Projetos Temáticos

1- Linha de pesquisa: Descrição e Análise de Línguas Naturais

Título do projeto: INVESTIGAÇÃO ACÚSTICO, ARTICULATÓRIO, PERCEPTUAL E SÓCIO FONÉTICO ASPECTOS SEGMENTAIS E SUPRASSEGMENTAIS DE LÍNGUAS NATURAIS
Equipe: Profa. Dra. Vera Pacheco (Coordenadora), Profa. Dra. Marian dos Santos Oliveira (colaboradora)
Descrição do projeto: Este projeto temático agrega subprojetos de pesquisa que investigam questões relacionadas aos aspectos segmentais (vogais, consoantes) e suprassegmentais (sílabas, acento, entoação, etc) de línguas naturais no que tange a: i) características acústico-articulatórias; ou ii) aspectos de percepção da fala; ou iii) questões sócio fonéticas. Este projeto tem financiamento do CNPq (401594/2010-6).

Título do projeto: ESTUDOS DOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LEITURA
Equipe: Profa. Dra. Vera Pacheco (Coordenadora), Profa. Dra. Marian dos Santos Oliveira e Profa. Dra. Maria de Fátima de Almeida Baia (Colaboradoras)
Descrição do projeto: Este projeto temático agrega subprojetos de pesquisa que investigam aspectos fonéticos e fonológicos da materialidade escrita de pessoas em fase de alfabetização e aquisição da escrita e/ou questões relacionadas ao processo de leitura.

Título do projeto: PORTUGUÊS POPULAR DO BRASIL: BASES EMPÍRICO-TEÓRICAS PARA A CONSTITUIÇÃO, DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE UM CORPUS LINGUÍSTICO DA COMUNIDADE DE FALA DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
Equipe: Prof. Dr. Jorge Augusto da Silva (Coordenador) e Profa. Dra. Valéria Viana Sousa (Colaboradora)
Descrição do projeto: Este projeto temático agrega subprojetos pesquisa que investigam, descrevem e analisam, no âmbito da morfossintaxe e do léxico: i) as características da variedade do português classificada como popular e usada como língua vernácula pelos falantes analfabetos ou semi-alfabetizados, inicialmente, da sede do município de Vitória da Conquista – BA; ii) e os rumos da mudança linguística pelo influxo das mudanças das relações sociais e das redes sociais encontradas na comunidade, com destaque não só no contexto de vida dos informantes, mas também nos processos sociais que constituem a comunidade de fala, a história local, os valores urbanos, discutindo as modificações por que eles vêm passando e que implicações isso pode trazer à variedade de língua usada por falantes pertencentes às classes que compõem a base da pirâmide social.

Título do projeto: ESTUDO DE FENÔMENOS LINGUÍSTICOS NA PERSPECTIVA (SÓCIO) FUNCIONALISTA
Equipe: Profa. Dra. Valéria Viana Sousa (Coordenadora) e Prof. Dr. Jorge Augusto Alves da Silva (Colaborador)
Descrição do projeto: Este projeto temático agrega subprojetos de pesquisa que: (a) investiguem questões relacionadas à variação e à mudança linguística de itens e expressões da Língua Portuguesa presentes em situações reais de uso no eixo diacrônico e sincrônico; (b) fundamentem seus estudos na Sociolinguística, no Funcionalismo e/ou no Sociofuncionalismo e/ou que (c) investiguem o processo de gramaticalização que vem sofrendo um item ou expressão linguística do ponto de vista morfossintático, semântico-pragmático e/ou discursivo.

Título do projeto: HUMANIDADES DIGITAIS: FONTES DOCUMENTAIS E POSSIBILIDADES DO DIGITAL PARA A DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE LÍNGUA NATURAL
Equipe: Profa. Dra. Cristiane Namiuti Temponi e Prof. Dr. Jorge Viana Santos (Coordenadores); Profa. Dra. Elisângela Gonçalves e Prof. Dr. Adilson Ventura (Colaboradores)
Descrição do projeto: Este projeto temático agrega subprojetos de projetos de pesquisa que objetivam responder a questões que dizem respeito à complexidade envolvida na pesquisa com corpora de Língua Natural em formato digital, considerando dois eixos temáticos: (1) Pesquisa em corpora de Língua Natural com exploração de ferramentas digitais com reuso de tecnologias. Enquadra-se neste primeiro eixo temático investigações de um fenômeno linguístico específico, observável em corpora digitais de língua natural. (2) Desenvolvimento de técnicas, tecnologias e ferramentas para a construção de corpora e processamento de Língua Natural para a pesquisa linguística. Enquadra-se neste segundo eixo temático, investigações que contemplam questões tecnológicas da construção de corpora eletrônicos para estudo de língua e/ou pesquisas voltadas ao processamento computacional de corpora de língua, com multiplicação de usos. A este projeto temático estão vinculados dois projetos de pesquisa financiados pela FAPESB (PET0034/2010; APP0014/2016) e dois projetos de pesquisa financiados pelo CNPq (471753/2014-9; 485098/2013-0).

