Até o próximo domingo, 17, estão abertas as inscrições para a seleção dos alunos que podem receber o Auxílio de Inclusão Digital ofertado pela Uesb, para viabilizar o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para não perder essa oportunidade, confira as principais informações que você precisa saber sobre o assunto.
Para participar, é preciso ser estudante da Uesb, regularmente matriculado nos períodos letivos de 2019 e 2020, em um dos cursos de graduação regulares e presenciais. Além disso, é necessário não ter sido contemplado nos editais anteriores de bolsa auxílio para o ERE (Editais 119/2020 e 155/2020), estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e não possuir condições de acesso aos meios tecnológicos e digitais para o Ensino Remoto.
Como participar – As inscrições são realizadas, exclusivamente, pelo formulário on-line. Ao preenchê-lo, os estudantes devem clicar na aba “Adicionar arquivo” e anexar os documentos solicitados no Edital 185/2020, em um único arquivo em PDF.
Os ingressantes até 2019.2 podem realizar a inscrição com o comprovante de matrícula de 2019.2. Já os alunos ingressantes no semestre 2020.1, que ainda não possuem número de matrícula, devem solicitar à Secretaria de Cursos do seu campus a Declaração de Matrícula, referente à primeira etapa de matrícula. O contato deve ser feito via e-mail: ssc-it@uesb.edu.br, em Itapetinga; ssc-jq@uesb.edu.br, em Jequié; e sgc@uesb.edu.br, em Vitória da Conquista.
Modalidades disponíveis – O Edital dispõe de duas modalidades. A modalidade 1, com auxílio no valor total de R$ 250,00, depositado em cinco parcelas mensais de R$ 50,00. Nela, são contemplados os estudantes que não possuem, em sua residência, um serviço de acesso à internet ou uma conexão compatível com as condições necessárias para o acompanhamento do Ensino Remoto Emergencial.
A modalidade 2 tem o objetivo de viabilizar a aquisição ou o acesso a equipamentos e materiais de informática necessários para o acompanhamento das atividades acadêmicas do ERE. Nessa modalidade, o auxílio é de R$ 800,00, em parcela única, para alunos que não possuem equipamentos e recursos tecnológicos digitais.
O estudante pode acumular os auxílios das modalidades 1 e 2. Além disso, também podem ser acumulados o Auxílio de Inclusão Digital e os demais auxílios do Programa de Assistência Estudantil da Uesb (Prae) ou programas externos voltados para a permanência estudantil, como o Mais Futuro.
Fui contemplado. E agora? – Os estudantes selecionados para receber o Auxílio de Inclusão Digital devem realizar cadastro no SEI-BA, para assinatura do Termo de Compromisso. As orientações para o cadastro no Sistema podem ser acessadas aqui.
Mais orientações sobre o Ensino Remoto Emergencial na Uesb estão disponíveis no site do ERE. Se ainda ficou alguma dúvida sobre o Edital de Auxílio para Inclusão Digital, entre em contato pelo e-mail: auxilioinclusaodigital@uesb.edu.br.
Papo aberto – Nesta quarta, 13, a Uesb realiza um bate-papo virtual sobre “Inclusão Digital e Ensino Remoto”. Pelo canal oficial da Uesb no YouTube, os estudantes poderão esclarecer suas dúvidas sobre o novo semestre letivo, que terá início no dia 18 de fevereiro. O encontro começa às 9h30.