O projeto de extensão “Ensinando a Aprender Botânica no Ensino Básico” deu início nessa segunda, 10, no campus de Jequié, a um curso sobre novas práticas e metodologias para o ensino de Botânica. A ação, que segue até quarta, 12, é voltada para professores que lecionam as disciplinas de Ciências e Biologia, bem como para estudantes do curso de Ciências Biológicas da região.
A iniciativa busca difundir metodologias e práticas pedagógicas no ensino-aprendizagem dos assuntos de Botânica, capazes de tornar o aprendizado mais dinâmico e agradável. Coordenadora do projeto, a professora Guadalupe Macêdo ressaltou a grande procura por essa formação na região. “Esse curso de extensão vem sendo feito há 10 anos e, toda vez que a gente faz, ainda tem uma grande demanda de público, porque realmente ele é inovador. Trazemos, em cada curso, novas propostas e estratégias de ensino, novos recursos e isso sempre atrai”, avaliou.
Dentre as principais abordagens do curso, constam a Anatomia Vegetal; Fisiologia Vegetal; Sistemática Vegetal; Meio Ambiente e Conservação Ensino de Botânica. Participante do curso, o acadêmico da Licenciatura em Ciências Biológicas, do campus de Itapetinga, Mateus Carvalho dos Santos, aprovou a iniciativa. “Eu gosto muito dessa área de Botânica e quero seguir, futuramente, nas áreas de Mestrado. Acho que esse curso é importante para desenvolver novas práticas metodológicas na sala de aula no futuro”, destacou Santos.
Também discente de Ciências Biológicas, Erlânia Oliveira Rocha destaca a importância da discussão em torno do processo de ensino-aprendizagem. “É uma área que eu já venho atuando. Ensinar a aprender é algo muito importante e significativo, principalmente, para essa área que há uma necessidade maior de uma observação para que a gente consiga trazer tanto para os nossos alunos do Ensino Fundamental como, até mesmo, para os próprios alunos aqui da graduação”, opinou Rocha.
Liziane de Souza Oliveira, egressa do Programa de Pós-Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação, revela buscar aprimoramento de conhecimento ao participar da iniciativa. “Com esse curso, pretendo aprimorar os conhecimentos na área de Botânica de forma a transmitir aos alunos melhores estratégias de ensino, a forma de assimilar o conteúdo teórico. O curso promove iniciativas bastante interessantes para serem aplicadas em sala de aula. É bem proveitoso,” concluiu Liziane.