Com foco no incentivo e fortalecimento dos cursos de licenciatura e, consequentemente, na formação de professores, o Governo Federal criou o Pé-de-Meia Licenciaturas. A iniciativa integra o Programa Mais Professores para o Brasil e oferta bolsas aos estudantes que obtiveram nota igual ou superior a 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e optaram por cursos de licenciatura presenciais, aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Se você se encaixa nesse perfil, o período para realização do cadastro está aberto e vai até 30 de março.
O cadastramento de currículo e pré-inscrição devem ser feitos na Plataforma Freire. O procedimento é essencial para garantir o recebimento da primeira parcela do benefício no início do ano letivo. Ao todo, serão concedidas até 12 mil bolsas de atratividade e formação para a docência, distribuídas em todo o país.
O Programa concede apoio financeiro em duas modalidades: uma bolsa mensal de R$ 700,00 e um incentivo à docência no valor mensal de R$ 350,00, na modalidade de poupança, que poderá ser resgatado após a conclusão do curso, caso o estudante se torne professor da rede pública de Educação Básica.
Mais informações podem ser obtidas no Edital do Programa para 2025 ou entrando em contato com a coordenação da iniciativa na Uesb através do e-mail pdm.licenciaturas@uesb.edu.br ou do telefone (77) 3424-8728.