PPGMLS

Programa de Pós-Graduação em

Memória: Linguagem e Sociedade

Memória, Cultura e Educação

 

Título do projeto: MEMÓRIA E A RELAÇÃO ESTADO, IGREJA E EDUCAÇÃO NO BRASIL NOS CONTEXTOS COLONIAL, IMPERIAL E REPUBLICANO
Docente responsável: Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro
Descrição do projeto: Este projeto temático tem como objeto de investigação a tensão entre Estado, Igreja e Educação no Brasil. A perspectiva é a atuação das ordens religiosas, mormente aquelas que, além da educação missionária também se dedicaram a fundar instituições de ensino, como escolas, colégios e internatos. Além disso, considera-se qualquer aspecto do fenômeno que venha a contribuir para uma compreensão científica da realidade estudada. Um problema de pesquisa, central, norteia a revisão da literatura, a coleta e as análises: Quais foram as razões essenciais dos conflitos entre o Estado, a Igreja e os intelectuais da Educação, nos contextos colonial, imperial e republicano e, prevalentemente, no contexto imediatamente antecedente e imediatamente subsequente ao Projeto Colúmbia? A hipótese central é a de que na História da Igreja esteve sempre presente a questão do poder, inclusive, como elemento indispensável para a própria sobrevivência da Igreja. Tomando como medida a categoria da contradição dialética, pode-se observar que na história da Igreja a questão do poder em todas as suas variações, como: disputa pelo poder, manutenção do poder, seguida pelas ameaças da perda de poder, novas disputas, tentativa de manutenção e novas perdas, esteve presente. Este projeto temático abarca subprojetos de pesquisa, pois, que visam a revisar a História da Igreja Católica no Brasil e a mapear as ordens religiosas que atuaram no Brasil, analisando as suas propostas para a formação dos seus próprios quadros, para a educação missionária, catequética e escolar, observando as questões e hipótese central apresentada.

Título do projeto: MEMÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO
Docente responsável: Profa. Dra. Ana Elizabeth Santos Alves
Descrição do Projeto: Este projeto temático abarca subprojetos que discutem as categorias trabalho, educação, qualificação profissional e divisão sexual do trabalho, associando memória e história, a partir dos postulados marxistas. O recorte temporal situa-se entre os séculos XX e XXI. As questões levantadas dizem respeito às diversas práticas de trabalho que se articulam entre as atividades produtivas e reprodutivas em unidades de produção tradicional rural e se reproduzem no modo de produção capitalista, como também as possibilidades educativas no exercício do trabalho profissional e doméstico.

Título do projeto: MEMÓRIA E HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS CONTRA-HEGEMÔNICAS NO BRASIL
Docente responsável: Prof. Dr. Cláudio Eduardo Felix dos Santos
Descrição do projeto: Este projeto temático visa a responder questões relacionadas ao desenvolvimento do pensamento pedagógico de esquerda no Brasil a partir da análise histórica e das memórias de organizações populares, sindicais ou políticas, bem como de educadoras(es) e intelectuais, em relação aos fundamentos, tendências e práticas educativas que se reivindicam críticas. Desse modo, os subprojetos de pesquisa vinculados ou que pretendem se vincular ao projeto buscam responder questionamentos relacionados um dos seguintes eixos: a) papel do conhecimento em suas formas científicas, artísticas e filosóficas na luta contra a alienação na perspectiva das ideias e/ou experiências pedagógicas contra-hegemônicas; b) forma como educação escolar tem sido abordada pela esquerda no Brasil em relação aos enfrentamentos postos pela luta de classes; c) relação entre: i) conhecimento popular e erudito; ii) educação escolar e não-escolar; iii) conteúdo e forma nas proposições pedagógicas que se reivindicam críticas; d) contradições, limites e avanços de teorias e práticas educativas críticas no interior do modo capitalista de produção da vida.

Título do projeto: MEMÓRIA, POLÍTICA EDUCACIONAL E PROCESSOS DITATORIAIS NO BRASIL
Docente responsável: Profa. Dra. Lívia Diana Rocha Magalhães
Descrição do projeto: Este projeto temático abarca subprojetos que tem como objetivo responder a questões relacionadas a história e memória das políticas educacionais e experiências sociais durante e após a ditadura civil-militar brasileira, observando memórias individuais, coletivas, geracionais, sociais, públicas, entre outras, de um processo autoritário que continua incidindo no presente.