Título do projeto: DO PORTUGUÊS PRÉ-CLÁSSICO ÀS VARIANTES MODERNAS
Equipe: Profa. Dra. Cristiane Namiuti Temponi (coordenadora ); Jorge Viana Santos e Elisangela Gonçalves (colaboradores)
Descrição do projeto: Este projeto temático agrega subprojetos de pesquisa que investigam, com base nos pressupostos teóricos da Gramática Gerativa, questões relacionadas a aspectos gramaticais da língua portuguesa, no tempo e no espaço, a partir de incursões em teorias sintáticas e semânticas, em um dos seguintes eixos temáticos: (a) sintaxe da Língua Portuguesa em diferentes sincronias; (b) mudança gramatical. A este projeto temático estão vinculados um projeto de pesquisa financiado pela FAPESB (APP0007/2016) e outro pelo CNPq (401594/2010-6).

2- Linha de Pesquisa: Aquisição e Patologias da Linguagem

Projeto temático: DESENVOLVIMENTO FONOLÓGICO TÍPICO DE CRIANÇAS GÊMEAS, NÃO GÊMEAS E BILÍNGUES.
Equipe: Profa. Dra. Maria de Fátima de Almeida Baia (coordenadora); Profa. Dra. Marian Oliveira e Profa. Dra. Vera Pacheco (colaboradoras)
Descrição do projeto: Este projeto temático agrega subprojetos de pesquisa que buscam investigar aspectos prosódicos e segmentais do desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas e não gêmeas adquirindo o português como língua materna, como também de crianças adquirindo mais de uma língua materna além do português. São analisados dados naturalísticos (espontâneos) e experimentais.

Título do projeto: ESTUDO DOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA ORALIDADE E DA ESCRITA POR SURDOS E NÃO SURDOS
Equipe: Profa. Dra. Adriana Stella Cardoso Lessa de Oliveira (Coordenadora)
Descrição do projeto: Com a finalidade de investigar os motivos pelos quais os processos de aquisição da língua falada e da língua escrita são marcados de maneira tão diversa, em diferentes situações de aquisição, este projeto temático agrega subprojetos de pesquisa que tentam responder questões relacionadas aos processos de aquisição da fala e da escrita por surdos e não surdos dentro da perspectiva dos pressupostos inatistas de aquisição da linguagem, objetivando especificamente: i) descrever a emergência das sentenças simples e complexas, em português brasileiro e/ou em libras (língua brasileira de sinais), a partir de investigação das estruturas gramaticais dessas línguas, com base no quadro teórico gerativista; ii) e investigar os problemas de aquisição da escrita do português brasileiro por surdos.

Título do projeto: INVESTIGAÇÃO DE ASPECTOS DA AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA FALA, DA ESCRITA E DA LEITURA DE SUJEITOS COM SÍNDROME DE DOWN
Equipe: Profa. Dra. Marian Oliveira (coordenadora) Profa. Dra. Vera Pacheco (colaboradora)
Descrição do projeto: Este projeto temático agrega sunprojetos de pesquisa que tentam responder questões relacionadas à inclusão social de crianças, jovens e adultos com síndrome de Down a partir da investigação de um dos seguintes aspectos: a) aquisição da linguagem e produção da fala: produções vocálica, consonantal, estrutura silábica, acento, ritmo e entonação; b) aquisição/produção da escrita: consciência fonológica, processos fonológicos e ortografia; c) processos de leitura: decodificação e compreensão.

Título do projeto: ESPECIFICIDADES NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA FALA, LEITURA E ESCRITA EM SUJEITOS COM SÍNDROME DE DOWN
Equipe: Profa. Dra. Carla Salati Almeida Ghirello-Pires (coordenadora) e Profa. Dra. Nirvana Ferraz Santos Sampaio (colaboradora)
Descrição do projeto: Este projeto temático agrega subprojetos de pesquisa que objetivam responder questões relacionadas a aspectos fonológicos, sintáticos, semânticos e morfológicos, nos processos de aquisição e funcionamento de linguagem de crianças e de jovens com síndrome de Down, considerando o contexto do núcleo familiar, do escolar (incluindo neste tópico as questões linguísticas que permeiam os processos de aprendizado e são determinantes para a manutenção desses sujeitos na escola) e de outras vivencias socioculturais importantes para a autonomia desse sujeito na sociedade. Este projeto temático ancora-se nos pressupostos da Neurolínguística Discursiva, no que tange à avaliação e ao acompanhamento longitudinal desses sujeitos, e da Teoria Histórico-Cultural, que os considera para além da síndrome, não lhes retirando a possibilidade de raciocínio.

