Disciplinas e Ementas

ANÁLISE DE DISCURSO
Ementa
Fundamentos epistemológicos do campo da Análise de discurso. Relações entre o linguístico e o histórico; entre linguagem e memória discursiva; entre posições de sujeito e dispositivos de subjetivação; entre memória discursiva e formas conflituosas de inscrição da historicidade nos processos de significação da linguagem. O discurso como estrutura e acontecimento, como memória e atualidade.

AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM I
Ementa
Aquisição das propriedades sintáticas de uma determinada língua ou de fenômenos sintáticos específicos em várias línguas, na perspectiva da Teoria de Princípios e Parâmetros da Gramática Gerativa. Aquisição do português como língua materna e como segunda língua, especificamente no caso de sua aquisição pelos surdos.

AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM II
Ementa
A argumentação e a narrativa na fala da criança: o seu estatuto linguístico e discursivo. A argumentação como contraponto à deriva/dispersão no diálogo e a narrativa do ponto de vista de sua eficácia simbólica. As estruturas narrativas e argumentativas na escrita da criança. Contribuições e limites de pesquisas na abordagem da pragmática para os estudos da narrativa e da argumentação na fala e na escrita da criança.

DISCURSO, SENTIDO E SUBJETIVIDADE
Ementa
Discurso e sistemas simbólicos de significação. Movimento de repetição, esquecimento, transformação e atualização dos discursos em diferentes narrativas, em diferentes materialidades simbólicas de significação que circulam na sociedade. O sentido como efeito e subjetividades.

DISCURSO, SUJEITO E INSTITUIÇÕES
Ementa
Linguagem, discurso e identidade. Práticas discursivas institucionais e não institucionais. Embates sócio-históricos nas construções discursivas. Os discursos como locus de lutas dos sujeitos/instituições e projetos sócio-culturais.

ESTUDOS EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E EM NEUROLINGUÍSTICA
Ementa
Questões centrais tratadas pelas teorias em aquisição da linguagem: as diferentes hipóteses. Caracterização da área de Neurolinguística e sua relação com outras disciplinas que tratam de fenômenos linguístico-cognitivos. Procedimentos de pesquisa e métodos de constituição de corpus na área de Aquisição da Linguagem e de Neurolinguística.

ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEXTUAL
Ementa
Aspectos históricos, conceituais e metodológicos da Linguística Textual; principais conceitos mobilizados pelo campo: concepções de língua, de texto, de sentido, de sujeito, de textualidade, de contexto, de coesão e de coerência; relação entre gêneros e textos: gêneros escritos e gêneros orais;relação entre gênero e discurso: a tradição bakhtiniana;relação entre gênero e estilo: estilo individual e estilo de gênero; texto e cognição: a construção sociocognitiva da referência; texto e hipertexto: o conceito de hipertexto, as condições de textualidade no hipertexto, a coesão e coerência hipertextuais, a leitura no hipertexto, os gêneros no hipertexto.

FILOSOFIA DA LINGUAGEM
Ementa
A importância da linguagem para a Filosofia. A linguagem como "horizonte do ser" na filosofia contemporânea (o giro linguístico). Abordagens contemporâneas da filosofia da linguagem (teorias da verdade e do significado, concepção de jogos de linguagem, dos atos de fala e de comunidade de comunicação.

FONÉTICA E FONOLOGIA
Ementa
A produção da fala: processos aerodinâmicos, fonatórios e articulatórios. Modos e lugares de articulação. Vogais e consoantes. Sílaba. Prosódia. A organização dos sons em sistemas fonológicos à luz de teorias fonológicas. Processos e representações fonológicas.

GRAMÁTICA FUNCIONAL: TEORIA E DESCRIÇÃO
Ementa
Abordagens funcionalistas da gramática. Teoria dos Protótipos. Iconicidade. Marcação. A mudança linguística sob a ótica funcionalista. Gramaticalização. Unidirecionalidade. Gramaticalização e gramáticas das construções. Sociofuncionalismo.

INTRODUÇÃO AO PROJETO HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS
Ementa
O Projeto História das Ideias Linguísticas e sua perspectiva teórica. Construção do saber metalinguístico: história da ciência e história das instituições. Instrumentos de gramatização: o dicionário e a gramática. Política de Línguas no Brasil.

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM
Ementa
Visão geral do Fenômeno da linguagem e de seus métodos de investigação científica, considerando temas como: linguagem e sociedade, linguagem e línguas naturais, a língua como objeto de estudo, o problema do objeto e do método, áreas da lingüística, a linguística e outras ciências. Apresentação e problematização de fatos de linguagem pertinentes para as teorias linguísticas.

