LINHA DE PESQUISA II


II - AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM TÍPICA E ATÍPICA



Título do projeto temático: DESENVOLVIMENTO FONOLÓGICO TÍPICO DE CRIANÇAS GÊMEAS, NÃO GÊMEAS E BILÍNGUES

Coordenadora: Profa. Dra. Maria de Fátima de Almeida Baia

Descrição do projeto : Este projeto temático agrega subprojetos de pesquisa que buscam, com base em dados naturalísticos (espontâneos) e experimentais, investigar aspectos prosódicos e segmentais do desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas e não gêmeas: i) na aquisição do português como língua materna; ii) e na aquisição do português e de outras línguas como língua materna.


Título do projeto temático: ESTUDO DOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA ORALIDADE E DA ESCRITA POR SURDOS E NÃO SURDOS

Coordenadora: Profa. Dra. Adriana Stella Cardoso Lessa de Oliveira

Descrição do projeto : Com a finalidade de investigar os motivos pelos quais os processos de aquisição da língua falada e da língua escrita são marcados de maneira tão diversa, em diferentes situações de aquisição, este projeto temático agrega subprojetos de pesquisa que tentam responder questões relacionadas aos processos de aquisição da fala e da escrita por surdos e não surdos dentro da perspectiva dos pressupostos inatistas de aquisição da linguagem, objetivando especificamente: i) descrever a emergência das sentenças simples e complexas, em português brasileiro e/ou em libras (língua brasileira de sinais), a partir de investigação das estruturas gramaticais dessas línguas, com base no quadro teórico gerativista; ii) e investigar os problemas de aquisição da escrita do português brasileiro por surdos.


Título do projeto temático: AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA FALA, DA LEITURA E DA ESCRITA EM SUJEITOS COM SÍNDROME DE DOWN, COM GAGUEIRA, COM FISSURA PALATINA E COM IMPLANTE COCLEAR

Coordenadora: Profa. Dra. Marian Oliveira
Colaboradora: Profa. Dra. Vera Pacheco

Descrição do projeto: Este projeto temático agrega subprojetos de pesquisa que tentam responder questões relacionadas à inclusão social de crianças, jovens e adultos com síndrome de Down, fissura palatina e implante coclear, a partir da investigação de um dos seguintes aspectos: i) aquisição da linguagem e produção da fala: produções vocálica, consonantal, estrutura silábica, acento, ritmo e entonação; ii) aquisição/produção da escrita: consciência fonológica, processos fonológicos e ortografia; iii) processos de leitura: decodificação e compreensão.


Título do projeto temático: AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA FALA, DA ESCRITA E DA LEITURA DE SUJEITOS COM SÍNDROME DE DOWN E DE SUJEITOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Coordenadora: Profa. Dra. Carla Salati Almeida Ghirello-Pires
Colaboradora: Profa. Dra. Nirvana Ferraz Santos Sampaio

Descrição do projeto: Este projeto temático agrega subprojetos de pesquisa que, com base nos pressupostos da pressupostos da Neurolinguística e da Teoria Histórico-Cultural e considerando a vivência nos contextos do núcleo familiar e escolar, bem como outras vivências socioculturais importantes para a autonomia dos sujeitos na sociedade, objetivam responder questões relacionadas a um dos seguintes eixos temáticos: i) processos de aquisição e de desenvolvimento da linguagem de sujeitos com síndrome de Down; ii) processos de aquisição e de desenvolvimento da linguagem de sujeitos com transtorno do espectro autista.


Título do projeto temático: A LINGUAGEM NAS AFASIAS E NAS NEURODEGENERESCÊNCIAS


Coordenadora: Profa. Dra. Nirvana Ferraz Santos Sampaio
Colaboradora: Profa. Dra. Carla Salati Almeida Ghirello-Pires

Descrição do projeto : Este projeto temático agrega subprojetos de pesquisa que, da perspectiva do arcabouço teórico-metodológico da Neurolinguística, tentam responder questões relacionadas a um dos dois seguintes eixos temáticos: i) processos linguísticos, pragmáticos e discursivos, relacionando linguagem, cérebro e cognição em casos de afasias; ii) processos linguísticos, pragmáticos e discursivos, relacionando linguagem, cérebro e cognição em casos de neurodegenerescências.


Título do projeto temático: AQUISIÇÃO E APRENDIZADO TÍPICO E ATÍPICO DA LEITURA E DA ESCRITA

Coordenador: Prof. Dr. Ronei Guaresi

Descrição do projeto : Este projeto temático situa-se no âmbito das investigações acerca da aquisição e do aprendizado inicial típico e atípico da leitura e da escrita da Língua Portuguesa como língua materna. Na interface entre as áreas de conhecimento da Aquisição da Linguagem e das Neurociências, este projeto temático agrega projetos de pesquisa que investigam os seguintes aspectos: i) descrição de variáveis linguísticas, cognitivas e psicossociais no contexto de investigações sobre predição de aprendizado da leitura e da escrita; ii) (cor)relação entre consciência linguística – e suas especificidades – e leitura e escrita na etapa da alfabetização; iii) desenvolvimento, testagem, conversão ou validação de programas interventivos em caso de aprendizado atípico.