Título do projeto: A LINGUAGEM NAS AFASIAS E NEURODEGENERESCÊNCIAS

Equipe: Profa. Dra. Nirvana Ferraz Santos Sampaio (Coordenadora), Profa. Dra. Carla Salati Almeida Ghirello-Pires (colaboradora)

Descrição do projeto: Este projeto temático agrega subprojetos de pesquisa que tentam responder questões que dizem respeito a processos linguísticos, pragmáticos e discursivos, relacionando linguagem, cérebro e cognição - como nos casos de afasias e neurodegenerescências. Na perspectiva da Neurolinguística em que se insere este projeto temático, os sujeitos com alterações linguístico-cognitivas são considerados locutores em relação dinâmica e constitutiva na/pela linguagem em diversas situações interativas.

Título do projeto: O PAPEL DA LINGUAGEM NA AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS/ADULTOS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E NAS PSICOSES
Equipe: Profa. Dra. Nirvana Ferraz Santos Sampaio (coordenadora) e Profa. Dra. Carla Salati Almeida Ghirello-Pires (colaboradora)
Descrição do projeto: Os diagnósticos de psicose infantil e autismo tem história recente na literatura psicológica e têm crescido de forma acentuada em nossa sociedade. O objetivo deste projeto temático é o de investigar questões referentes ao funcionamento de linguagem de crianças do espectro autista e do quadro das psicoses considerando o modo singular de sua utilização por esses sujeitos. A análise das diferentes possibilidades de interação poderá contribuir para a compreensão do agir desses sujeitos nos diferentes contextos. Além disso, questões relativas ao funcionamento da linguagem em sujeitos com estruturação psicótica poderão ser estudadas tendo em vista a construção de formas teórico-metodológicas de análise da linguagem que permitam falar da divisão do sujeito e das alterações da função simbólica na psicose.

Título do projeto: AQUISIÇÃO E APRENDIZADO TÍPICO E ATÍPICO DA LEITURA E DA ESCRITA
Equipe: Prof. Dr. Ronei Guaresi (Coordenador do projeto)
Descrição do projeto: Este projeto temático situa-se no âmbito das investigações acerca da aquisição e do aprendizado inicial típico e atípico da leitura e da escrita da Língua Portuguesa como língua materna. Na interface entre as áreas de conhecimento da Aquisição da Linguagem e das Neurociências, este projeto temático agrega projetos de pesquisa que investigam os seguintes aspectos: a) descrição de variáveis linguísticas, cognitivas e psicossociais no contexto de investigações sobre predição de aprendizado da leitura e da escrita; b) (cor)relação entre consciência linguística – e suas especificidades – e leitura e escrita na etapa da alfabetização; c) desenvolvimento, testagem, conversão ou validação de programas interventivos em caso de aprendizado atípico.

3- Linha de Pesquisa: Texto, sentido e discurso

Título do projeto: DISCURSO, EFEITOS-SENTIDO DE MEMÓRIA E EFEITOS-SENTIDO DE JUSTIÇA EM CASOS DE CRIME DE CORRUPÇÃO
Equipe: Profa. Dra. Maria da Conceição Fonseca-Silva (Coordenadora)
Descrição do projeto: Este projeto temático abarca subprojetos de pesquisa que tentam responder, a partir de princípios e procedimentos da Análise de Discurso, aliados a pressupostos do pensamento de Foulcault, entre outros, e por meio de análises de diferentes materialidades significantes (documentação jurídica: legislação, jurisprudência, doutrina; processos legislativos, processos judiciais e julgamentos e/ou dispositivos midiáticos, entre outros), questões relacionadas aos seguintes eixos temáticos: i) Discurso, efeitos-sentido de memória e efeitos-sentido de justiça no embate politico-jurídico em casos de crime de corrupção; ii) Discurso, efeitos-sentido de memória e de justiça do instituto da delação premiada ou interceptação de comunicações telefônicas, de qualquer natureza, para prova em investigação criminal e em instrução processual penal, no tocante A este projeto temático está vinculado o projeto de pesquisa financiados pelo CNPq, referente ao processos 312955/2013-8.

