Com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população de Jequié por meio da investigação científica, o trabalho “Avaliação de risco à saúde humana de elementos químicos determinados em amostras de água potável da cidade de Jequié-Ba” recebeu uma moção de aplauso na Câmara de Jequié. A investigação é fruto da pesquisa desenvolvida por Adilio Macedo Santos no Doutorado em Química Analítica da Universidade Federal da Bahia (Ufba) em parceria com o Laboratório de Química Analítica (LQA) da Uesb.
A pesquisa visa analisar elementos químicos presentes em amostras de água potável utilizada no tratamento de alimentos e bebidas. Segundo o pesquisador, “a Uesb é uma universidade de excelência que deu origem a minha formação acadêmica. Os resultados obtidos na pesquisa serão de grande importância para o monitoramento da qualidade da água potável do município, beneficiando a população e diminuindo os riscos referentes à saúde humana e ao meio ambiente”, afirma Adilio.
A homenagem é de autoria do vereador Soldado Gilvan. “Com essa Moção de Aplausos, a Câmara de Jequié reconhece a relevância do trabalho para a sociedade jequieense, valorizando o empenho dos pesquisadores na busca por soluções que garantam a qualidade da água consumida no município”, observou Gilvan.
O trabalho está sendo realizado sob a orientação dos professores Valfredo Lemos, da Uesb, e Sérgio Luís Ferreira, da Ufba. Os próximos passos do trabalho serão a divulgação científica da pesquisa, a continuidade das coletas, a apresentação de resultados parciais em eventos científicos nacionais e internacionais e o exame de qualificação. Os resultados parciais da pesquisa serão apresentados na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química 2025, evento internacional que será realizado, no mês de junho, em Campinas (SP).