PPGMLS

Programa de Pós-Graduação em

Memória: Linguagem e Sociedade

Apresentação


Em decorrência de encontros e diálogos, iniciados no início de 2005, entre membros dos grupos de pesquisas cadastrados no CNPq e autorizados pela Uesb - Grupo de Pesquisa Museu Pedagógico: Educação Escolar, Grupo de Pesquisa Museu Pedagógico: Educação Não-Escolar, Grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento, Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos, Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso, Grupo de Pesquisa Literatura e História Social e Grupo de Pesquisa Teoria e História Literária - e como prolongamento das atividades acadêmicas e dos projetos de pesquisa dos docentes-pesquisadores desses grupos, buscou-se uma plataforma intelectual e institucional comum para criar o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Memória: Linguagem e Sociedade, com área de concentração em: Multidisciplinaridade da Memória e com duas linhas de pesquisa, quais sejam: a) Memória, Cultura e Educação; b) e Memória, Discursos e Narrativas, como campos de investigação e problematização da memória, linguagem e sociedade, privilegiando a perspectiva teórico-epistemológica e a análise crítica. A proposta do Curso de Mestrado Acadêmico foi avaliada, aprovada e recomendada pelo Comitê Técnico Científico – CTC- da CAPES, que lhe atribuiu a nota 4, em julho de 2007, bem como no triênio 2007-2009. A proposta do Curso de Doutorado Acadêmico foi avaliada, aprovada e recomendada pelo Comitê Técnico Científico – CTC- da CAPES, que lhe atribuiu a nota 4, em dezembro de 2011.

O Programa integra o sistema de Pós-Graduação do País com um quadro de docentes permanentes constituído por vinte (20) professores doutores e um quadro de professores colaboradores constituído de três (3) professores doutores.

Os pedidos de recredenciamento e credenciamento de docentes no quadro permanente e no quadro de colaboradores para atuarem nos dois cursos são avaliados pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade seguindo os critérios estabelecidos no Regulamento do Programa.

Para obtenção do grau de Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade, o aluno deverá:

I. obter 8 (oito) créditos relativos às disciplinas obrigatórias ligadas diretamente à área de concentração; 4 (quatro) créditos relativos às disciplinas obrigatórias ligadas às linhas de pesquisa; 8 (oito) créditos relativos às disciplinas optativas, indicadas pelo orientador; 4 (quatro) créditos relativos às atividades acadêmicas complementares e 2 (dois) créditos relativos às atividades de estágio de docência;
II. ser aprovado no Exame de Qualificação da Dissertação;
III. ter aprovada sua Dissertação, equivalente a 10 (dez) créditos.

O prazo máximo para a integralização do Curso de Mestrado é de 24 (vinte e quatro) meses. E, no prazo máximo de 3 (três) semestres cursados, o aluno deverá submeter a dissertação a Exame de Qualificação.

Para a obtenção do grau de Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade, o aluno deverá:

I- integralizar 12 (doze) créditos em disciplinas obrigatórias ligadas diretamente à área de concentração; 4 (quatro) créditos em disciplinas obrigatórias ligadas às linhas de pesquisa; 12 (doze) créditos em disciplinas optativas; 16 (dezesseis) créditos em atividades acadêmicas complementares; e 4 créditos em atividades de tirocínio docente;
II. ser aprovado no Exame de Qualificação;
III. ter aprovada sua Tese equivalente a 24 (vinte e quatro) créditos.

O prazo máximo para a integralização do Curso de Doutorado é de 48 (quarenta e oito) meses. E, no prazo máximo de 4 (quatro) semestres cursados, o aluno deverá submeter a Tese a Exame de Qualificação.

As atividades do Programa desenvolvidas em regime de tempo integral. .

Poderão submeter-se ao processo seletivo do Curso de Mestrado Acadêmico em Memória: Linguagem e Sociedade candidatos graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, não importando a área na qual obtiveram seu diploma. .

Poderão submeter-se ao processo seletivo ao Curso de Doutorado Acadêmico em Memória: Linguagem e Sociedade candidatos portadores de diploma ou atestado de conclusão de Curso de Mestrado Acadêmico, credenciado e reconhecido pela CAPES, não importando a área na qual obtiveram seu diploma. .