A figura do pedagogo representa, para muitos, a abertura dos caminhos do conhecimento. A Pedagogia se concentra na compreensão dos processos de aprendizagem e no desenvolvimento de métodos e técnicas que possam facilitar o ensino. Isso abrange o estudo das características e necessidades dos alunos, bem como das diferentes formas de transmitir conhecimento, incluindo a utilização de tecnologias educacionais.
Dentre as áreas de atuação do pedagogo, destacam-se a docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a gestão escolar, a orientação educacional, a educação especial, a formação de professores, a elaboração de políticas educacionais e a pesquisa em educação. Há também oportunidades em instituições de Ensino Superior, empresas, hospitais, órgãos governamentais e organizações não-governamentais.
Além das atividades específicas de cada área de atuação, o pedagogo é responsável por planejar, implementar e avaliar programas e projetos educacionais, promovendo uma educação de qualidade que favoreça o desenvolvimento integral dos indivíduos. É preciso destacar que o papel do pedagogo não se restringe apenas ao ensino formal, mas abrange também a educação não-formal e informal, como a educação em museus, bibliotecas, comunidades e empresas.
O Censo Escolar da Educação Básica, publicado no ano de 2022, aponta que, no território nacional, existem, atualmente, mais de 178 mil escolas de Educação Básica. Em uma delas, localizada no município de Jequié, Roberta Dourado leciona. “Atuo na base da formação humana, na infância, contribuindo com a aprendizagem cognitiva, social e comportamental de crianças pequenas, entre quatro e cinco anos”, explica a professora.
Formada pela Uesb, no campus de Jequié, em 2022, Roberta pôde experienciar a vivência das salas de aula antes mesmo de concluir a graduação, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid): “me permitiu consolidar uma boa base profissional, tendo em vista a oportunidade de atuar, pesquisar e viver a docência com a orientação de profissionais que atuavam nas escolas”, relembra.
Ao longo do seu processo de formação na Universidade, Roberta teve contato com a pesquisa acadêmica, no grupo de pesquisa Professores Alfabetizadores e Aspectos Epistemológicos da Aprendizagem da Língua Escrita (Proalfa), onde segue como pesquisadora mesmo depois da conclusão da graduação. “Foi uma experiência muito potente para o meu processo formativo”, afirma.
Na Uesb, o curso possui uma característica de formação generalista, buscando tratar da educação como um campo amplo para atuação em variados segmentos. “O curso oferece uma formação humanista, crítica e que desvela a escola na sua essência, o que conduz a um docente que se insere na escola de forma integral”, aponta a professora Cacia Rehem, coordenadora do curso de Pedagogia em Jequié.
Na disciplina de “Estágio”, o estudante tem contato com as salas de aulas da Educação Infantil e do Ensino do Ensino Fundamental 1 e 2. Os alunos também têm a possibilidade de participar da Residência Pedagogia e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Uesb (Pibid), que incentivam, por meio de bolsas, os alunos a terem contato com as vivências da atividade docente ao longo dos anos de graduação.
Os cursos na Uesb – Implementados no ano de 1997, os cursos de Pedagogia funcionam nos três campi da Universidade, localizados nos municípios de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Em Jequié, já foram formados mais de 1.100 pedagogos. São 43 vagas ofertadas a cada semestre, com turmas no período diurno e noturno.
Quase dois mil profissionais foram formados em Itapetinga. Semestralmente, são ofertadas 33 vagas, com turmas disponíveis no matutino e no noturno. Em Vitória da Conquista há oferta de 43 vagas a cada semestre e quase 1.200 pedagogos formados. As aulas são realizadas em turmas do matutino e do noturno.
Para a professora Soraya Adorno, vice-coordenadora do curso no campus de Itapetinga, uma das principais características da licenciatura é a busca por “abranger, da melhor forma, aspectos necessários para a prática docente, da educação do Ensino Fundamental, e, também, trazer muitas das temáticas contemporâneas necessárias ao profissional da Pedagogia, ao profissional da educação”, finaliza.
Conheça mais sobre o curso de Pedagogia abaixo:
Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista