PPGMLS

Programa de Pós-Graduação em

Memória: Linguagem e Sociedade

Memória, Discursos e Narrativas

 

Título do projeto: MEMÓRIA, DISCURSO E RELIGIÃO NA RELAÇÃO COM OS CAMPOS POLÍTICO, CIENTÍFICO E MIDIÁTICO
Docente responsável: Profa. Dra. Edvania Gomes da Silva (responsável) e Profa. Dra. Maria da Conceição Fonseca-Silva (colaboradora)
Descrição do projeto: O objetivo deste projeto temático é analisar o vínculo entre memória e discurso religioso na relação com discursos que atravessam e constituem os campos político, científico e midiático. Trata-se de verificar em que medida o discurso religioso encontra-se presente em materialidades discursivas relacionadas a um desses campos. Nesse sentido, interessa-nos, neste projeto, subprojetos de pesquisa que busquem responder a questões relacionadas a três diferentes eixos temáticos, quais sejam: i) Memória e discurso religioso nas relações de sentido que atravessam o campo político; ii) Memória e discurso religioso nas relações de sentido que atravessam o campo científico; iii) Memória e discurso religioso em textos materializados na mídia (em veículos institucionalizados e também na chamada mídia alternativa).

Título do projeto: MEMÓRIA, DISCURSO POLÍTICO, DISCURSO JURÍDICO E DESLIZAMENTO DE SENTIDO
Docente responsável: Profa. Dra. Maria da Conceição Fonseca-Silva (docente responsável) e Profa. Dra. Edvania Gomes da Silva 
Descrição do projeto: O projeto temático tem como objetivo geral responder questões relacionadas a quatro eixos temáticos: 1) Memória e efeitos de sentido da assunção político-jurídica do sujeito político (mulher e homem) nas esferas de poder (legislativo, executivo ou judiciário); 2) Memória, efeitos de memória e efeitos de justiça em casos de crimes de corrupção, nas suas diversas tipificações, e de pena; 3) Memória, efeitos de memória e efeitos de justiça em casos de crimes sexuais, nas suas diversas tipificações, e de pena; 4) Memória e tratados de Direitos Humanos no ordenamento jurídico brasileiro. Em síntese, o projeto temático abarca, pois, subprojetos de pesquisa que, por meio de diferentes materialidades significantes ou narrativas (a exemplo de leis, projetos de lei, processos judiciais ou dispositivos midiáticos, entre outros), buscam responder questões relacionadas a um destes eixos temáticos apresentados. Para os editais 150 e 151/2016, os subprojetos de pesquisa deverão apresentar questões relacionadas somente um dos dois eixos temáticos, a saber: eixo 2 ou eixo 3.

Título do projeto: MEMÓRIA, EFEITOS DE MEMÓRIA E EFEITOS DE JUSTIÇA EM CRIMES DE CORRUPÇÃO E DE CRIMES SEXUAIS
Docente responsável: Profa. Dra. Maria da Conceição Fonseca-Silva
Descrição do projeto: Este projeto temático tem como objetivo geral responder a questões relacionadas a dois eixos temáticos: 1) Memória, efeitos de memória e efeitos de justiça em casos de crimes de corrupção, nas suas diversas tipificações; 2) Memória, efeitos de memória e efeitos de justiça em casos de crimes sexuais, nas suas diversas tipificações. O projeto temático abarca, pois, subprojetos de pesquisa que, por meio de diferentes materialidades significantes ou narrativas (a exemplo de leis, projetos de lei, processos judiciais, dispositivos midiáticos, entre outros), buscam responder questões relacionadas a um destes dois eixos temáticos apresentados.

