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Fitopatologia
 
 
universidade estadual do sudoeste da bahia
 

 

 

terça-feira , 25 de novembro de 2014
 
planejamento

 

PLANEJAMENTO

  

 

UESB

 Vit. da Conquista

 DFZ

 Plano de Curso

 Data: 03/08/2004

 Código

 Curso

 Disciplina

 Pré-requisito

  

 AGR111

 Agronomia

 Fitopatologia II

 FitopatologiaI

  

 C.H Semestral

 Professor

 Créditos

 Período Letivo

  

 60 horas

 Armínio Santos

 T P

2 1

 II Semestre de 2001

  

  

 Aprovado em Reunião de Dep. Em:

  

  

 Ass. Do Diretor do Departamento:

 

 

Ementa: Estudo dos Defensivos utilizados em Fitossanidade e sua eficiência no controle de doenças; Doenças e métodos de controle nas principais plantas cultivadas.

Objetivos da Disciplina: Estudar os Métodos de Manejo de Doenças, assim como os Produtos Químicos usados contra as Principais Doenças.

 

OBJETIVOS:

 

1-Interrelacionar o conteúdo da disciplina com a vida profissional do aluno.

( C.H - 2h ).

 

2-Identificar sintomas de doenças em campo e em fotografias e aplicar estratégias gerais de controle( C.H 6 h).

 

3-Relacionar os princípios de controle a interrupção dos eventos do ciclo de

vida do patógeno e as medidas de controle. ( C. H - 2h ).

 

4-Determinar a importância do tratamento de sementes e a aplicação correta

dos diversos métodos de tratamento. ( C.H - 6h).

 

5-Explicar os métodos do princípio de erradicação. ( C.H - 2h).

 

6-Aplicar corretamente a rotação de culturas contra os patógenos de plantas.

( C.H - 2h ).

 

7-Avaliar a importância do controle biológico de doenças e da microbiolização de sementes. (C.H - 4h ).

 

8-Explicar a resistência relacionando-a com o uso contra fitopatógenos.

( C.H - 6h).

 

9-Listar os princípios de Regulação, Evasão,Terapia e Proteção.

(C.H - 2h ).

 

10-Avaliar as possíveis dimensões éticas do uso dos agrotóxicos. ( C. H - 4h).

 

11-Aplicar a classificação e as características desejáveis dos fungicidas à problemas de doenças de plantas, assim como discriminar a necessidade dos fungicidas nas diversas

situações práticas. (C.H - 4h).

 

12-Executar o teste em branco e o preparo de calda fungicida. ( C.H - 2h ).

 

13-Visualizar as diversas tecnologias de aplicações de agrotóxicos.(C.H - 4h).

 

14-Relacionar os fungicidas protetores e sistêmicos à eficiência contra

fitopatógenos e ao ambiente. ( C.H - 4h ).

 

15-Explicar o uso do Receituário Agronômico. ( C.H - 2h).

 

16-Executar planos de manejo para as principais doenças de plantas.(C.H-10h).

Conteúdo Programático:

 

1- Discussão do Plano de Curso e Apresentação da Disciplina.

 

2- Diagnose, Sintomatologia e Classificação de Mcnew -Revisão.

 

3- Os Princípios de Controle de Doenças - Princípio de Exclusão.

 

4- Tratamento de Sementes.

 

5- Princípio de Erradicação.

 

6- Rotação de Culturas.

 

7- Controle Biológico de Doenças e  Microbiolização de Sementes.

 

8- Princípio de Resistência.

 

9- Princípios de Regulação, Terapia, Evasão e Proteção.( Aula em Campo).

 

10-Fungicidas I - Agrotóxicos e Ética.

 

11-Fungicidas II - Conceito - O Manejo Integrado e a Aplicação de Fungicidas - Fatores a

serem observados para se decidir pelo uso ou não de Fungicidas - Classificação dos

Fungicidas Baseado no Modo de Ação - Características Desejáveis

nos Fungicidas - Armazenamento e Manuseio.

 

12-Métodos de Aplicações de Fungicidas - Como os Fungicidas Podem ser Aplicados no

Manejo de Doenças de Plantas - Dosagem - Teste em Branco.

 

13-Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos.

 

14-Os Fungicidas Protetores e Fungicidas Sistêmicos.

 

15- O Uso do Receituário Agronômico.

 

16-Manejo das Principais Doenças:

a) Requeima da Batata e Tomate;

b) Fusarioses do abacaxi, banana,maracujá, feijão e tomate;

c) Mal das Folhas da Seringueira;

d) Vassoura de Bruxa do cacaueiro;

e) Declínio, gomose, cancro e tristeza dos citrus;

f) Nematóide das galhas, em cafeeiros;

g) Ferrugem do café;

h) Cercosporiose do cafeeiro;

i) Antracnose do feijoeiro;

j) Ferrugens do gladíolo e crisântemo;

k) Moko bacteriano da bananeira;

l) Murcha de Verticilium em morango;

m) Anel Vermelho das Palmáceas;

n) Viroses em feijão, solanáceas, maracujá.

o) Oídio em Urucum.

