Com o objetivo de promover o cuidado com a saúde de forma acessível e adaptada ao cotidiano das pessoas em convívio com doenças crônicas, foi desenvolvida a “Cartilha de Exercícios em Casa”, fruto do trabalho do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convivência com Doenças Crônicas (Niefam), da Uesb. A iniciativa tem como propósito principal incentivar a prática de exercícios terapêuticos simples e seguros, que podem ser realizados no ambiente doméstico com o uso de objetos cotidianos, como garrafas pet, toalhas e sacos de arroz.
A cartilha reúne uma série de orientações e práticas de cinesioterapia, fundamentadas no movimento corporal orientado, com o objetivo de melhorar a força muscular, equilíbrio, coordenação motora e autonomia funcional dos praticantes. A proposta é que, por meio da realização regular dessas atividades, os usuários possam manter um estilo de vida mais ativo e saudável, prevenindo riscos como quedas e complicações associadas à inatividade física. A obra também oferece dicas importantes sobre hidratação, alimentação saudável, sono e uso correto de medicamentos, reforçando o olhar integral para o bem-estar.
Elaborada pela professora Luzia Wilma Silva e pelo estudante de Fisioterapia Kaliu Amorim, a cartilha contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi).
O material é de domínio público e está disponível gratuitamente aqui.