Título do projeto: MEMÓRIA, PENSAMENTO E PSICANÁLISE
Docente responsável: Prof. Dr. Auterives Maciel Junior (docente responsável) e Profa. Maria da Conceição Fonseca-Silva (Colaboradora)
Descrição do projeto: Como objetivo geral de pesquisa, este projeto temático busca problematizar a singularidade da memória e do pensamento psicanalítico – diferenciando-o tanto do pensamento filosófico, quanto do pensamento cientifico -, a partir da construção freudiana, das contribuições de Donald Winnicott, Sandor Ferenczi, Melanie Klein e Jacques Lacan. Neste sentido, o projeto temático abarca subprojetos de pesquisa que tentam responder questões relacionadas a um dos três eixos temáticos: 1) Memória, fundamentos da metapsicologia Freudiana e a diferença existente entre Psicanálise, Filosofia e Ciência; 2) Memória, clínica psicanalítica e estruturas clinicas; 3) Memória, diferentes concepções da clinica psicanalítica na historia da psicanálise e a problemática do sujeito contemporâneo.

Título do projeto: MEMÓRIA, FEMINISMO E GÊNERO
Docente responsável: Profa. Dra. Rita Maria Radl
Descrição do projeto: Este projeto temático abarca subprojetos de pesquisa que buscam, numa perspectiva científica multidisciplinar, responder questões, no contexto nacional ou no contexto internacional ou ambos, relacionadas à memória, relações e papéis de gênero e das mulheres, , com vistas a ajudar a construção e difusão de conhecimento sobre a temática, em diferentes campos: educação, psicologia, ciências sociais, história, linguística, filosofia, biologia, médicina e direito, entre outros).

Título do Projeto: MEMÓRIA, HISTÓRIA E DISCURSO IDEOLÓGICO COMO MANUTENÇÃO DO STATUS QUO.
Docente responsável: Prof. Dr. José Rubens Mascarenhas de Almeida
Descrição do Projeto: Este projeto temático abarca subprojetos que buscam responder questões relacionadas a temas e processos relacionados às categorias História, memória e ideologia; e à distinção teórica entre fatos e interpretação/representação, tendo por ponto de partida a relação Memória, História e Ideologia. Para tanto, considera as práticas sociais como aspecto fundamental tanto nos distintos campos das ciências humanas quanto nas ciências sociais, partindo do pressuposto de que o fazer social adquire, na História Oficial, formas ideológicas traduzidas como memórias e vice-versa. O recorte centra-se do século XX à atualidade. A premissa central é que a supracitada relação seja sustentada por uma rede de poder/saber que determina o que pode e o que deve ser dito ou silenciado sobre as formas e as práticas de exercício do poder. Assim, o projeto temático busca investigar o processo de constituição e representação social sobre a realidade. No contexto, busca identificar as posições sociais dos sujeitos interpelados ideologicamente em seu processo de sua constituição nas práticas de sociabilidade e processos de dominação, permitindo a reconstrução/desconstrução da memória em perspectiva histórica. Em suma, o referido projeto apoia-se no princípio de que o discurso é produzido num determinado tempo histórico e responde às necessidades postas pelas relações entre os homens para a produção e reprodução de sua existência em sociedade.

Título do Projeto: MEMÓRIA, ESTADO E SOCIEDADE NO BRASIL
Docente responsável: Profa. Dra. Maria Aparecida Silva de Sousa
Descrição do Projeto: O projeto visa investigar as múltiplas dimensões da política configuradas na consolidação do Estado brasileiro, seja por meio dos processos de constituição, legitimação e das várias formas de manifestação articuladas no âmbito político-institucional, seja na análise das práticas políticas elaboradas pela sociedade. Trata-se de examinar os mecanismos de estruturação do Estado e da Nação brasileiros com os seus variados instrumentos de poder: jurídicos, institucionais e político-administrativos, as formas de construção de uma memória legitimadora do poder instituído, bem como os processos de resistência e de acomodação. A periodização proposta aponta para as amplas alterações políticas características do século XIX, mas inclui o interesse pela dinâmica da construção do Estado Nacional no século XX.