Atividades do Professor:

 

1- a)Discussão do Planejamento através da Home Page da Disciplina;b)Cadastramento na comunidade online de Fitopatologia(Home page onde os trabalhos dos alunos serão publicados e também pode servir como um grande banco de dados sobre a disciplina);c)Discussão de trabalhos práticos e extracurriculares.

 

2-a) Trabalho prático junto a Prefeitura Municipal para controle da Ferrugem do Lírio, no jardim Tancredo Neves(atividade estracurricular e fora do horário de aulas); b) Uso do software neo-zelandês, de simulação de doenças de plantas, “diagnosis”. c) Aula de campo;d) Confecção de Teste online sobre Sintomatologia e Classificação de McNew.

 

3- a) Distribuição de texto e roteiro de aula; b) Exposição oral; c) uso de

retroprojetor; d)reconciliação integrativa do conteúdo.

 

4-a) Distribuição de texto e roteiro de aula;b) Exposição oral; c) uso do

retroprojetor; d) Projeção de Vídeo sobre "Patologia de Sementes"; e)

aula prática sobre determinação da importância do tratamento de sementes;

f)Reconciliação integrativa do conteúdo.

 

5-Distribuição de texto e roteiro de aula;b)Exposição oral; c) Palestra sobre Patologia de Sementes.

 

6-Distribuição de texto e roteiro de aula; b) Exposição oral; c)Uso de

retroprojetor; d) Reconciliação integrativa.

 

7-a)Distribuição de texto e roteiro; b) Reconciliação integrativa; c) Exibição do vídeo "Agricultura Orgânica" - 52 minutos de duração. d)Teste oral.

 

8-a)Projeção de transparências e discussão; b)Palestra a ser proferida pelo Prof. de Melhoramento Vegetal Sandro Correia Lopes;c) Reconciliação Integrativa.

9-Recomendação prévia de leitura sobre o tema.

 

10- a)Palestra sobre Ética e desempenho profissional, proferida pelo professor Ruy Medeiros, do curso de Direito da Uesb(atividade extracurricular obrigatória.

11-a)Distribuição de texto e roteiro; b)Exibição de vídeos:1- Globo Repórter- A Contaminação dos Alimentos pelos Agrotóxicos;2-Agricultura Orgânica-Uma Possibilidade Real; d) Palestra do professor da disciplina sobre o tema "Agrotóxicos".

 

12-a)Distribuição de texto e roteiro;b)Exposição oral;c)Reconciliação Integrativa.

d)Roteiro de aula prática sobre "Teste em Branco".

 

13-a)Exibição dos Vídeos: 1)Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas I-

52 minutos. 2)Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas II - 52". Teste Online.

 

14-a)Distribuição de texto e roteiro; Aplicação de testes onlines sobre o tema.

15-a)Exibição do vídeo "Receituário Agronômico"; b)Uso de software de Receituário Agronômico.

 

16-a)Geração de Formulários através do programa de computador Diagnosis;b)Planos de Manejo feitos com o auxílio do programa Diagnosis;c) Projeção de Slides; d)Projeção de Vídeo sobre a vassoura-de-bruxa do cacaueiro;d)Uso da Internet.Viagens: a-Lagoa das Flores; b-Visitas à propriedades locais.

 

Atividades dos Alunos

 

1- Discussão do Tema e sugestões de eventuais alterações no plano de curso;

 

2-Trabalho prático de controle da Ferrugem do Lírio:a) leituras analíticas sobre o tema; 1)Controle prático a se iniciar no dia 19/03/04, às 18 h, na Praça Tancredo Neves;2) Monitoramento e acompanhamento do controle. Sugestões de leitura:

1-Puccinia hemerocallidis, causa da ferrugem do lírio(em inglês);

2-Daylily Rust Caused by Puccinia hemerocallidis: A new disease on daylily in the U.S.

3- Testes de fungicidas in vitro contra a ferrugem do lírio.

4-Fungicidas usados na Universidade de Michigan contra a ferrugem do lírio (importante).

5-Confronte as informações levantadas dos princípios ativos com as informações dos fungicidas usados no Sistema de Informações Sobre Agrotóxicos -SIA

6-Foto de Patrinia sibirica - Hospedeiro intermediário da ferrugem do lírio.

b)Uso do software de simulação "Diagnosis";c)Participação na aula de campo; d) Resolução de teste online; Sugestão de leitura:

a) Diagnose; b)Sintomatologia; c) Classificação de McNew

d)Resolução de Palavras Cruzadas sobre Sintomatologia

3-Discussão do Tema; Leitura de Roteiro.

