Tradicional, extraforte, gourmet, superior. Não importa o tipo, o café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil, país que detém, também, o índice de maior produtor mundial do grão. Para orientar as diversas etapas do processo de produção de café, o projeto de extensão “Café: do grão à exportação” vem sendo desenvolvido na Uesb desde julho de 2024.
A iniciativa é realizada a partir de encontros mensais e, eventualmente, quinzenais, e reúne professores, alunos, produtores, técnicos e demais pessoas que estejam envolvidas ou tenham interesse em conhecer mais sobre o café. Classificação do grão, qualidade e degustação da bebida do café e produção de cultivares são algumas das temáticas já abordadas pelo projeto em seus minicursos e palestras.
Os encontros envolvem classificação do grão, qualidade e degustação da bebida do café
As atividades acontecem no Laboratório de Classificação e Degustação de Café da Uesb, localizado no campus de Vitória da Conquista, e em fazendas parceiras. Além de dialogar sobre a produção e os avanços da área, os participantes podem ver, na prática, o processo de classificação e de degustação da bebida.
Outra ação promovida pelo projeto é o Dia de Campo. A atividade consiste em uma visita guiada para conhecer o andamento de uma fazenda de café e os seus procedimentos para produção de um café de qualidade, cultivares e sistema de produção.
O projeto é coordenado pela professora Rayka Kristian Alves Santos, da Uesb, e conta com a participação de alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal. Os encontros são divulgados pelo site da Uesb e pelo perfil do Laboratório no Instagram. Mais informações, entre em contato pelo e-mail labcafe@uesb.edu.br.