Neste sábado, 19, às 13h30, vai ao ar o segundo episódio da 7ª temporada do “Univerciência”. O programa destaca pesquisas desenvolvidas por instituições nordestinas com divulgação em todo território nacional e também internacionalmente, por meio da parceria com a TV Brasil.
Desta vez, o telespectador poderá conhecer uma pesquisa desenvolvida pela Uesb, no campus de Vitória da Conquista, em que cientistas analisam as características acústicas da fala em pessoas com síndrome de Down. O episódio trará também informações sobre o desenvolvimento de uma nova forma de cultivar o maracujá, por meio de porta-enxerto. A pesquisa é resultado de 20 anos de estudos na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), no Rio Grande do Norte.
Outra novidade vem do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará (UFC), que se tornou referência no manejo de abelhas nativas. Em comemoração aos 5 anos do programa, haverá a reprise do estudo com cavalos-marinhos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), visando ações de preservação da espécie ameaçada de extinção.
Sobre o Univerciência – A cada episódio, o programa destaca quatro pesquisas científicas nordestinas, além trazer informações sobre o mundo da ciência. O programa vai ao ar todo sábado, na TV Uesb (canal 4.1), para Vitória da Conquista e região, e na TVE Bahia, para todo o estado da Bahia, com reprise às quartas-feiras, às 6 horas, na TV Brasil. Todo o conteúdo fica disponível no canal da TV Uesb no YouTube.
Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail univerciencia@uesb.edu.br.