Título do projeto: MEMÓRIA, ENVELHECIMENTO E DEPENDÊNCIA FUNCIONAL
Docente responsável: Profa. Dra. Luciana Araújo dos Reis
Descrição do projeto: O projeto temático tem como objetivo geral analisar a memória de idosos longevos sobre a dependência funcional. E como objetivos específicos responder a questões relacionadas a quatro eixos temáticos: 1) memória coletiva representada por idosos longevos com dependência funcional; 2) sentidos da memória mediante os desafios e superações vivenciados pelos idosos longevos com dependência funcional; 3) ocorrência de mudanças em seu viver, permitindo um novo sentido para a sua vida; 4) repercussões físicas, emocionais, psicológicas, econômicas e sociais para os idosos longevos em contexto familiar. Em síntese, o projeto temático abarca, pois, subprojetos de pesquisa que, por meio de narrativas, buscam responder questões relacionadas a um destes eixos temáticos apresentados.

Título do projeto: MEMÓRIA, IDEOLOGIA E SILENCIAMENTOS
Docente responsável: Prof. Dr. José Alves Dias (docente responsável)
Descrição do Projeto: Este projeto temático abarca subprojetos que visam ao estudo da ação controladora do Estado na constituição e reprodução das memórias sobre a realidade sociopolítica brasileira no período republicano, bem como responder questões relacionadas: ii) ao estabelecimento de correlação entre memória e ideologia com a finalidade de analisar o modo como se impõem os silenciamentos de grupos sociais antagônicos; à articulação orgânica entre Estado e sociedade na determinação dos limites impostos à difusão dessas memórias, em particular no que se refere aos períodos autoritários, tais como, o Estado Novo e a Ditadura Militar; iv) ao movimento contrário e dialético de resistência e reconstrução dessas memórias no Tempo Presente.

Título do projeto: MEMÓRIA, HISTÓRIA E ESQUECIMENTO NA LITERATURA E NO CAMPO HISTORIOGRÁFICO
Docente responsável: Prof. Dr. Marcello Moreira
Descrição do projeto: Este projeto temático abarca subprojetos que visam ao estudo das relações entre memória e literatura por meio da análise de gêneros como diários literários e memórias, com ênfase nos usos históricos diferenciados de diários e memórias entre os séculos XVI e XX no Ocidente. O projeto temático objetiva responder questões sobre as relações cambiantes entre a história e a memória, problematizando essa relação, que articula o trinômio história, memória e esquecimento.

Título do projeto: MEMÓRIA, FILOSOFIA MORAL E DISCURSO NA PROSA PORTUGUESA E LUSO-BRASILEIRA DOS SÉCULOS XV AO XVIII
Docente responsável: Prof. Dr. Flávio Antônio Fernandes Reis
Descrição do projeto: As letras portuguesas e luso-brasileiras dos séculos XV ao XVIII reúnem um conjunto diverso de obras em prosa: narrativas de cavaleiros e batalhas, a chamada "literatura doutrinal de corte", tratados de filosofia moral, traduções de autores latinos da Antiguidade, panegíricos, conjunto extenso de obras jesuíticas como crônicas, sermões, vidas e cartas etc, conjunto esse que articula a elocução do discurso e seus fins persuasivos acerca de matérias morais, teológicas e políticas. Este projeto temático abarca projetos que visam responder questões relacionadas aos usos políticos e teológicos desses vários discursos ordenam memórias, representações e sentidos que devem ser recuperados, segundo as convenções discursivas e sentidos históricos pressupostos no tempo de sua composição.

Título do projeto: MEMÓRIA, FILOSOFIA E PENSAMENTO SOCIAL
Docente responsável: Prof. Dr. Pedro Dolabela Chagas
Descrição do projeto O projeto temático tem como objetivo geral responder questões relacionadas a um dos quatro eixos temáticos, a seguir: 1) o tema da memória na filosofia moderna; 2) a contribuição da filosofia moderna para a compreensão de conteúdos de memória presentes em fatos, processos ou produções de diferentes tipos; 3) o pensamento social (na história e nas ciências sociais) como instância de produção de memória sobre lugares e culturas; 4) a contribuição do pensamento social para a compreensão de conteúdos de memória presentes em fatos, processos ou produções de diferentes tipos. Em suma, o projeto abarca subprojetos que têm a filosofia moderna e/ou o pensamento social como objeto de estudo, ou que os tomam como suporte instrumental para investigar a presença do tema da memória em objetos de estudo específicos.