O Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas (Surte) realizou, pelo segundo ano consecutivo, a seleção de programas para participação no quadro “Uesb Comunidade”. A iniciativa busca, por meio da mídia radiofônica, a difusão do conhecimento, voltada para o desenvolvimento da cidadania, a melhoria da qualidade de vida da população, o apoio à educação, o incremento à cultura regional, a democratização da informação e do conhecimento e a divulgação de saberes.
O Surte atua como um sistema educativo, de caráter público. Assim, a divulgação de conteúdo educativo, social, cultural e de entretenimento é o pré-requisito para ocupar a programação desses espaços. A grande novidade deste é o lançamento de um novo Edital para selecionar projetos no quadro “Universidade Conhecimento”. Para esses programas selecionados, a produção ficará por conta de discentes da Instituição, sendo eles: “Poesia Feminina: Mulheres na Literatura Brasileira” e “Empreender ComCiência”.
Projetos aprovados – Neste ano, os programas selecionados para o quadro “Uesb Comunidade” serão incluídos na programação da Uesb FM por 11 meses. Para cada dia da semana, será disponibilizado, na grade de programação, um programa de criação e produção independente de até 60 minutos.
No segmento “Multidisciplinar”, o programa selecionado foi “Observatório Social”, idealizado pelo professor Luiz Rogério Cosme. A produção tem o objetivo de promover a participação social dos trabalhadores e daqueles que permeiam as áreas de Educação, Saúde, Cultura, Direitos Humanos, entre outros. Para o idealizador, “o que a Uesb está fazendo, no ponto de vista da comunicação, é exemplar. A Universidade está para isso, para abrir espaço para a comunidade. A gente sabe que a grande mídia tradicional é unilateral. Quando você tem uma emissora de rádio dentro de uma Instituição pública que se abre sobre essa perspectiva, há o fortalecimento da democracia e da cidadania”.
Já o programa “A Voz Negra da Periferia” foi desenvolvido por Herberson Sousa Silva e tem por finalidade construir uma intervenção radiofônica na região de maneira crítica, para desconstruir o senso comum na sociedade contemporânea de que a juventude negra deve ser, por natureza, violentada. “A produção irá abordar as dificuldades da juventude negra. Iremos tratar sobre a exterminação dos jovens negros e da orientação da juventude LGBT. Esse é um diálogo com a Universidade extremamente importante”, conta o criador do programa.
Os programas do quadro “Uesb Comunidade” serão veiculados na Uesb FM todos os dias, com exceção das quintas-feiras. Durante a semana, a programação irá ao ar às 13 horas e, aos finais de semana, às 10 horas. Já os projetos selecionados no “Universidade Conhecimento” terão periodicidade quinzenal, com duração de 15 minutos, e serão transmitidos ao longo da programação.
A Uesb FM pode ser sintonizada na frequência 97,5 ou pela internet. Para mais informações, entre em contato com o Surte pelo telefone (77) 3424-8760.