Título do projeto: MEMÓRIA, VIOLÊNCIA, INFÂNCIA e JUVENTUDE NO BRASIL
Docente responsável: Prof. Dr. João Diógenes Ferreira dos Santos
Descrição do projeto: Este projeto temático busca investigar interfaces da violência no que se refere ao universo infanto-juvenil, entendendo as categorias infância, adolescência e juventude de forma múltipla, tecidas por aspectos sociais, como classe, relação de gênero, diversidade sexual, étnico-racial, entre outros. O aumento vertiginoso da violência, nas suas diferentes formas, configura-se como uma das questões centrais da problemática social na atualidade. Todavia, este não é um fenômeno unicamente contemporâneo, pois respeitando as especificidades históricas, esteve presente nas sociedades em suas variadas formas, demonstrando, assim, seu caráter multifacetado. Em países como o Brasil, onde a distribuição de renda é extremamente desigual, a violência alcançou tamanha dispersão, magnitude e frequência, que deixou de ser tratada apenas como uma questão da justiça, para ganhar o status de problema social, cuja falta de políticas públicas por parte do Estado agrava ainda mais tal situação, entre outras. Dentre as formas de violência, os subprojetos de pesquisa vinculados ou que pretendem se vincular a este protejo temático devem responder questões relacionadas à violência contra crianças, adolescentes e jovens, violência que mantém relação com a cultura política brasileira, expressa nas diferentes formas de opressões (machismo, sexismo, racismo, homofobia, ódio de classe, etc.), perceptível nos aspectos disciplinares e de controle da sociedade ocidental.

Título do projeto: MEMÓRIA, RELAÇÕES AFETIVAS EVIOLÊNCIA CONTRA MULHERES
Docente responsável: Profa. Dra. Tânia Rocha de Andrade Cunha
Descrição do projeto: Este projeto temático abarca subprojetos de pesquisa que buscam responder questões relacionadas à memória, às relações afetivas e à violência contra a mulher, compreendidos como fenômenos multifacetados presentes na vida de mulheres de todas as classes sociais e raças/etnias, ainda que de maneira diferenciada. Considerando que ao longo do século XX as mulheres alcançaram importantes e definitivas conquistas: mudanças nas taxas de fecundidade; nos níveis educacionais; participação no mercado de trabalho; redefinição de papéis no interior da família e na sociedade; avanços nos campos jurídicos, nas agendas governamentais, resultando no desenvolvimento de políticas públicas em diversas áreas, nomeadamente na família, educação, trabalho e em outros setores, a desigualdade entre homens e mulheres ainda é uma realidade na qual persistem resquícios de um poder patriarcal instituído de forma mais ou menos explicita nas diversas áreas sociais. A construção social baseada no gênero aprisionou homens e mulheres a funções sociais pouco facilitadoras do desenvolvimento da mulher e das suas expectativas pessoais enquanto sujeito de pleno direito, uma vez que neste contexto, temos uma mulher, via de regra, que assume uma dupla jornada de trabalho e que vivencia conflitos e culpas em relação à maternidade e ao lar, por um lado, e à realização pessoal por outro. Esses fatores têm ocasionado sérios problemas conjugais, entre os quais a violência presente nas relações afetivas. Assim, não obstante as conquistas femininas persistem as desigualdades entre mulheres e homens na relação conjugal.

Título do projeto: MEMÓRIA, ESCRAVIDÃO E MESTIÇAGENS NO NOVO MUNDO
Docente responsável: Profa. Dra. Isnara Pereira Ivo
Descrição do projeto: São propostas, neste projeto temático, reflexões para elaboração de uma história e memória em perspectiva comparada e conectada. Para tanto, as construções das ideias, a interpretação das fontes históricas e a consideração das múltiplas historicidades contidas em um objeto de estudo devem ser contempladas a partir dos seguintes eixos temáticos: 1) releitura dos encontros culturais que conformaram as identidades dos sujeitos, as hierarquias sociais e as instituições sociais e políticas do passado e contemporâneas; 2) revisão de conceitos, categorias e termos elaborados a partir de uma perspectiva moderna e, exclusivamente, eurocêntrica; 3) reavaliação conectiva e comparada das presenças africana, indígena, europeia e asiática nas cidades, nas práticas religiosas, econômicas e administrativas dos sociedades; 4) reinterpretação das materialidades, saberes e costumes resultantes de encontros culturais multifacetados expressos em livros (romanescos ou técnicos), tratados medicinais, ideias religiosas, práticas cura e usos da Naturalia e Mirabilia. Assim, temas contemporâneos ou do passado que considerem essas reflexões de reelaborações e releituras relacionam-se à proposta temática.

Título do Projeto: MEMÓRIA, CINEMA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO CULTURAL
Docentes responsáveis: Profa. Dra. Milene de Cássia Silveira Gusmão e Prof. Dr. Edson da Silva de Farias
Descrição do projeto: Este projeto temático abarca subprojetos de pesquisa que investigam ou objetivam investigar questões que dizem respeito às relações entre memória e processos de formação cultural. A perspectiva analítica respalda-se no pressuposto de que a memória, sempre mediada pelos processos permanentes de aprendizado que engendram práticas humanas, parametram as possibilidades expressivas, tanto diz respeito à estocagem de saberes veiculados pela linguagem quanto se refere aos mecanismos de transmissão entre as gerações e aos processos de significação que moldam regularidades sociais. Pretende-se, assim, mapear, a partir das relações entre produção e consumo no âmbito cinema e do audiovisual, experiências, trajetórias e práticas sociais.

Título do projeto: MEMÓRIA, CULTURA E EXPERIÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
Docente responsável: Prof. Dr. Edson Silva de Farias 
Descrição do projeto: Quando nos referimos ao problema da memória, um dos pontos que permanece candente e logo se descortina alvo de polêmicas são os critérios para indicar e aferir a apresentação adequada dos domínios mnemônicos. Este projeto temático abarca subprojetos de pesquisa que investigam ou objetivam investigar e discutir, na perspectiva de diferentes competências disciplinares, questões relacionadas à memória como objeto multifocal, cultura e experiências contemporâneas, em diferentes formas de expressão, que incluem corpora constituídos de diferentes materialidades imagéticas veiculadas nos mais variados suportes midiáticos.

Título do projeto: MEMÓRIA, CIDADE, CORPO E CULTURA
Docente responsável: Felipe Eduardo Ferreira Marta
Descrição do projeto: Este projeto temático abarca subprojetos que objetiva investigar questões relacionadas à memória referente ao processo de desenvolvimento da Educação Física, dos Esportes, da Saúde, e do Exercício Físico e seu lugar no ideário de modernização das cidades brasileiras. Fontes orais, impressas e visuais que ao ser estudadas em seu conjunto permitem a emergência sujeitos históricos e memórias, muitas vezes conflitantes, a respeito do processo de desenvolvimento das cidades. As condições de possibilidade que permitiram existência no viver urbano de elementos pertencentes ao espectro da inter-relação presente no binômio corpo e cultura.

Título do projeto: MEMÓRIA, POLÍTICAS E REPRESENTAÇÕES SOBRE ÁLCOOL E DROGAS
Docente responsável: Profa. Dra. Luci Mara Bertoni
Descrição do projeto: Este projeto temático tem como objetivo investigar as representações sociais e as políticas públicas relacionadas ao uso/abuso de drogas lícitas e ilícitas. Historicamente, a temática sempre esteve nas diversas comunidades e sociedades. Porém, as transformações ocorridas em relação ao uso de drogas e as distintas representações que se têm sobre essas vão mudando ao longo dos tempos e influenciando comportamentos, políticas e normas de condutas. A relação de homens e mulheres com os diversos tipos de drogas e suas consequências tem sido alvo de diversas análises em diferentes áreas do conhecimento. Os subprojetos de pesquisa que se vinculam ou pretendem se vincular a este projeto temático devem/buscam responder questões, portanto, ligadas a essa relação. A hipótese geral do projeto temático é de que a mídia, as políticas públicas de saúde e de educação, as constituições das identidades e de socialização de gênero e as próprias representações sociais podem constituir-se em fatores de influência no aumento ou não do consumo e do uso abusivo de drogas e álcool entre homens e mulheres.

Título do projeto: MEMÓRIA E CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS GOSTOS: RELAÇÕES ENTRE CULTURA, MERCADO E CONSUMO
Docente responsável: Profa. Dra. Maria Salete de Souza Nery
Descrição do projeto: Este projeto temático tem por objetivo investigar o processo social de formação dos gostos e produção/consumo de bens no contexto do capitalismo a partir das dinâmicas e cruzamentos entre modos de vida e relações de poder em perspectiva sócio-histórica. Os subprojetos de pesquisa vinculados ou que pretendem se vincular a este projeto temático devem/buscam responder questões voltadas para os complexos mecanismos de trocas e relações, em suas assimetrias e redes extensas, por vezes internacionais, que redundaram na conformação de gostos singulares que, naturalizados, tendem a ser esquecidos enquanto coisa social e foram reelaborados na forma de objetos de consumo de diferentes natureza.