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS GRAMATICAIS DE LÍNGUAS NATURAIS
Ementa
A dicotomia língua e fala. O conceito de língua em diferentes perspectivas teóricas. Noções de gramática: dos estudos clássicos aos dias atuais. Os níveis de análise gramatical e seus respectivos objetos de investigação. A interface entre fonética/fonologia/morfologia e sintaxe.

LINGUAGEM E COGNIÇÃO
Ementa
Estudos , no contexto de interface Linguística/Neurociências, de aspectos cognitivos que subjazem a aquisição e o aprendizado, tanto típico quanto atípico, da leitura e da escrita. Processamento e compreensão da leitura. Procedimentos e instrumentos de avaliação da compreensão e do processamento da leitura. Alternativas de intervenção em caso de aprendizado atípico.

MORFOLOGIA
Ementa
O objeto de estudo da morfologia. Critérios de análise morfológica segundo diferentes teorias linguísticas. Morfologia flexional e derivacional, relações com a fonologia e a sintaxe.

NEUROLINGUÍSTICA
Ementa
Teorização linguística das afasias e de outros fenômenos neurolinguísticos. Avaliação neurolinguística. Relação entre normalidade e patologia nos estudos de linguagem. Análise de dados de linguagem em contexto patológico.

SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO
Ementa
O conceito de enunciação. Acontecimento enunciativo: a temporalidade na enunciação. Espaço de enunciação: línguas e falantes. A constituição enunciativa do sentido. Processos de subjetivação: cisão do sujeito na cena enunciativa. Procedimentos enunciativos: reescrituração e articulação. Enunciação e textualidade. Designação e os Domínios Semânticos de Determinação.

SENTIDO E ARGUMENTAÇÃO
Ementa
Argumentação e sentido nos estudos retóricos e linguísticos. Teorias modernas da argumentação. Fundamentos e vertentes da Teoria da Argumentação na Língua. Escalas argumentativas, topoi, polifonia, blocos semânticos. Argumentação, sentido e história nos estudos semânticos.

SINTAXE
Ementa
Organização e funcionamento do léxico. Estruturação sintática das línguas humanas. Sintaxe do português e estudos de sintaxe comparada. A relação entre mudança sintática e a aquisição da linguagem.

TÓPICOS DE ESTUDOS EM LINGUAGEM I
Ementa
Estudo de temas relacionados aos projetos de pesquisa dos alunos.

TÓPICOS DE ESTUDOS EM LINGUAGEM II
Ementa
Estudo de temas relacionados aos projetos de pesquisa dos alunos.

TÓPICOS DE ESTUDOS EM LINGUAGEM III
Ementa
Estudo de temas relacionados aos projetos de pesquisa dos alunos.

VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUISTICA
Ementa
O campo da Sociolinguística: história e conceituação. O estudo da variação e mudança linguística nas línguas naturais e sua correlação com fatores de natureza estrutural e não estrutural. O modelo sociolinguístico quantitativo e qualitativo: pressupostos básicos e procedimentos metodológicos. Tópicos de variação e mudança: (i) estudos dialetológicos; (ii) estudos sócio-históricos; (iii) estudos gramaticais.

PESQUISA ORIENTADA I - DISSERTAÇÃO
Ementa
Acompanhamento individual ou em grupo das pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos, visando à elaboração de suas respectivas dissertações, garantindo-se a utilização de referencial teórico-metodológico adequado, precisão conceitual e a coerência interna dos projetos.

PESQUISA ORIENTADA II - DISSERTAÇÃO
Ementa
Acompanhamento individual ou em grupo das pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos, visando à elaboração de suas respectivas dissertações, garantindo-se a utilização de referencial teórico-metodológico adequado, precisão conceitual e a coerência interna dos projetos.

TIROCÍNIO DOCENTE I
Ementa
Planejamento, organização, desenvolvimento e avaliação de cursos, seminários e outras atividades vinculadas aos currículos dos cursos de graduação, bem como às linhas de pesquisa do Curso de Mestrado em Linguística, buscando efetivar a integração entre a pesquisa, a pósgraduação e a graduação.

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES I
Ementa
Apresentação de trabalhos em eventos de reconhecido mérito acadêmico; organização de eventos acadêmicos no Curso; participação em outras atividades acadêmicas que visam ao desenvolvimento da dissertação. A participação nas atividades dependerá da aprovação do professor/orientador.

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES II
Ementa
Apresentação de trabalhos em eventos de reconhecido mérito acadêmico; organização de eventos acadêmicos no Curso; participação em outras atividades acadêmicas que visam ao desenvolvimento da dissertação. A participação nas atividades dependerá da aprovação do professor/orientador.