas, e com um quadro de docentes colaboradores constituído de três (3) professores doutores, sendo dois linguistas e um filósofo.

Para obtenção do grau de Mestre em Linguística, são necessários um mínimo de 36 (trinta e seis) créditos, correspondentes a 540 horas, assim distribuídos: 8 (oito) créditos em disciplinas obrigatórias ligadas diretamente à área de concentração; 4 (quatro) créditos em disciplinas obrigatórias ligadas às linhas de pesquisa; 8 (oito) créditos em disciplinas optativas; 4 (quatro) créditos em atividades acadêmicas complementares; 2 (dois) créditos em atividades de tirocínio docente; e 10 (dez) créditos relativos à elaboração e defesa da dissertação.

O prazo mínimo é de 12 (doze) meses e máximo de 24 (meses) meses para a integralização do Curso. No prazo máximo de 3 (três) semestres cursados, o aluno deverá submeter, para qualificação, a dissertação em desenvolvimento.

As atividades serão desenvolvidas em regime de tempo integral.

Poderão submeter-se ao processo seletivo ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística candidatos graduados em curso superior reconhecido pelo MEC.