APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) integra o Sistema de Pós-Graduação do país, constitui-se com uma área de concentração em Linguística e com três linhas de pesquisa, quais sejam: i) Descrição e Análise de Línguas Naturais; ii) Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Típica e Atípica; iii) Texto, Significado e Discurso, e visa a preparação de recursos humanos de alta qualificação, na sua área de concentração e linhas de pesquisa, para o desenvolvimento da pesquisa científica e do exercício do Ensino Superior.

O curso de Mestrado Acadêmico foi aprovado e recomendado pelo Comitê Técnico Científico – CTC- da CAPES, em novembro de 2010, e teve início em março de 2011. Ao final do último quadriênio (2013-2016), obteve a nota 4, outorgada pelo Comitê Técnico Científico – CTC - da CAPES.

O(a) aluno(a) deverá obter, no mínimo, 36 créditos, no curso de Mestrado Acadêmico, correspondentes a 540 (quinhentas e quarenta horas) horas. Para a obtenção do grau de Mestre em Linguística, o(a) discente deverá integralizar 6 créditos em disciplinas obrigatórias ligadas diretamente à área de concentração; 4 créditos em disciplinas obrigatórias ligadas às linhas de pesquisa; 4 créditos em disciplinas optativas ligadas às linhas de pesquisa; 8 créditos em disciplinas obrigatórias ligadas aos projetos temáticos de pesquisa; 8 créditos em atividades de pesquisa; 4 créditos em atividades acadêmicas complementares; 2 créditos em atividades de tirocínio docente. Até junho de 2018, o Programa levou à defesa 119 dissertações.

O Programa submeteu a proposta do curso de Doutorado Acadêmico em Linguística à Capes, em 1 de junho de 2018, para avaliação, e aguarda o resultado.

As atividades do Programa são desenvolvidas em regime de tempo integral.