Projeto: SENTIDOS, SUJEITOS E RELIGIÕES NA RELAÇÃO COM DIFERENTES CAMPOS DISCURSIVOS
Equipe: Profa. Dra. Edvania Gomes da Silva (coordenadora)
Descrição do projeto: O objetivo deste projeto temático é analisar o vínculo entre sentidos, sujeitos e religiões na relação com discursos que atravessam e constituem diferentes campos discursivos, tais como: o político, o científico e o midiático. Trata-se, mais especficamente, de verificar em que medida o discurso religioso encontra-se presente em práticas discursivas vinculadas a diferentes campos. Nesse sentido, este projeto agrega subprojetos de pesquisa que busquem responder a questões relacionadas a dois diferentes eixos temáticos. O primeiro eixo refere-se à descrição dos enunciados materializados nas formulações verbais e não verbais dos materiais analisados, pois defendemos que os discursos atravessam os enunciados, os quais irrompem como acontecimentos na materialidade da língua (ou na materialidade pictórica) de acordo com as condições de possibilidades definidas na/pela prática discursiva. O segundo eixo de análise vincula-se à noção de interdiscurso, pois partimos da hipótese, presente em vários trabalhos de Análise de Discurso, de que os enunciados são configurados e reconfigurados ao longo da história, mas mantêm filiações de sentido com outros enunciados que os precedem e os sucedem, o que se configura numa relação constitutivamente interdiscursiva e, portanto, vinculada a diferentes efeitos de memória.

Título: ARGUMENTAÇÃO, SENTIDO E ACONTECIMENTO EM DIFERENTES MATERIALIDADES SIGNIFICANTES
Equipe: Prof. Dr. Adilson Ventura da Silva e Prof. Dr. Jorge Viana Santos
Descrição do projeto: Este projeto temático agrega, a partir do quadro teórico da Semântica Argumentativa e da Semântica do Acontecimento, projetos de pesquisa que investigam questões ligadas à constituição enunciativa do sentido como prática política, tais como: (a) Espaço de Enunciação e Cena Enunciativa; (b) Línguas e Falantes; (c) Processo de designação de nomes; (d) Enunciação e Textualidade; (e) Argumentação Linguística e Temporalidade; (f) Procedimentos enunciativos para descrição e interpretação de textos.

Título: SENTIDOS DE LIBERDADE E ESCRAVIDÃO NO BRASIL
Equipe: Prof. Dr. Jorge Viana Santos (Coordenador)
Descrição do projeto: Este projeto temático agrega projetos de pesquisa que, com base nos pressupostos teóricos da Semântica do Acontecimento, em combinação com elementos da Semântica Argumentativa, respondem questões relacionadas a sentidos de liberdade e/ou escravidão, propondo investigações em um dos seguintes eixos temáticos: (a) trabalho; (b) raça; (c) cidadania; (c) senhorio/poder, a partir de corpus de documentos circulantes na sociedade brasileira escravagista e/ou contemporânea. A este projeto temático estão vinculados um projeto de pesquisa financiado pela FAPESB (PPP0076/2010) e outro pelo CNPq (71753/2014-9).

Título: A ESCRITA DO TEXTO COMO PROCESSO
Equipe: Profa. Dra. Márcia Helena de Melo Pereira (coordenadora)
Descrição do projeto: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral investigar o texto sob a perspectiva processual, com a intenção de contribuir para a discussão da relação do sujeito com a linguagem, a partir de textos produzidos em gêneros textuais diversos, seja em ambiente escolar (inclusive universitário) ou em outras esferas da atividade humana. Sob essa perspectiva, o projeto abrange subprojetos de pesquisa que buscam investigar questões relacionadas a um dos seguintes eixos temáticos: 1) questões relacionadas à constituição e ao funcionamento dos textos, como aspectos lexicais, coesivos, de coerência, de referenciação, de sequenciação, etc.; 2) questões relacionadas com a crítica genética em sua relação com a Linguística; 3) questões que problematizam a relação texto e gênero textual, em que buscamos discutir a ligação entre estilo e gênero; 4) questões relacionadas à escrita hipertextual, em que buscamos discutir os gêneros advindos das novas tecnologias digitais; 5) questões relacionadas à autoria de textos.

Título do projeto: LINGUÍSTICA, COGNIÇÃO E MULTIMODALIDADE
Equipe: Profa. Dra. Maíra Avelar (Coordenadora do projeto)
Descirção do projeto: Ancorado em abordagens da Linguística Cognitiva, este projeto temático pretende agregar projetos de pesquisa que analisem a inter-relação entre diferentes modalidades de linguagem humana (fala, gestos, expressões faciais, escrita etc) e fenômenos relativos à conceptualização humana – que engloba construtos teórico-metodológicos como: metáforas e metonímias conceptuais, esquemas imagéticos, modelos cognitivos idealizados, integração conceptual, dentre outros. A partir de uma visão não-modular, busca-se analisar fenômenos sociointeracionais, pertencentes a domínios discursivos diversos.