LINHA DE PESQUISA III


III - TEXTO, SIGNIFICADO E DISCURSO



Título do projeto temático: SUJEITO E SENTIDO ENTRE O POLÍTICO E O JURÍDICO: EFEITOS DE MEMÓRIA, EFEITOS DE VERDADE E EFEITOS DE JUSTIÇA

Coordenadora Profa. Dra. Maria da Conceição Fonseca-Silva

Descrição do projeto: Este projeto temático abarca subprojetos de pesquisa que tentam responder, com base em princípios e procedimentos da Análise de Discurso, aliados a pressupostos do pensamento de Foucault, entre outros, e por meio de análises de diferentes materialidades significantes (documentação jurídica: legislação, jurisprudência, doutrina; processos legislativos, processos judiciais e julgamentos e/ou dispositivos midiáticos, entre outros), questões relacionadas aos seguintes eixos temáticos: i) Discurso, efeitos de memória, efeitos de verdade e efeitos de justiça em casos de ilícitos jurídicos, tais como corrupção, crime contra a administração pública e improbidade administrativa , no cenário político brasileiro; ii) Discurso, efeitos de memória, efeitos de verdade e efeitos de justiçaem casos de Crimes de responsabilidade e processo de impeachment, no cenário político brasileiro. A este projeto temático estão vinculados os projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, referentes ao processo 312955/2013-8 e ao processo 312256/2016-7.


Título do projeto temático: SENTIDOS, SUJEITOS E RELIGIÕES NA RELAÇÃO COM DIFERENTES CAMPOS DISCURSIVOS

Coordenadora: Profa. Dra. Edvania Gomes da Silva

Descrição do projeto: O objetivo deste projeto temático é analisar o vínculo entre sentidos, sujeitos e religiões na relação com discursos que atravessam e constituem diferentes campos discursivos, tais como: o político, o científico e o midiático. Trata-se, mais especficamente, de verificar em que medida o discurso religioso encontra-se presente em práticas discursivas vinculadas a diferentes campos. Nesse sentido, este projeto agrega subprojetos de pesquisa que busquem responder a questões relacionadas a dois diferentes eixos temáticos. O primeiro eixo refere-se à descrição dos enunciados materializados nas formulações verbais e não verbais dos materiais analisados, pois defendemos que os discursos atravessam os enunciados, os quais irrompem como acontecimentos na materialidade da língua (ou na materialidade pictórica) de acordo com as condições de possibilidades definidas na/pela prática discursiva. O segundo eixo de análise vincula-se à noção de interdiscurso, pois partimos da hipótese, presente em vários trabalhos de Análise de Discurso, de que os enunciados são configurados e reconfigurados ao longo da história, mas mantêm filiações de sentido com outros enunciados que os precedem e os sucedem, o que se configura numa relação constitutivamente interdiscursiva e, portanto, vinculada a diferentes efeitos de memória.


Título do projeto temático: DISCURSIVIDADES DA REDE MIDIÁTICA DIGITAL E RELAÇÕES DE TERRITORIALIDADE VIRTUAL

Coordenadora: Profa. Dra. Gerenice Cortes

Descrição do projeto temático : o projeto tem por objetivo investigar, a partir dos aportes teórico-metodológicos da Análise de Discurso, o funcionamento discursivo das materialidades midiáticas digitais, com foco nas relações de poder e embates instituídos no ciberespaço e no trabalho de leitura de arquivos, considerando a internet no jogo de forças entre memória e acontecimento. Agrega subprojetos que busquem responder questões relacionadas aos seguintes eixos temáticos: i) A gestão e o controle no/do espaço virtual para a sedimentação do discurso dominante, e, ao mesmo tempo, a ocupação desse espaço como gesto de resistência e deslizamento de sentidos; ii) Processos de leitura discursiva de arquivos digitais (notadamente das redes sociais): efeito-autoria, efeito-leitor, interlocução discursiva e posições-sujeito.


Título do projeto temático: CONSTITUIÇÃO ENUNCIATIVA DO SENTIDO

Coordenador: Prof. Dr. Adilson Ventura da Silva

Descrição do projeto : Este projeto temático agrega, a partir do quadro teórico da Semântica Argumentativa e da Semântica do Acontecimento, projetos de pesquisa que investigam questões ligadas à constituição enunciativa do sentido, tais como: (a) Espaço de Enunciação e Cena Enunciativa; (b) Línguas e Falantes; (c) Processo de designação de nomes; (d) Enunciação e Textualidade; (e) Argumentação Linguística e Temporalidade; (f) Procedimentos enunciativos para descrição e interpretação de textos.


Título do projeto temático: SENTIDOS DE LIBERDADE E ESCRAVIDÃO NO BRASIL

Coordenador: Prof. Dr. Jorge Viana Santos

Descrição do projeto : Este projeto temático agrega projetos de pesquisa que, com base nos pressupostos teóricos da Semântica do Acontecimento, em combinação com elementos da Semântica Argumentativa, respondem questões relacionadas a sentidos de liberdade e/ou escravidão, propondo investigações em um dos seguintes eixos temáticos: (a) trabalho; (b) raça; (c) cidadania; (c) senhorio/poder, a partir de corpus de documentos circulantes na sociedade brasileira escravagista e/ou contemporânea. A este projeto temático estão vinculados um projeto de pesquisa financiado pela FAPESB (PPP0076/2010) e outro pelo CNPq (71753/2014-9).


Título do projeto temático: A ESCRITA DO TEXTO COMO PROCESSO

Coordenadora: Profa. Dra. Márcia Helena de Melo Pereira

Descrição do projeto : Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral investigar o texto sob a perspectiva processual, com a intenção de contribuir para a discussão da relação do sujeito com a linguagem, a partir de textos produzidos em gêneros textuais diversos, seja em ambiente escolar (inclusive universitário) ou em outras esferas da atividade humana. Sob essa perspectiva, o projeto abrange subprojetos de pesquisa que buscam investigar questões relacionadas a um dos seguintes eixos temáticos: i) questões relacionadas à constituição e ao funcionamento dos textos, como aspectos lexicais, coesivos, de coerência, de referenciação, de sequenciação, etc.; ii) questões relacionadas com a crítica genética em sua relação com a Linguística; iii) questões que problematizam a relação texto e gênero textual, em que buscamos discutir a ligação entre estilo e gênero; iv) questões relacionadas à escrita hipertextual, em que buscamos discutir os gêneros advindos das novas tecnologias digitais; v) questões relacionadas à autoria de textos.


Título do projeto temático: LINGUÍSTICA, COGNIÇÃO E MULTIMODALIDADE

Coordenadora: Profa. Dra. Maíra Avelar

Descirção do projeto : Ancorado em abordagens da Linguística Cognitiva, este projeto temático pretende agregar projetos de pesquisa que analisem a inter-relação entre diferentes modalidades de linguagem humana (fala, gestos, expressões faciais, escrita etc) e fenômenos relativos à conceptualização humana – que engloba construtos teórico-metodológicos como: metáforas e metonímias conceptuais, esquemas imagéticos, modelos cognitivos idealizados, integração conceptual, dentre outros. A partir de uma visão não-modular, busca-se analisar fenômenos sociointeracionais, pertencentes a domínios discursivos diversos.