4-Discussão do Tema; Leitura de Roteiro;Execução de Tratamento de Sementes;

 

5- Discussão do tema;Leitura de Roteiro

 

6-Discussão do Tema; Leitura do Roteiro.

 

7-Discussão do Tema; Leitura do Roteiro; Participação no teste oral.

Recomendação de leituras para o teste oral:

1-Controle Biológico

2-Microbiolização de Sementes

3-Controle Biológico 2

4-Slides de Controle Biológico

8-a)Discussão do Tema; b)sugestão do tema da palestra, debate com palestrante;c) Leituras recomendadas :1-Análise Genética da Resistência e da Patogenicidade; 2- Controle Genético

3-Mecanismos de Variabilidade Genética de Fitopatógenos

9-Discussão do Tema; Leitura de Roteiro, avaliação de leitura prévia sobre o tema.Clique Aqui.

 

10-Leitura prévia do texto.Discussão do Tema das Palestras; discussões com os palestrantes. Redação sobre a palestra(obrigatória).

 

11-Discussão do tema;

 

12-Execução do "Teste em Branco"; Preparo de Calda e Pulverização.

 

13-Resolução de teste online..

 

14- Resolução de teste online.

 

15- a)Resolução de teste online; b)Leitura sobre Receituário Agronômico:

1-Receituário Agronômico -Resumo do vídeo

 

16-Preparo do trabalho prático.

Observação geral: Será feita a leitura, em sala, de temas ambientais. A leitura, feita por alunos e precederá o início de cada aula.

Conteúdos da Prova de 1a Unidade(1,2,3,4,5,8 ,9).

Conteúdo do Teste Oral: 7

Conteúdo dos Testes Onlines: 2(Diagnose,Sintomatologia e Classificação de McNew).

OBS: As perguntas do professor e as respostas dos alunos deverão estar coerentes com os objetivos estabelecidos para o conteúdo.

 

Avaliação de 1a. Unidade: ( Valor: 6,0).  Testes Online: 2,0; Prova Oral 2,0.

Data da Avaliação: 27 de abril-2004(Terça-feira).

Datas do testes online: A combinar com os alunos.

Avaliação de 2a. Unidade

Prova de 2a. Unidade(10,11,12,13).(Valor: 7,0). Testes Online: Valor 3,0.

OBS: As Perguntas do professor e as respostas dos alunos deverão estar coerentes com os objetivos estabelecidos para o conteúdo.

Prova: ( Valor 7,0)  Testes Online: (Valor 3,0). Conteúdos do Teste Online: 13, 14,15.

Data da Prova: 1 de junho/2004 (terça-feira)

Entrega do trabalho prático: Na data da avaliação de 3 unidade( Valor: 3,0).

 

Avaliação de III Unidade: ( Valor:7,0). Conteúdo 16 - Data: No último dia do semestre letivo.

Prova Final: (Conteúdos 2,4,6,9,11,12,13,14,15,16).

Recursos Audiovisuais : Projetor Multimídia,Transparências- Slides -Vídeos - Computador - Notebook- Softwares de simulação.

Home Page de Fitopatologia - Comunidade Online dos Alunos de Fitopatologia - Chat - Listas de Discussão -Álbuns de fotografias online - Pesquisa online de opinião.

 

 Traabalho Prático:

Revisão de literatura. Tema ou temas escolhidos posteriormente.

 Bibliografia:

 

1-Kimati,H. Amorim,L. Bergamin, A. Manual de Fitopatologia - Vol I. Ed.

Agronômica Ceres. São Paulo - 1995. 3a. Edição. 918p.

2-Kimati,H. Manual de Fitopatologia - Vol II.Ed. Agronômica Ceres. São Paulo.

1999.

3- Luz,W.C. Revisão Anual de Patologia de Plantas.Vol I. RAPP. RS.1993.416p.

4- Luz,W.C. Revisão Anual de Patologia de Plantas.Vol II.RAPP. RS.1994.414p.

5- Luz,W.C. Revisão Anual de Patologia de Plantas.Vol III.RAPP.RS.1995.430p.

6- Ferreira,F.A. Patologia Florestal. SIF.Viçosa. MG. 1989. 570p.

7- Vieira,C. Doenças e Pragas do Feijoeiro. Imprensa Universitária.Viçosa.MG.

1983. 231 p.

8- Chaboussou,F. Plantas Doentes Pelo Uso De Agrotóxicos. L & PM.Porto

Alegre. RS. 1987. 253 p.

9-Filho, J.C. Tratamento de Sementes.Imprensa Universitária.UFV.Viçosa - MG.121p.

10-Informe Agropecuário. Doenças de Culturas. Vols I,II e III. Epamig. MG.1987.

 

 

 




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