BEM VINDO

O Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens representa a confluência de percurso acadêmico e científico de docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, das áreas de Letras e Lingüística, Educação, História e demais Ciências Humanas, com o propósito comum de aglutinar pesquisas e provocar a abertura de novos campos de conhecimento. Docentes pesquisadores do Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários- DELL e do Departamento de História – DH convergiram em interesses científicos e construíram a proposta deste programa, que se amplia com a participação de pesquisadores das áreas de Ciências Humanas e Sociais.

O curso de mestrado foi aprovado pela Capes em junho de 2009, após parecer da área de Letras/Lingüística, tendo parecer homologado pelo Comitê Técnico Científico da Capes.

O percurso de elaboração e construção do Programa remonta aos estudos e pesquisas, já realizadas e em desenvolvimento, de grupos de pesquisas cadastrados na UESB e no Diretório de Grupos de Pesquisas do Brasil – CNPq, às atividades de ensino de pós-graduação dos docentes nas áreas de ensino e aprendizagem de línguas, história e historiografia e práticas culturais de leitura e escrita. Esse conjunto de ações institucionais, aliado à compreensão de relevância social e científica de estudos pós-graduais, fomentou nesses pesquisadores o objetivo de construir um espaço comum de atuação, que fortaleça a educação pública e possibilite a formação de pesquisadores, abraçados pelos enfoques social, estético, histórico, ético e lingüístico da linguagem e da cultura.

O programa expõe-se como um espaço de produção de saberes nas linhas de pesquisa Linguagens e Educação e Linguagens e práticas sociais, que integram uma única área de concentração: Estudos Multidisciplinares sobre Cultura, Educação e Linguagens.

O Programa de Pós-Graduação em Cultura, Educação e Linguagens, área básica: Letras é sediado no Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários e integra o sistema de pós-graduação do Brasil. O corpo docente do programa abriga docentes da UESB, doutores em Lingüística, Letras, Educação, História e Ciências Sociais, e docentes colaboradores da Unicamp e UFMG.

LINHAS DE PESQUISA


LINGUAGENS E PRÁTICAS SOCIAIS

O desenvolvimento recente da História cultural suscitou o aparecimento de ...

LINGUAGENS E EDUCAÇÃO

A linha de pesquisa Linguagens e Educação constitui-se em um espaço para se ...

RESOLUÇÕES

Visualize todas as resoluções desde 2007.