LINHAS DE PESQUISA

 

I - DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE LÍNGUAS NATURAIS

Descrição e análise sincrônica ou diacrônica de propriedades fonético/fonológicas, morfológicas e sintáticas de uma determinada língua natural ou de fenômenos gramaticais específicos em diversas línguas naturais, com base em diferentes perspectivas teóricas das áreas e interfaces da Fonética e Fonologia, da Morfologia, da Sintaxe, da Semântica e Pragmática, da Sociolinguística, da Linguística História e da Linguística de Corpus.

 

II - AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUA(GEM) TÍPICA E ATÍPICA

Estudo de aquisição e desenvolvimento da língua(gem) típica e átipica, com base em diferentes pressupostos teórico-metodológicos das áreas e interfaces da Aquisição da Linguagem, da Neurolinguítica, da Psicolinguística. Lingua(gem), cérebro e cognição em sujeitos com afasia, neurodegenerescência, surdez, síndrome de Down, transtorno do espectro autista, fissura palatina e implante coclear.

 

III - TEXTO, SIGNIFICADO E DISCURSO

Estudo do texto e diferentes gêneros textuais, do significado e do discurso, em diferentes esferas da atividade de língua(gem) humana, com base em diferentes pressupostos teórico-metodológicos das áreas e interfaces da Linguística do Texto, da Linguística Cognitiva, da Semântica e da Análise de Discurso.